O diário da Inês

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Comidas da mamã - Bolo de linguiça

Quem diz linguiça também diz chouriço. Tenho que dizer que no que toca a nomes de enchidos, e quando começo a querer fazer um paralelo entre o nome no sul e o nome no norte, a minha cabeça começa a dar um nó. É que para mim o que é linguiça, no norte acho que é chouriço, mas depois nós aqui em baixo temos a chouriça, que é aquele enchido castanho (porque leva sangue). Depois nós temos a farinheira que não tem nada haver com a farinheira do norte. E na verdade com alguns enchidos nem dá para fazer um paralelo pois não existem ou cá ou lá.
Este bolo, que neste caso foi feito com linguiça e alguns pedaços de bacon penso que também ficará bom com qualquer outro enchido, é uma questão de se experimentar. Assim ficou de comer, até demais que a conta, é que depois não sobrou muita fome para as outras coisas (este bolo foi servido como entrada de um almoço)...

Ingredientes:
  • 1 linguiça e alguns pedaços de bacon, tudo cortado em pedaços pequenos
  • 250 g de farinha com fermento
  • 150 g de queijo ralado
  • 4 ovos
  • 1.0 dl de vinho branco
  • 0.5 dl de água
  • 1 dl de azeite
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Numa tigela, misturar a farinha, o fermento, o sal e uma pitada de pimenta moída. Depois juntar os ovos, o azeite, o vinho e a água e bater até obter uma massa lisa. Junte os pedaços de linguiça, bacon e queijo ralado e misture bem. Verter a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada com manteiga e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Fazer o teste do palito para confirmar se está cozido. Desenformar e servir quente ou frio, é delicioso de ambas as maneiras!




44 comentários:

  1. Que guloso, adoro estes pães com enchidos

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, acho que são uma verdadeira perdição! :)

      Eliminar
  2. Absolutamente delicioso. Adoro enchidos e adoro bolos salgados e como tal, já comia uma fatia desta tua maravilha.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro doces, mas se for um bolo salgado destes também não lhe resisto, são tão bons! :)
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Ai mulher! Nem imaginas o quanto gosto de bolo salgado! A primeira vez que fiz um foi mesmo naquela "bolo salgado?", mas lá me aventurei e não é que fiquei fã?! Agora faço sempre que há festas ou piqueniques! A malta até já nem deve poder ver bolo salgado mas eu continuo a gostar muito! E assim com linguiça e bacon... Ai que desespero por uma fatia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe depois deste já fez segunda vez, isto é mesmo muito bom. Para levar para festas é do melhor e imagino o sucesso que deve fazer. E depois é simples de fazer. É só coisas boas. :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Um bolo salgado, que maravilha! Sou fã deste género de salgados. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu para mim numa refeição podiam me dar um bolo destes e uma sobremesa e eu era a pessoa mais feliz! :D Beijinhos

      Eliminar
  5. Adoro bolos salgados e este teu ficou delicioso certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, ficou de se comer até cair para o lado! ;) Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoro um belo bolinho salgado!
    Alias, tirem me salgados da frente pq não me aguento :)
    Que perdição que ficou!!
    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar este pois tenho a certeza que vais adorar. Aproveita para fazer num dia de festa. :D Beijinhos

      Eliminar
  7. Com um aspeto super delicioso!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o sabor? E o cheiro que fica espalhado pela casa? Só de imaginar já dá fome! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Aqui por casa também estamos cada vez mais fãs! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu adoro esse tipo de receita, ficou lindo e irresistível o
    teu bolo salgado!

    Beijinhos, ótimo fim de semana! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! São bem simples e o resultado é divinal. :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  10. Adoro... faz-me lembrar o meu alentejo... Imagino o sabor maravilhoso com que ficou!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é porque foi feito por uma alentejana no Alentejo! :D Beijinhos

      Eliminar
    2. Que inveja... para mim Alentejo significa férias, Natal e Páscoa... ai as saudades... :)
      Bom fim de semana!

      Eliminar
    3. Para mim Alentejo é casa e desde que cresci e sai de casa também é férias. Apesar de que agora, pelo menos por uns tempos retornei mais ou menos à base! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Hmmmm, pelo aspeto deve ser bom!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Deve se ótimo:)
    Beijokas da Camila e Carol
    já tem post novo no blog
    Vamos Papear 

    ResponderEliminar
  13. Esse bolo de linguiça deixou-me com água na boca. deve ser tão bom!!
    Aqui em casa ia desaparecer bem rápido.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom, aqui em casa desapareceu num instantinho, comi tanto que mal toquei na refeição principal. :) Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  14. Ai Inês, que bom aspecto!!
    Eu adoro bolas e tudo o que se assemelhe!
    Vou guardar a receita para experimentar :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Depois de fazeres e provares vais dar por ti logo a pensar na próxima vez em que a farás. É mesmo viciante. :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Adoro salgados!!! Que delicia ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de salgados tens que experimentar este bolo! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  16. Por cá chamamos linguiça ao chouriço mais fininho e gosto dos dois. Gosto muito de bolos salgados e a aparência deste teu é excelente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Os nomes dos enchidos mudam mesmo de local para local, é uma confusão! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Ficou fantástico Inês. Gosto bastante!!
    Bjinhos


    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  18. Haha, os enchidos são sempre aquela coisa complicada :P Por acaso não sabia que os nomes variavam tanto, mas mesmo dentro da minha região (norte) não sou muito conhecedora nos nomes, até porque nunca provei alguns (farinheira, por exemplo) :) De qualquer modo, esse bolo parece-me consensualmente delicioso! Acho que vou ter mesmo de fazer, desde que seja em Portugal não interessa se é Norte ou Sul, toda a gente ama bolos salgados :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro enchidos tenham eles o nome que tiverem e aos bolos salgados o mesmo se aplica, adoro! :)

      Eliminar
  19. estou sempre a dizer: Não vou guardar mais receitas enquanto não experimentar as milhentas que tenho para fazer" , mas depois vejo destas delicia!E pronto lá vou levar! Parece uma delicia!
    Nina
    Bom fim de semana
    www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nina, é mesmo muito boa e é uma receita que vale a pena guardar, se não for para fazer agora em alguma ocasião este bolo de linguiça se vai aplicar na perfeição! :) Beijinhos

      Eliminar
  20. Com fermento de bolo!
    Que maravilha!!
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar