O diário da Inês

domingo, 4 de janeiro de 2015

Comidas da mamã - Pastéis de batata doce

Eu sempre chamei a isto pastéis de batata doce ou de grão conforme a composição do recheio, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas conhece esta receita por azevias de batata doce.

Ingredientes para a massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 3 a 4 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de banha de porco ou margarina (com a banha ficam mais saborosos)
- 1 cálice de aguardente 
- água morna q.b. (cerca de 3/4 de chávena)

Modo de preparação:
Ponham a farinha num alguidar, depois abram um buraco no centro e coloquem nesse buraco os restantes ingredientes. Mexam os ingredientes muito bem enquanto vão borrifando com água morna. Continuem a amassar até a massa ficar elástica. Façam uma bola com a massa e envolvam em película aderente. Depois deixem a massa repousar durante 1h. Façam círculos de massa e depois basta rechear com o recheio de batata doce. Usar leite nos bordos da massa para colar melhor. 

Ingredientes para o recheio:
- batata doce
- canela
- raspa de limão
- açúcar

Modo de preparação:
A mistura da quantidade de ingredientes é feita ao gosto de cada um, é ir misturando e provando, depois basta acertar ao gosto.
Primeiro cozer a batata doce e passar pelo passe vite, depois juntar os restantes ingredientes às batatas doces e levar a cozer tudo junto. Ir mexendo enquanto coze.

Os pastéis depois de feitos são barrados com ovo e açúcar e são feitos no forno, ficam saborosos na mesma e assim são bem mais saudáveis do que se fossem fritos.

Uma pequena grande maravilha, é o que eu vos digo!




2 comentários: