O diário da Inês

domingo, 15 de novembro de 2015

Comidas da mamã - Bolo mármore

Bolo mármore é um bolo que me recordo de comer desde tenra idade, e é um bolo que me tem acompanhado a vida toda. É um bolo do agrado quase de toda a gente e que calha bem em qualquer situação, como sobremesa, ao lanche com uma caneca de café ou chá, o que quiserem...

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha
- 4 ovos
- 2 chávenas de açúcar
- 100gr de chocolate em pó
- 1 chávena de leite
- 3 colheres de margarina
- margarina e farinha para a forma

Modo de preparação:
Bater a margarina com o açúcar muito bem, misturar as gemas e continuar a bater muito bem. Juntar a farinha e o leite e misturar bem. Bater as claras em castelo e incorporar na mistura anterior. Dividir a massa em duas, numa das metades juntar o chocolate. 
Numa forma redonda de buraco ao meio, untada com manteiga e polvilhada com farinha colocar as duas metades da massa de forma alternada, ou uma por cima da outra, ou ao vosso gosto. Levar ao forno a 180º até estar cozido (usem o teste do palito).


6 comentários:

  1. Pois também foi um bolo que me acompanhou a vida toda, de tal forma que não consegui evitar enjoá-lo! Não havia fim de semana que a minha mae não o fizesse! Era a imagem de marca dela! Recentemente, apos muitos anos sem o comer, fiz e acho que eu e esse bolinho fizemos as pazes! O teu está maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente acho que bolo mármore é um bolo que está no imaginário de quase todas as crianças, por ser um bolo que as mães têm por habito fazer. Eu felizmente sempre me dei bem com ele e nunca cheguei a enjoar! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É um bolo que além de ficar muito bonito é delicioso!! Também sempre gostei :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é bonito faz sempre boa figura e depois o sabor não desilude! :)

      Eliminar
  3. Um clássico delicioso :) Adoro o contraste de cores e sabores!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim durante alguns anos foi um mistério o bolo ter duas cores e não se misturar! :D

      Eliminar