O diário da Inês

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Galerias Romanas

Sempre que ouvia dizer que iam abrir as Galerias Romanas para serem visitadas, ficava sempre cheia de pena de não estar em Lisboa para as ir visitar, acontece que este ano iria estar em Lisboa nessa ocasião. E para mais este ano introduziram as visitas com marcação para acabar com as longas filas de espera. A mim agrada-me mais esta forma de fazer as visitas, evitam-se confusões, é só chegar perto da hora da visita e lá vamos nós. 
Fazer a marcação não foi fácil pois assim que se soube que ia funcionar por marcação os telefones ficaram entupidos, mas lá consegui arranjar hora para sexta na hora de almoço. Diz que as marcações esgotaram num ápice por isso posso dizer que tive sorte!
A visita durou uns 15-20 minutos e dá tempo para aprendermos um pouco sobre a história do local.
Confesso que estava à espera de um espaço bem maior mas não deixa de ser fascinante ver, conhecer a história, ver a dimensão da fissura que existe no espaço, e que é uma das razões porque este local não é aberto para visita mais vezes. Fascinante é também a rapidez com que aquilo enche de água, os bombeiros estão todo o dia a puxar água, para que as galerias continuem visitáveis ao longo do dia.
Assim, aconselho vivamente que se na próxima abertura das galerias tiverem tempo, tentem fazer a marcação para a visita!

Morada: Rua da Prata / Rua da Conceição (junto ao nº 77), Lisboa













4 comentários:

  1. Não enfiaste a pata na poça? :D Estava à espera de uma foto da fissura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente só em pequenas poças! :)
      Já a senhora que nos fez a visita guiada esteve dentro de uma rica poça.
      A 7ª foto é da fissura. A fissura não é assim muito larga mas dá a volta completa aquela galeria (chão, tecto e paredes), abrindo dividia a galeria ao meio.

      Eliminar
    2. Ah, oki. Pois, ela está de galochas. :-)

      Eliminar