O diário da Inês

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Comidas da mamã - Favas com chouriço

"Faz-me favas com chouriço
O meu prato favorito
Quando chego para jantar
Quase nem acredito!"

Não consigo pensar em favas com chouriço sem pensar nesta música do José Cid, mas se à música não lhe acho muita graça, já as favas sou grande apreciadora. Mas só destas feitas desta forma, todas as outras formas de cozinhar favas passam-me ao lado. Nem sei se esta é uma receita Alentejana mas a verdade é que não vejo as favas cozinhadas desta forma noutras partes do país.

Ingredientes:
- favas
- coentros, rama de alho, hortelã 
- azeite
- toucinho
- chouriça
- 1 colher de chá de açúcar
- pão alentejano em fatias
- sal q.b.

Modo de preparação:
Num tacho colocar as favas e o sal. Faça um raminho com os coentros, rama de alho e hortelã atando com uma linha e colocar este ramo por cima das favas. Colocar também  a chouriça às rodelas por cima das favas.
Numa frigideira à parte fritar o toucinho. Colocar um pouco da gordura quente da fritura do toucinho e um pouco de azeite por cima das favas. Deixar cozinhar em lume brando e ao longo da cozedura ir adicionando pequenas quantidades de água a ferver para que as favas cozinhem quase sempre praticamente a seco. A meio da cozedura juntar a colher de açúcar.
Quando as favas estiverem cozinhadas juntar o pão e ir envolvendo até que o pão esteja embebido no molho das favas.




4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também tinha muitas saudades, mas felizmente a mãe tinha lá em casa umas favas congeladas à espera de eu ir lá a casa para as fazer. :D

      Eliminar
  2. Não é das coisas que mais goste mas ficou com muito bom aspeto Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eu sendo feitas assim adoro favas, de outras formas já não gosto assim tanto. Beijinhos

      Eliminar