O diário da Inês

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Pintxos

Diz que os pintxos são típicos do País Basco. E o que são pintxos perguntam vocês? Eu diria que é mais ou menos o mesmo que tapas, petiscos! 

É algo muito bom mas cuja apresentação a mim me causa um pouco de confusão. Quando falo da apresentação não é da apresentação dos pintxos, que esses têm um aspecto divinal, tanto que dá vontade de provar todos. É a apresentação de todo o conjunto de pintxos que me faz alguma confusão, é que todos os pintxos estão expostos no balcão! Sim, sim é muito giro entrar e ver algo como a primeira foto (que por sinal não é minha) mas depois, pelo menos a mim, já não me parece tão giro ver toda a gente a pegar na comida com as mãos, a falar, gesticular para cima da comida e muitas vezes a ficar a comer mesmo em cima da comida! Só para verem eu não consegui tirar nenhuma foto a um destes balcões porque estava sempre imensa gente na frente.

Mas passemos este "pormenor" à frente e sim os pintxos são óptimos, sendo que os dois melhores que comi foi, um que era pão, beringela panada e presunto e outro que era um pouco de pão com presunto e queijo de cabra gratinado com mel. Depois havia sempre tortilha e eu como grande fã levava sempre um pedaço, haviam imensos à base de maioneses com as mais variadas misturas.

Estes foram só alguns dos pintxos que comi, comi outros que não fotografei, aliás tinha quase a certeza que tinha fotografado mas como não encontro as fotos é porque a fome deve ter sido maior que a vontade de tirar fotos.

O último prato não são pintxos mas foi algo que comi por lá, e que parece ser algo que os espanhóis comem habitualmente pois faz parte da carta de muitos restaurantes em vários sítios de Espanha. É um prato muito saudável (ler com um bom nível de ironia) como está bom de ver. Na verdade não consegui comer tudo, é que já me aproximava do fim quando comecei a sentir uma veia a entupir e resolvi parar...

Resumindo, comidinhas muitos boas mas já vinha com saudades da nossa comida, que isto de comer pintxos ao almoço e ao jantar não é para mim! Ah, e os preços variam entre 2 e 4€ dependendo do local onde comemos e do pintxo em si.

http://www.cronicanorte.es/
Um dos bares onde comi pintxos
Ovos com bacalhau, tortilha, croquete e pintxo de pão, beringela e presunto
Tortilha, pintxo de pão, presunto e queijo de cabra
Ovos estrelados, batatas fritas, croquetes e presunto

4 comentários:

  1. Isso é daquelas coisas que só tem piada quando é esporádico. Várias vezes seguidas e começa a enjoar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! Uma vez ou outra é fixe, agora vários dias ao almoço e jantar é abuso!

      Eliminar
  2. Colesterol a rodos! Mas mas toda a gente fala maravilhas das tapas. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Montanhas de colesterol!
      Sim tapas é muito bom mas uma vez por acaso, não a todas as refeições...

      Eliminar