O diário da Inês

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Hotel Belorizonte - Ilha do Sal - Cabo Verde

Assim que decidimos que a ilha do Sal era a nossa eleita, tivemos que decidir para que hotel ir. Aqui as nossas dúvidas também recaíram sobre dois hotéis, o hotel Oásis Belorizonte, detentor de 4 estrelas e o Oásis Salinas Sea, detentor de 5 estrelas. Ambos são do mesmo grupo, o Oásis Atlântico Hotels & Resorts, de dono português. Depois de avaliarmos ambos os hotéis e a diferença de preços decidimos pelo Belorizonte.

Este hotel é composto maioritariamente por bungalows e tem também alguns quartos tipo hotel. A nossa reserva tinha sido para um bungalow mas foi-nos atribuído um quarto. Ainda pensámos em reclamar mas o quarto era claramente novo (ainda tive que andar a limpar pó das obras de cima das cadeiras e de dentro do armário) e em relação aos bungalows não sabíamos bem o que iríamos encontrar. Assim jogamos pelo seguro e ficámos no quarto. O quarto é confortável, com um bom ar-condicionado, essencial para nos refrescarmos, uma área razoável, e uma varanda com mesa e cadeiras, com uma semi-vista para a praia e uma das piscinas.
Em relação aos problemas no quarto, claramente a instalação eléctrica não é das melhores, pois uma das luzes de mesa de cabeceira só estava acesa se a luz da casa de banho também estivesse! O frigorífico também não funcionava, o que não se revelou um problema pois não precisámos dele. Os lençóis e toalhas só foram mudados 1 vez nas 7 noites que lá passámos. Se for para mudar mais vezes teria que ser sinalizado esse pedido. Quanto aos produtos que estamos habituados a ter no quarto, lá só tínhamos um frasquinho de gel de banho, um de shampo e um sabonete, nada mais. Digo isto pois já tive em hotéis de categoria inferior onde tinham mais coisas como creme, touca, esponja para limpar os sapatos, etc...
A televisão também falha muito e a maioria das vezes estava sem sinal, para mim isso não foi um problema pois não tenho por hábito ver televisão. Mas para as pessoas que fazem questão de seguir algum programa, ou se gostam de ver as notícias, podem ter o azar de o não conseguir fazer pela televisão estar sem sinal.

O hotel é enorme e dispõe de 3 piscinas para adultos (todas de água doce, embora no site fale numa de água salgada), 3 de crianças (duas isoladas e uma junto à dos adultos), 4 bares (1 deles na praia), parque infantil, mesa de pingue-pong, matraquilhos, snooker, campo de ténis, ginásio. Uma das piscinas estava em obras e só nos últimos 2 dias a conseguimos usar. Aliás, muita coisa estava em obras, sendo que um dos bares também esteve fechado 1/2 dias também para obras. Tantas obras nesta altura do ano talvez se deva ao facto de esta ser a época baixa para eles e assim estão a aprontar tudo para a época alta.
O bar da piscina também só funcionava a meio gás, só algumas horas à tarde e com poucas coisas.

As refeições, pequeno-almoço, almoço e jantar são feitos em regime buffet no restaurante Santa Maria. Nesse mesmo restaurante às quintas à noite existe a noite barbecue, em que servem maioritariamente grelhados em regime também buffet. Nesse dia o jantar é servido à volta da piscina, gostei muito!
Temos também direito a um jantar de degustação no restaurante Salinas e um jantar de peixe grelhado no Bar da Praia, ambos funcionam por marcação. Atenção, façam logo a marcação pois mesmo assim podem ter dificuldades em marcar. Nós só conseguimos fazer o jantar na praia já no último dia pois todos os outros já estavam cheios.
Quanto ao jantar de degustação podem contar com uns bons 45 minutos entre alguns dos pratos!
A meio da manhã e a meio da tarde servem snacks no restaurante Salinas. E embora na página de internet deles digam que no bar da praia se servem refeições ligeiras ao longo do dia, isso não aconteceu enquanto eu lá estive!
Quanto à qualidade da comida, comi muito bom peixe, muito bem cozinhado, definitivamente foi o que mais gostei. De todos os outros pratos que provei, estava também tudo muito bom, muito bem cozinhado. As sobremesas são boas mas nada que se destaque muito, ponto positivo para os pudins que são muito bons.
Nas fotos mostro só alguns pratos do buffet pois pratos de buffet nunca têm muito que ver, são sempre um amontoado de comida pouco fotogénica. Nunca cheguei a conseguir fotografar os balcões com comida pois a afluência era sempre demasiado grande e tinha sempre imensa gente na frente das coisas.
Quanto a bebidas é beber enquanto conseguirem e quiserem, aconselho a que provem o grogue, bebida típica da ilha. Puro é muito forte, quase como a nossa água-ardente, mas misturado com coca-cola é muito bom.

