O diário da Inês

sábado, 21 de maio de 2016

Alconcoras

Cá estou eu com mais uns bolinhos tradicionais do Alentejo, as alconcoras! Nunca fiz nem sei a receita, por norma compro em feiras, que é quando as vejo à venda. Penso que nos hipermercados na zona onde têm sacos de bolos regionais as alconcoras também costumam aparecer por lá. 
Só vos digo que são óptimas e que se encontrarem à venda, comprem e experimentem! :) 
Para ficarem a conhecer um pouco mais sobre estes maravilhosos bolos vejam o vídeo que vos deixo abaixo. 





36 comentários:

  1. Já comia. Bom fim de semana!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Inês, são deliciosas!
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo Céu, eu adoro! :) Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Adoro, adoro entã com o chá vão que é uma maravilha :P
    Um beijinho.
    http://www.simplesmenteandreia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com chá nunca comi mas com café, ai ai, que bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa mas fiquei curiosa. Se alguma vez as encontrar à venda vou experimentar. =)

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim que é uma compra certeira, não te vais arrepender! :D Beijinhos

      Eliminar
  5. Querida Inês, mal vi o aspeto desse doce associei logo às tradicionais espécies da minha ilha! Depois fui logo ver o vídeo! O recheio tem algumas parecenças e as senhoras até lhe chamam espécie! O exterior é parecido na medida em que as nossas espécies também são assim redondinhas mas a diferença é que têm uns furinhos que deixam sair o recheio (como já mostrei no blog). Cá está mais uma prova que a gastronomia Açoriana e Alentejana são muito parecidas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete, a nossa gastronomia é mesmo muito semelhante, e o engraçado é que sempre que procuro por informações para colocar nestes posts sobre produtos alentejanos vou dar muitas vezes mas é a informações dos seus semelhantes açorianos! :)
      Por acaso quando estive nos Açores provei as espécies e achei parecido, embora as espécies saibam, penso que, a ervas doces.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Inês: quando vi estes biscoitos no FB, pensei como a Elisabete. fazem mesmo lembrar as espécies de S. Jorge. Adoro doces tradicionais e este, de certeza, ia gostar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mesmo bom, aquela parte exterior crocante e depois o interior bem docinho e mais fofo, uma delicia mesmo! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Desconhecia completamente... Agora fiquei curiosa tenho que provar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, tenta procurar no Continente porque acho que já lá vi à venda! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Não conhecia gostei do aspecto devem ser muito boas
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito gulosas as alconcoras, eu pelo menos adoro! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Desconhecia totalmente.. preciso provar :D :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisas mesmo! :) No Continente acho que já vi à venda mas nunca as provei, mas acredito que também sejam boas. :)

      Eliminar
  10. Parecem ser deliciosas! Tenho que provar!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se encontrares à venda experimenta, são óptimas! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Parece ser bem saborosos, fiquei com vontade de testar.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não sei se vendem no Brasil, mas se encontrares uma receita podes experimentar a fazer! :D Beijinhos

      Eliminar
  12. Querida Inês,
    Eu adoro receitas típicas, uma pena que esse tipo de bolinhos
    não vendem aqui no Brasil. É sempre bom provar receitas novas e
    descobrir novas culturas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro experimentar coisas novas, sempre que vejo casas de outros países quero logo lá ir! :) Infelizmente isto não deve mesmo haver à venda no Brasil e eu infelizmente também não sei fazer... Beijinhos

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Têm mesmo Teresa, e o sabor ainda consegue ser melhor! :D Beijinhos

      Eliminar
  14. Parecem dliciosamente crocantes. Infelizmente nunca experimentei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são Nina, mesmo muito crocantes e bons! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Nunca provei, mas assim que me for possível acabo com esta lacuna gastronómica!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prova sim porque as alconcoras são mesmo muito boas! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Não conheço, mas parecem mesmo boas e adorei o formato :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã de doces regionais e estas alconcoras tem um lugar guardado no meu coração! :)

      Eliminar
  17. Eu já provei. São optimas. Mas gostava de aprender a fazer. Infelizmente não consigo arranjar a receita. Alguém sabe ? Obrigadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente também não sei a receita e nem conheço ninguém que saiba. :( Desculpe!

      Eliminar