O diário da Inês

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Comidas da mamã - Bolo de bolacha

Hoje trago-vos uma receita bem gulosa um bolo de bolacha cujo creme usado é uma autentica sobremesa por si só, ideal para fazerem agora no fim de semana! :)

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 1 pacote de natas
  • 2 folhas de gelatina
  • leite suficiente para derreter as folhas de gelatina
  • bolachas Maria
  • café
  • chocolate em barra

Modo de preparação:
Colocar as folhas de gelatina de molho em água. Bater as natas e misturar com o leite condensado. Espremer bem a água das folhas de gelatina e derreter num pouco de leite quente, misturar no preparado anterior. Preparar o café para molhar as bolachas.
Para montar o bolo ir molhando as bolachas em café e fazendo camadas alternadas de bolachas e de creme. Por fim barrar o bolo todo com o creme. Em cima colocar bolacha ralada e raspas de chocolate.





42 comentários:

  1. Que aspecto divinal... Deixas-me sempre com água na boca!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, é sinal que as coisas ficam com bom aspecto! :D Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro bolo de bolacha.
    Mas não há maneira de atinar com a receita e cheira-me que será falta das folhas de gelatina, mas a minha mãe não usa e o dela sai perfeito. O meu... digamos que não é a minha melhor obra culinária.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o que é feito com creme de manteiga não precisa de folhas de gelatina, mas este como era as natas com o leite condensado sempre fica mais líquido. Então para jogar pelo seguro o melhor é adicionar folhas de gelatina.:) Beijinhos

      Eliminar
  3. Essas sobremesa durante muito tempo saía sempre nas festas de anos! É impressionante como algo tão simples faz tanto sucesso! É que podia ter dezenas de sobremesas deliciosas ao lado mas o pessoal atacava sempre esse até não haver mais! Tanto é que resolvi deixar de o fazer pois há muita coisa boa para além disso! Ainda não conheci ninguém que não goste! Pudera, é divinal! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe fazia bolo de bolacha mas com creme de manteiga para as festas de aniversário minhas e da minha irmã. Então havia crianças que passavam o ano a suspirar pelas nossas festas de anos por causa do bolo de bolacha da minha mãe! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Inês: esta sobremesa deve ser uma delícia. Tal como dizes, só o creme em si já é uma sobremesa, mas adorei esta versão em "bolo de bolacha". Tenho de a experimentar, pois sei que os gulosos de serviço vão adorar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível não adorar este bolo de bolacha, o creme é tão bom que no final ficamos a rapar o prato muito bem para que não se perca nem um pouco de creme! :D Beijinhos

      Eliminar
  5. Bem, está de comer e chorar por mais...
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Hum, este bolo / doce é tão bom!!!
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles que a mim me traz logo memórias de infância! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Vou ali buscar um lenço para limpar a baba e já volto...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Deu água na boca! ♥
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Que delícia Inês! Se tem leite condensado, é bom de certezinha! :)
    Ficou com excelente aspecto.
    Beijinhos
    wwww.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, não deve haver uma coisa com leite condensado que seja má! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Que maravilha! Esse recheio/cobertura é uma perdição!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) É mesmo uma perdição acabei sempre a comer mais do que o que queria! Beijinhos

      Eliminar
  11. Inês querida,
    Receita gulosa mesmo, ficou lindo e tentador, hummmmmm...!

    Bom fim de semana!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andréa, obrigada! :) Esta receita é mesmo uma gulodice pegada! :D Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá, Inês!
    Adoro esse bolo ainda que seja supercalórico.
    Bom fim de semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este bolo é mesmo muito calórico, mas o melhor é não pensar muito nisso e desfrutar. Um dia não são dias! :D Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Eu cá não vou muito em bolo de bolacha!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, és a primeira pessoa que conheço que diz isso! :D

      Eliminar
  14. Ficou com um aspecto super tentador Inês!!
    Gosto mais assim do que os tradicionais de manteiga.
    Fantástico!!
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia! :) Também preferi assim do que as tradicionais. Beijinhos

      Eliminar
  15. Também o costumo fazer mas junto mais natas.
    É tão bom!!!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também deve ficar bom, com um sabor mais leve! :)
      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  16. Que delícia! Adoro bolo de bolacha, a minha avó costumava fazer.
    Mas eu não tenho jeito nenhum para bolos, infelizmente haha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai na volta e até é bom assim não sentes tanta tentação de os fazer e depois comer claro! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Que delícia de sobremesa, fiquei com vontade de comer :)
    Beijinhos e bom fim de semana ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é daquelas que só de olhar dá vontade de comer e em festas é bolo que tenho sempre que provar! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Faz sim Jessi e depois conta se gostaste! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Que lindo bolo de bolacha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  20. Ficou tão bonito, com essa cor maravilhosa! Não faço um bolo de bolacha há imenso tempo, está bom agora para o verão :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Ficou bonito e bom, eu gosto muito e como tal sou suspeita em relação ao que vou dizer a seguir, mas um bolo de bolacha é bom para todas as estações do ano! :D

      Eliminar