As piscinas são grandes e com a água quentinha e a praia fantástica. Mar praticamente sem ondas, água quente, uma verdadeira maravilha! O único problema é em relação a encontrar lugar à sombra, não é permitido reservar lugares mas as pessoas fazem-no. Assim é chegar à praia às 9h da manhã não haver praticamente ninguém na praia mas ter todos os lugares à sombra reservados. Pior é que muitos desses lugares não chegam a ser ocupados durante uma manhã inteira. Ou seja, as pessoas reservam os lugares um dia inteiro para aparecerem na praia na parte da tarde. O mesmo se passa nas piscinas. Assim encontrar um lugar à sombra é quase como encontrar uma agulha num palheiro. Sendo que o sol lá é abrasador isso pode ser um grande problema. Algumas vezes tive  que ir embora mais cedo da praia do que queria por não aguentar mais o sol e não ter onde me proteger.
Penso que a gerência do hotel tem que arranjar uma solução para isso, urgentemente!
E se pensam que no hotel 5 estrelas isso não acontece, pois que acontece e é ainda pior pois tem menos lugares à sombra!

Todas as noites há um espectáculo diferente de dança feito pela equipa de animação do hotel. Os espectáculos são interessantes e a equipa de animação é realmente muito animada. Fazem também animações (aulas de dança, aeróbica, hidroginástica, futebol, etc.) na praia e piscinas durante o dia.

Quanto à internet algo que todos usamos todos os dias, se quiserem é paga e só funciona nas zonas comuns, o que vos tira toda a privacidade. Tive oportunidade de mesmo sem querer ver algumas famílias através dos computadores/telemóveis que as pessoas levavam para o hall de entrada do hotel para falarem via Skype! Eu decidi fazer uma desintoxicação de internet e estive os dias todos sem usar.

No vosso último dia de estadia, têm que fazer o check-out até às 12h mas podem usufruir de tudo até à hora de ir embora, o que é algo muito bom. À tarde e durante algumas horas o hotel oferece um quarto de cortesia para que as pessoas possam tomar banho. Aqui gera-se alguma confusão pois os quartos de cortesia são poucos e as pessoas são muitas, o que acaba por resultar num longo tempo de espera para que consigam tomar banho!

Embora o hotel tenha muitas falhas de gestão, os funcionários são todos 5 estrelas e não tenho nada a apontar. Quero destacar a simpatia do responsável pela praia, o Sr. Victor, que mesmo com tantas chatices pelas reservas de espreguiçadeiras nunca perde a simpatia e a boa disposição.
A grande mais-valia deste hotel, e que me faz recomendar uma estadia lá é a distância à praia, e o facto de se localizar numa das melhores zonas de praia, onde o mar é melhor e mais calmo.
O ponto mais negativo são mesmo as pessoas, não os locais, mas os turistas que frequentam o hotel, pela sua falta de civismo ao fazerem marcações de lugar nas piscinas e praia, e ao não respeitarem filas!

Peço desculpa, mais uma vez, pelo longo post mas estas informações podem ser importantes para quem pense ir para este hotel.

Entrada e recepção do hotel





Quarto e vista da varanda do quarto










Buffet no Restaurante Santa Maria









Jantar à beira da piscina no Restaurante Santa Maria (5ª feira)



Jantar de degustação no restaurante Salinas







Jantar de grelhados no Bar da Praia






Animação nocturna e bebidas


Piscinas e interior do hotel













Restaurante Salinas







Praia em frente ao hotel





26 comentários:

