O diário da Inês

domingo, 20 de dezembro de 2015

Comidas da mamã - Bolo de claras e amêndoas

Muitas das receitas que se fazem levam mais gemas que claras, e aqui por casa temos por hábito congelar as claras e depois mais tarde usa-las noutros doces, pode ser uma pavlova, umas farófias e neste caso foi um bolo de claras.

Ingredientes:
- 250 gr de farinha
- 125 gr de margarina
- 125 gr de açúcar
- 80 gr de amêndoas
- 7 claras
- 1 colher de sobremesa de fermento
- nozes e açúcar para envolver as nozes

Modo de preparação:
Bata a manteiga com o açúcar e junte a amêndoa moída. Junte, mais ou menos, o equivalente a duas claras batidas em castelo, e adicione a farinha peneirada e o fermento aos poucos, continuando sempre a bater. Envolver de forma suave as restantes claras em castelo, sem bater. Deitar a mistura numa forma untada e peneirada com farinha. Por cima espalhe as nozes envolvidas em açúcar. Levar ao forno a 180º até o bolo estar cozido.



Fonte: adaptado de http://cozinharcomosanjos.blogspot.pt/

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Nós nunca tínhamos experimentado, foi a primeira vez e gostamos muito. :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Adoro bolos com clara! Gosto muito da sua leveza! Ainda há uns dias quando a minha avo fez anos eu fiz-lhe um bolo de claras! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui foi a primeira vez, mas ficou aprovada esta forma de gastar as claras que sobram dos outros doces que só levam gemas. Beijinhos

      Eliminar
  3. Cá em casa também congelamos sempre as claras e ao contrário da maior parte das pessoas eu sei sempre onde as gastar, tenho mesmo dificuldade é em gastar as gemas (acabam sempre em ovos moles). Bolos de claras são sempre super leves e fofos, uma delícia como o teu :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, és a primeira pessoa que ouço dizer que o problema são as gemas! :)
      Pensava que eram sempre as claras é que sobravam. Mas sim, ultimamente tenho visto várias e óptimas sugestões para gastar claras.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ficou com uma excelente textura ;)
    Beijinho e bom Natal.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu uso as claras para coisas do dia-a-dia... Crepes, panquecas, papas de aveia... Mas um bolinho assim também é uma boa forma de as gastar! Deve ser muito fofo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, também é bem pensado gastar as claras nessas coisas. :) Mas um bolo é sempre um bolo, e eu, como o outro dizia, eu é mais bolos! He he he

      Eliminar