O diário da Inês

sábado, 23 de agosto de 2014

Casa Santo António - Tasca Gourmet

Existem sítios que viram moda e que eu sinceramente não percebo porquê! A Casa Santo António - Tasca Gourmet é um desses sítios. A comida não é nada de especial, a funcionária que nos atendeu não era nada simpática, ok, os preços até que são simpáticos e o espaço é acolhedor, de qualquer das formas não dá para entender a razão de tanta afluência ao espaço. É que estão quase sempre cheios e pode ser bem difícil conseguir comer lá. Por isso convém fazer marcação já que enche muito rápido, de turistas e não só.

Eu não sabia como aquilo funcionava e a senhora explicou que os pratos não eram escolhidos por nós, que era ela que ia trazendo vários pratos e que nós dizíamos quando queríamos parar. Depois disse a ordem dos pratos e que normalmente 2 pessoas (o que era o caso) chegavam ao bacalhau com natas e depois não queriam mais nada.

Passo então dizer a ordem dos pratos e o que achei de cada um.

Começaram por nos trazer 3 entradas, compostas por azeitonas, cenouras e feijão frade. As azeitonas eram muito fraquinhas e tinham um certo travo a terra, já as cenouras eram muito boas, bem temperadas, e sabiam muito a cominhos, eram quase umas cenouras à Algarvia. O feijão frade também estava bom e bem temperado.
De seguida trouxeram uma tábua com queijo fresco, presunto e doce e embora o queijo fosse muito salgado, era bom na mesma, tal como o presunto. A conjugação de tudo combina mesmo muito bem.
Depois vieram os ovos com farinheira que muito me desiludiram, não sabiam ao que os ovos com farinheira são supostos saber.
Continuámos com uns peixinhos da horta (não fui eu que comi pois sou alérgica a feijão verde) que tinham muita massa e sem grande sabor, e umas pataniscas de bacalhau que eram super rijas.
Lá veio depois a bela da bifana que era boa mas com muitos cominhos, tal como todos os outros pratos.
Finalmente lá veio o tão afamado bacalhau com natas que foi realmente o melhor que nos passou pela frente. Era bom, diferente do que estamos habituados pois era rijo, parecia quase uma tortilha e é feito com queijo da serra.
Mas a minha opinião geral é que é tudo muito picante e condimentado com cominhos.

Depois como ainda nos apetecia mais alguma coisa perguntámos o que era o prato seguinte, a senhora ficou assim meio que apanhada de surpresa, lá pensou e disse que nos podia trazer umas favas, uma alheira ou uma linguiça assada, como nada nos atraiu muito acabámos por desistir, não sem antes perguntar pelas sobremesas.

Eu comi uma mousse de chocolate boa, caseira, com suspiro por cima, que posso dizer que foi o que melhor comi nessa noite (além do bacalhau com natas). Dá para ver pelo facto de só me ter lembrado de tirar foto quando as sobremesas já tinham desaparecido.
Quem estava comigo comeu o cheesecake que disse ser bom, o doce de framboesa muito saboroso mas que o interior era muito intenso e pouco fresco.

Quanto a preços, por isto tudo que vos falei, mais uma sangria de 0.5L e uma água das pedras pagámos 25.85€.

Está certo que gostos não se discutem mas este espaço ficou muito aquém das expectativas que eu levava, se calhar o mal foi mesmo esse, eu ia com muitas expectativas...

Esta casa já existe em 3 locais no Porto, na Rua S. Bento da Vitoria, 80, na rua ao lado da Torre dos Clérigos (foi a que eu fui) e no Mercado do Bom Sucesso. 




Sangria
Azeitonas, cenouras e feijão frade
Tábua de queijo fresco, presunto e doce
Ovos com farinheira
Peixinhos da horta e pataniscas de bacalhau
Bifanas
Bacalhau com natas
As sobremesas que desapareceram em 3 tempos!

6 comentários:

  1. As bifanas eram nices. Mas o problema era tudo saber a cominhos. LOL! Ainda se fossem só as bifanas. E eu até adoro cominhos. :D
    Mas a lá voltar acho que repetia a tábua de presunto e queijo, as bifanas e o bacalhau. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e juntava a mousse de chocolate, que felizmente não sabia a cominhos! lol

      Eliminar
    2. Pois, eu trocaria a minha sobremesa pela mousse.

      Eliminar
    3. Então só podemos lá voltar se nos deixarem escolher o que queremos comer. :)

      Eliminar
    4. Eu acho que deixam fazer dessa forma. Mas como pagamos ao prato deve acabar por sair mais caro.

      Eliminar
    5. É capaz de sair mais caro, mas li na página de facebook deles uma rapariga a reclamar que estava habituada a pedir ao prato e que a última vez que foi a funcionária disse que tinha que ser assim, da mesmo forma que nós fomos servidas! Por isso ao depende do espaço ou por quem somos atendidos. lol

      Eliminar