  1. Que post fantástico!
    Tens aqui fotos maravilhosas!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Que fotos inspiradoras! quero muito ir a Cabo verde :)
    Um beijinho.
    http://www.simplesmenteandreia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um local muito belo, assim que tenhas oportunidade vai pois vais adorar! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Inês: gostei imenso do post. Infelizmente ,é por situações como a que relatas ( a história das reservas na praia, a falta de civismo, a ausência de alguns dos confortos simples e corriqueiros em qualquer hotel de 3 estrelas, etc,etc) que me fazem ficar de pé atrás. Neste aspeto, os nossos vizinhos espanhóis são espetaculares e temos muito a aprender com eles. De resto o hotel pareceu-me bonito e acolhedor e as fotos são muito bonitas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia, apesar dessas falhas que apontei gostei de ficar no hotel, e também há que ver que provavelmente os padrões para atribuição de estrelas variam de país para país. De resto como disse o problema maior são mesmo as pessoas que não sabem as regras de boa convivência nestes locais. Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, querida Inês!
    Gostei do seu relato, de suas informações. Mesmo sendo tudo tão lindo, sempre tem pontos negativos. Infelizmente nada é perfeito!

    Um grande bjo no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, tens toda a razão, nem tudo pode ser positivo. Ainda assim gostei de lá ficar e só aponto também as falhas para que as pessoas que pensam lá ir possam saber de tudo! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Parabéns pela publicação. Vou para este hotel no próximo dia 27. Tenho lido que o hotel se encontra em obras. Pelo que percebi, a entrada/recepção já está concluída. Tinha visto um comentário que mencionava que estaria a funcionar num local provisório. Ainda falta concluir muita coisa, interferindo com o normal funcionamento do hotel? Desde já, muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais obrigada Nuno! :)
      Agora em relação às suas dúvidas, quando lá cheguei estava a funcionar uma recepção provisória mas nos últimos dias abriu a nova (a que está nas fotos acima).
      Quanto cheguei também uma das piscinas estava vazia e em obras, abriu também nos últimos 2 dias em que lá estive.
      Um dos bares também fechou, o que tem as mesas de snooker, mas a reabertura foi muito rápida.
      Por isso quando me vim embora não haviam obras em mais nenhum local utilizável por nós (sendo que estão a construir alguns edifícios novos, ou a re-construir, não percebi bem, mas nada disso interfere com os hóspedes).
      Se começaram mais algumas obras entretanto já não o sei dizer, mas com a rapidez com que as coisas se processaram quero acreditar que a 27 já esteja tudo finalizado.
      Se tiver mais alguma dúvida em que eu possa ajudar não hesite em perguntar. :)

      Eliminar
    2. De nada, sempre às ordens! :)

      Eliminar
  6. Obrigada! Irei em breve visitar o teu blogue! :)

    ResponderEliminar
  7. Achei esse hotel lindo, parece ser bem confortável. E essa comida, que maravilhosa?

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era realmente confortável e a comida agradável! :)

      Eliminar
  8. O mal das reservas é geral, já fui a vários países e acontece muito... o importante é a resposta do hotel a essas acções. Há hóteis que se vêm toalhas "paradas" muito tempo e sem ninguém, retiram-nas e levam-nas para a recepção... resolvido!
    As fotos são lindas! Que maravilha... :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo que as pessoas fazem isso já por costume é essencial que a gerência dos hotéis tenho um papel mais activo na luta contra esse mau hábito, ainda bem que há alguns que o fazem! Beijinhos

      Eliminar
  9. Oie, tudo bem?
    Amei o post, super completo, e as fotos estão lindas.
    Melhor coisa é curtir um lugar assim sem celular, e aproveitar o melhor <3
    Beijos!
    Leitura Nossa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Aline! :) É mesmo, assim consegui desligar do mundo exterior! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Realmente a situação das obras é muito chata... pelo que sei é um hotel com alguns anos e já precisa, mas é sempre um transtorno para o hóspede.
    A situação das espreguiçadeiras acontece em todo o lado, mas no Iberostar há mais que suficiente para todos e os funcionários têm autorização para retirar as toalhas ao fim de um certo tempo (ou se alguém reclamar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ali parece que também têm autoridade para tirar as toalhas, mas aparentemente dá-lhes mais transtornos/problemas quando tiram as toalhas do que aguentar as reclamações de quem não tem lugar por os lugares estarem reservados. É estranho mas foi o que me disseram!
      Quanto às obras pelo que li volta e meia estão em obras para manutenção dos espaços.

      Eliminar
  11. Adorei as fotos, eu ia gostar muito de estar por esses lados :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, é mesmo tudo bonito por lá, passei uns bons dias! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. o hotel é super lindo ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar