O diário da Inês

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Santa Clara dos Cogumelos

Há muito, muito tempo, era eu uma criança (ah, ah, brincadeira, que quando eu era uma criança este restaurante ainda não existia)... Dizia eu, há muito tempo que queria ir ao Santa Clara dos Cogumelos, sendo eu uma fã mais que assumida de cogumelos, a falta de ir a este restaurante era uma falha que já me perseguia há algum tempo.
Mas a verdade é que o tempo passava e nunca mais calhava, pelo meio ainda fiz uma tentativa de marcação mas sem sucesso pois no dia em que tentei já estavam cheios. Assim, recomendo vivamente que façam reserva atempadamente se lá pretendem ir.

Só que alegria, das alegrias, o dia de ir ao Santa Clara dos Cogumelos lá chegou! E assim em jeito de colmatar a falha comi que nem uma alarve, na tentativa de provar o máximo de coisas possíveis. Optámos por comer várias entradas e depois partilhar um prato principal.
Adorei as três entradas que pedimos mas os croquetes ficaram-me guardados no coração. Os cogumelos panados ficaram a seguir em termos de preferência, e aquele que gostei menos, ou direi antes aquele que gostei muito mas não tanto como os outros dois foi o chevre + chutney. A este ponto já estava mais que cheia, mas ainda tínhamos o prato principal para comer. Optámos pelo risotto que estava óptimo, uma verdadeira maravilha, e a combinação dos cogumelos com as raspas de laranja é divinal.

Claro que não podia ir embora sem experimentar as sobremesas. Sobremesas com cogumelos (nesta casa tudo o que cozinham tem cogumelos) era algo que me despertava imensa curiosidade. Pedimos o gelado e o creme brûlée, ou seja, leite creme. O gelado estava óptimo, nunca pensei que um gelado de cogumelos pudesse ser tão bom, já o leite creme não me encheu as medidas, na verdade só suportei duas colheradas. Como ponto de partida, leite creme é algo que já não sou muito fã e aquele tinha um sabor muito forte que assim com o leite creme quente não consegui suportar. A senhora que veio trazer a conta disse que o sabor que não gostei seria certamente o sabor da trufa, que é o sabor mais forte e que por norma as pessoas têm mais dificuldade em apreciar.

O espaço tem uma decoração fantástica que eu adorei, deve dar para reparar pela quantidade de fotos que tirei. O serviço é atencioso mas podia ser mais rápido, houve alturas em que praticamente desesperei!

O preço que pagamos no final, em termos de valor absoluto não posso dizer que é barato, mas é mais que justo pela qualidade do que comemos, e pela diferença em relação ao que estamos habituados a comer.

Resumindo, as minhas expectativas foram superadas, adorei tudo o que comi (menos o leite creme) e recomendo vivamente uma visita ao Santa Clara dos Cogumelos.

Morada: Mercado de Santa Clara, Campo de Santa Clara, 7, 1 Andar, Lisboa




Sangria branca com pêssegos (vinho branco, porto branco, pêssegos, campari)
Pratinho de croquetes (alheira e portobello, com molho aioli)
Chevre + chutney (chevre "Granja dos Moinhos", em massa filo no forno, chutney de cogumelos, figo e gengibre)
Cogumelos panados (agáricus panados com molho de iogurte e açafrão) 
Risotto Santa Clara (porcini e trompetas da morte, casca de laranja, alecrim e nozes)
Êxtase de Santa Clara (gelado de Boletus edulis em cone artesanal)
Tentações de Santa Clara (creme brulé com Boletus edulis e trufa)
Porta da casa de banho dos homens
Porta da casa de banho das mulheres










Santa Clara dos Cogumelos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário