O diário da Inês

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Come prima Ristorante Italiano

Não sei como andei tantos anos na escuridão sem saber deste restaurante italiano. Posso afirmar que é dos melhores restaurantes italianos onde já fui, onde a comida é maravilhosa e o atendimento muito atencioso mas sem nunca ser em demasia. O que torna mais incrível o meu desconhecimento sobre este espaço é que já funcionam desde 2001!

Como tínhamos reserva foi chegar e sentar e enquanto ainda folheávamos o menu já o couvert nos estava a ser servido, couvert esse que era composto por "Bruschetta con Pomodoro e Basílico" (bruschetta de tomate e manjericão) e "Il pane fatto in casa con olio di oliva "Bio"" (pão caseiro servido com azeite e vinagre balsâmico). O pão que vinha morno era muito bom e combinava na perfeição com a mistura de azeite e vinagre balsâmico. As bruschettas também eram óptimas, eu que não gosto de manjericão gostei bastante das bruschettas.

Para entrada pedimos "Funghi Ripieni" (cogumelos recheados com legumes e queijo) que estava óptimo, mas eu sou um pouco suspeita pois adoro cogumelos. Suspeita ou não gostei da combinação dos cogumelos com o recheio de legumes e queijo.

Para prato principal comecei por pedir uma pizza mas como a pizza que pedi nesse dia não havia, pois faltava um dos ingredientes, acabei por pedir "Rigatoni al forno" (carne picada, fiambre, cogumelos, tomate, natas e queijo, cozinhado no forno de lenha). Adorei tudo, o molho super cremoso, a combinação dos ingredientes e a própria massa que era muito boa.

Tive também a oportunidade de provar a "Pizze Margerita com mozzaralla di bufala" (tomate DOP, mozzarella de bufala DOP e manjericão) e o "Tagliatelle della casa" (cogumelos frescos, camarão selvagem de Moçambique, tomate e natas). O tagliatelle também estava óptimo, os ingredientes combinam na perfeição e o molho mais uma vez era maravilhoso. Quanto à pizza posso dizer que esta deve ter sido a melhor massa de pizza que já comi, tão leve e saborosa. 

Para sobremesa pedi o "Tiramisu" (creme mascarpone, biscoitos savoiardi embebidos em café com creme mascarpone e cacau) que estava muito bom e que por pouco não destronava o melhor tiramisu que já comi!
Provei também o "Tartufo al limoncello" (gelado de limão com limoncello e merengue crocante) que é divinal! O "Cheesecake alle fragole" (cheesecake de morango) é bastante saboroso mas podia levar um pouco mais de doce de morango por cima.

Por fim junto com a conta foi-nos trazido umas bebidas por conta da casa "Limoncello" e "Grappa". O limoncello já conhecia mas a grappa foi para mim uma novidade, sabe bem mas é bastante forte em termos de percentagem de álcool.

Já de saída estivemos à conversa com o chef Tanka Sapkota que embora cozinhe comida italiana como ninguém não é italiano mas sim nepalês. O chef fala de forma apaixonada, demonstrando o amor que é depositado nos seus pratos e é a simpatia em pessoa. Isto deu para perceber não só nesta conversa final como em toda a atenção que demonstra com os clientes ao longo da refeição. E nós (o cliente) é bem tratado pois cada cliente é o embaixador do espaço. 

Pois parece que o facto da massa da pizza ser maravilhosa tem a sua ciência e daí não se encontrar massas tão boas noutros locais onde servem pizza. É que a massa da pizza é fermentada 2 dias, com fermento biológico, a temperatura do forno tem que ser precisa (460 graus) e por fim a massa é espalmada suavemente até ganhar o formato redondo. Sendo que a fermentação é o passo mais importante para fazer uma boa pizza. E pronto, parece que é assim que a massa fica com bolhas e é super leve e maravilhosa!

Tudo é confeccionado ali, portanto são todos produtos caseiros, das entradas até ao último prato (sobremesas). 
A forma de funcionamento também é interessante funcionam como um relógio e embora tenham marcações nunca mandam o cliente embora. 

Por fim o chefe ainda nos trouxe mais uma grappa especial que tinha um sabor mais doce que a anterior.

Aconselho vivamente uma visita ao Come prima que fica na Rua do Olival, 256, Lapa-Estrela, Lisboa. O melhor é fazerem reserva que assim é garantido que não vão ao engano. E preparem-se para comerem as melhores massas e pizzas da vossa vida!



Bruschetta con Pomodoro e Basílico
Il pane fatto in casa con olio di oliva "Bio"
Funghi Ripieni
Pizze Margerita com mozzaralla di bufala
Rigatoni al forno
Tagliatelle della casa
Tartufo al limoncello
Cheesecake alle fragole
Tiramisu
Grappa e Limoncello

2 comentários:

  1. Come prima come. E agora 'tou cheia de vontade de lá ir! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ir, a comida é realmente muito boa. :)

      Eliminar