O diário da Inês

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Refeição Marroquina

Desta vez não vos trago uma refeição nem feita pela minha mãe, nem feita por mim, mas feita pela minha irmã que regressou de uma viagem a Marrocos inspirada para nos fazer uma refeição marroquina. Nunca tinha comido comida marroquina, mas adoro estes sabores diferentes, ricos em especiarias. E ela que andou a comer por lá diz que os sabores ficaram muito iguais aos pratos originais.
Estas receitas incluem especiarias mesmo vindas de Marrocos, daquelas que se compram aos saquinhos nos mercados e que não vos sei dizer o equivalente à venda cá. Ela usou dois tipos de caril, um de sabor mais forte, mais amarelo, e outro de sabor mais fraco, com uma cor mais clara. Usou também uma mistura de 7 especiarias, que entre essas 7 tem certamente pimentão de cor (a cor da mistura é vermelha) e cominhos. Mas podem dar largas à vossa imaginação e misturar as especiarias que têm ai por casa.
Aqui vão as receitas!

Beringelas à Marroquina - é servido como entrada (este tempero faz lembrar a cenoura à algarvia)

Ingredientes:
  • beringelas
  • azeite
  • limão
  • vinagre
  • alho
  • sal
  • pimenta
  • mistura de 7 especiarias marroquinas

Modo de preparação:
Cortar as beringelas em tiras, salgar e esperar para que percam alguma água. De seguida cozer as beringelas ao vapor, ou se não tiverem forma de cozinhar ao vapor cozinhar apenas com um fiozinho de água.
Para fazer o molho para colocar por cima das beringelas basta juntar azeite, limão, vinagre, o alho bem picado, sal, pimenta e  a mistura de 7 especiarias marroquinas.


Cuscuz com legumes 

Ingredientes:
  • cuscuz
  • cenouras
  • batatas
  • courgette
  • azeite
  • 2 tipos de caril marroquino (o tal mais forte e outro mais fraco)
  • azeite
  • sal

Modo de preparação:
Juntar água a ferver aos cuscuz para os cozinhar e depois temperar com azeite e sal.
Para fazer os legumes, será novamente coze-los ao vapor ou então com um fiozinho de água. A ordem para cozer os legumes é a seguinte, primeiro colocar a cozer a cenoura, mais tarde juntar a batata (a batata deve ficar meio rija) e já mais próximo do fim a courgette. Os legumes são temperados com sal, um pouco de azeite e os 2 tipos de caril. Durante a cozedura dos legumes deixar juntar a água que vai ser depois o molho para temperar os cuscuz com os legumes. 


Carne à marroquina

Ingredientes:
  • peito de frango
  • alhos
  • limão
  • mistura de pimentas
  • mistura de 7 especiarias marroquinas
  • louro
  • sal
  • azeite

Modo de preparação:
Cortar a carne de frango em pedaços e temperar com alho, limão, mistura de pimentas, mistura de 7 especiarias marroquinas, louro e sal. Deixar algum tempo para tomar de sabores. Por fim é só fritar num pouco de azeite.


Beringelas à marroquina

Cuscuz com legumes e o molho resultante da cozedura dos legumes


Carne de frango à marroquina


32 comentários:

  1. Nunca comi comida marroquina, excelente aspecto tenho a certeza que ia gostar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que provei e gostei muito! :) Bom fim de semana São :)

      Eliminar
  2. a carne ainda experimentava, já os legumes nem por isso!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que os legumes também estavam muito bons. Mas o meu pai tal como tu também se ficou mais pela carne! :)

      Eliminar
  3. Bem, ficou com um excelente aspecto, não me importava mesmo nada de experimentar! =)
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim ficou mais que aprovado, gostei bastante! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Estou a ver que é uma família com "boa mão" para a cozinha!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, começando pela mãe (a melhor de todas), as filhas também não se safam nada mal na cozinha! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Vejo que aí por casa são todos dotados para a cozinha! Gostei imenso das sugestões da tua irmã! É claro que os sabores não ficarão exatamente iguais por não termos as especiarias de Marrocos mas vou fazer na mesma com as especiarias comuns! Mesmo que não fique tão bom, também não há-de ficar tão mal! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim Elisabete, com uma boa mistura de especiarias das que se encontram por cá também vai ficar muito bom! :) Eu adorei estes pratos que a minha irmã fez. :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Que maravilha de pratos querida Inês!
    Comidas saudáveis, as especiárias marroquinas deixam os pratos com
    um sabor mais agradável ainda.
    Parabéns para a tua irmã, ótimas sugestões!

    Beijinhos, bom fim de semana pra vc e sua família! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam óptimos Andréa, adoro estes sabores diferentes com especiarias! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Gostei! Preciso de provar :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Teresa, estava tudo óptimo, mesmo saboroso! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Também quero provar isto!! :)

    Beijinhos Ana

    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. :-) Aqui mana da Inês! Hehe! Obrigada! Em relação às especiarias a base será sempre no caril, açafrão, pimentão, cominhos e outras que gostem. Provavelmente até haverá a vender mistura de especiarias"marroquina". :-) As beringelas podem levar uns coentros picadinhos por cima, caso gostem.

    ResponderEliminar
  11. Tão bom, Inês!
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que bom aspecto :) Adoro comida marroquina. Já tive a sorte de visitar o país e a gastronomia é algo de sensacional mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um país que infelizmente ainda não visitei mas que em breve quero visitar. E assim já sei que gosto dos sabores de lá! :)

      Eliminar
  13. Querida Inês: nunca provei comida marroquina. Gosto de caril,mas não suporto o gosto dos cominhos.A tua comida está com ótima apresentação e ,por mim, era só tirar este temperozinho, rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, eu por acaso adoro o sabor dos cominhos mas tenho alguma dificuldade em digerir. Mas neste caso a combinação de sabores ficou óptima! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Bem, essa é claramente uma refeição a que não falta bom aspeto! Todos os pratos estão lindos e apetitosos, tanto que fiquei com vontade de explorar a comida marroquina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade eu agora também estou pronta para experimentar mais pratos da cozinha deles e se for in loco ainda melhor! :D

      Eliminar
  15. Ficaram muito bom!! Eu adoro a comida marroquina. Lembra-me de cozinhar contigo uma receita que gosto muito. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que provei, e até fui pesquisar e não há restaurantes marroquinos nem em Lisboa, nem no Porto! Lembro sim! :) Beijinhos

      Eliminar