O diário da Inês

domingo, 13 de dezembro de 2015

Comidas da mamã - Cavalas coradas com limão

A cavala por ser um peixe gordo é dos peixes mais saudáveis que podemos comer, mas não é dos peixes com o sabor mais apelativo que por ai andam (pelo menos na minha opinião). Mas quando feitas desta forma, as cavalas ficam muito saborosas. 

Ingredientes:
- Cavalas
- sal e pimenta q.b.
- 50 gr de margarina
- 0.5 dl de azeite
- 2 limões
- salsa
- batatas doces

Modo de preparação:
Amanhe as cavalas, lave-as, dê-lhes uns golpes longitudinais no lombo e tempere-as com sal, pimenta e limão. Entretanto, lave as batatas e coza-as com água e sal. Retire a pele das batatas, e corte-as em rodelas grandes. Coloque as cavalas num tabuleiro, regue-as com o azeite e a margarina e leve-as ao forno, com as batatas dispostas em volta. Uma vez por outra regue-as com o próprio molho. Depois de prontas e enquanto ainda quentes, regue-as com o sumo de 1 limão. Sirva com pedaços de limão por cima e salsa. 

Nota: Este prato é uma delícia e muito simples de preparar. Certifique-se de que sejam mesmo cavalas.
A receita original era com batatas brancas, mas como as batatas doces são para além de mais saudáveis, também mais saborosas, foi essas que usamos. 


Fonte: Teleculinária e doçaria nº 495 (18/1/88)

14 comentários:

  1. Já há muito tempo que não como cavala e essa refeiçao está com um aspeto de fazer salivar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso ficaram muito boas, até eu que não sou grande fã de cavalas gostei bastante. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro mesmo cavala...e ao contrário de ti,acho-as muito saborosas! Esta receita parece-me bem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando digo que não acho o sabor apelativo é mais se forem simplesmente comidas cozidas, mas se forem confeccionadas de alguma forma mais elaborada até que não desgosto. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que peixe pode ser confundido com a cavala?

    ResponderEliminar
  4. Não sou grande apreciadora de cavalas. Pode ser que esta receita me faça mudar de opinião :)

    Bjinhos!!
    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que sim, eu também não sou grande apreciadora, mas assim até que se comem bem! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Não costumo comer cavalas, provei há pouco tempo enlatadas... Assim parecem bem melhores! :)

    ResponderEliminar