O diário da Inês

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Comidas da mamã - Batatas doces mimosas

Temos que aproveitar esta altura do ano em que se encontra facilmente batata doce à venda para usar e abusar deste ingredientes tão bom. A receita que vos trago hoje é muito antiga, foi retirada de uma Teleculinária de 1978!

Ingredientes:
- batatas doces
- margarina
- canela
- açúcar
- limão

Modo de preparação:
Lave e limpe qualquer quantidade de batatas doces. Coza-as, e depois de cozidas, retire-lhes a pele e corte-as em rodelas ou fatias com cerca de 1.5 cm de espessura. Unte um tabuleiro, travessa ou pirex com margarina e coloque nele as rodelas de batata doce, polvilhe com açúcar, canela, sumo e raspa de limão e com margarina derretida ou em pedacinhos. Leve a forno forte 20 a 25 minutos, regando de vez em quando com a própria gordura. Sirva quentes ou frias.



Fonte: Teleculinária e doçaria nº 106 (27/12/78)

10 comentários:

  1. Ai Lord Jesus que me vai da uma coisinha má! Eu adoro batata doce (é muitissimo consumida na gastronomia Açoriana), por mim comia todos os dia! Essas estao muito mais do que mimosas, estão de comer e chorar por mais! Sei que não provei mas o aspeto diz tudo! Feliz Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe fazia isto quando eu era pequena e nessa altura nem gostava assim muito, o meu gosto pela batata doce foi crescendo comigo. Agora gosto muito! :)
      Beijinhos e Feliz Natal :)

      Eliminar
  2. Ai como eu amo batata doce!! uma amiga minha agora trouxe me um camiao de batata nova, mas até aqui eu já só usava doce :) mas vou ter de usar da outra né :p alem de que é muito boa a que ela me trouxe!! beijinho grande, muito obrigada pelo carinho e um Feliz Natal <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que formar um clube das amantes de batata doce! :D
      Obrigada eu também pelo carinho! :)
      Beijinhos e um Feliz Natal!

      Eliminar
  3. Bem, eu confesso que não aprecio muito a dita mas como os gostos se educam ainda vou gostar um dia. No entanto, tenho de admitir que estas estão com óptimo aspecto.
    Desejo um feliz natal e tudo de bom 
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei a gostar mais com a idade, em criança não achava grande piada, agora gosto de todas as formas e feitios e prefiro a qualquer coisa. :)
      Obrigada, desejo também um Feliz Natal cheio de coisas boas.

      Eliminar
  4. Adoro o tubérculo! É tão bom. Costumo fazê-la salgada, assim deve ficar mesmo boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por mim venha batata doce em doces, em salgados, ou simplesmente cozida ou assada que eu não recuso nunca! :D

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Ficam mesmo saborosas, e é muito simples, tens que experimentar. :D

      Eliminar