O diário da Inês

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Coimbra

"Coimbra é uma lição
De sonho e tradição"

Quem não conhece esta canção? Acho que já todos a ouvimos pelo menos uma vez na vida.
Eu contando com esta vez já foi a 3ª vez que visitei Coimbra de forma mais aprofundada, mas como das últimas vezes que o fiz ainda não tinha o blogue ou não escrevia sobre viagens no blogue, aqui estou eu desta vez para vos mostrar algumas das coisas bonitas que há para ver em Coimbra, e tantas que elas são.
Para além de outros encantos Coimbra é mais conhecida por ser uma cidade universitária, sendo esta a mais antiga de Portugal, foi fundada em 1290 por D. Dinis. Sendo que desde 22 de Junho de 2013 foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A Biblioteca Joanina é para mim um encanto, é linda e não me canso de visitar. Infelizmente não tenho fotos pois é proibido fotografar lá dentro. E sabiam que dentro da biblioteca há morcegos a viver, morcegos esses que estão lá para comer os bichos que destroem os livros? Infelizmente também nunca vi nenhum desse pequenos habitantes pois nunca visitei a biblioteca de noite.
De resto para saberem um pouco do que há para ver em Coimbra vejam as fotos que se encontram legendadas, é melhor do que estar aqui a enumerar monumentos. :) Nas fotos falta-me a Sé Velha que nem sei bem porquê não tirei nenhuma foto!
Nos próximos dias irei falar sobre os sítios onde comi...

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


Quinta das Lágrimas

Portal e Janela neogóticos na Fonte dos Amores



Fonte das Lágrimas




Hotel Quinta das Lágrimas


Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Estátua da Rainha Santa Isabel no exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Vista da parte exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova: Igreja da Rainha Santa Isabel



Claustros do Museu de Santa Clara-a-Nova




Estátua de D. João III no Paço das Escolas

Exterior da Biblioteca Joanina no Paço das Escolas

Paço das Escolas

Porta da Capela de São Miguel e Torre da Universidade de Coimbra - no Paço das Escolas

Paço das Escolas

Sala para onde saímos a partir da Biblioteca Joanina

Pormenor do tecto no interior da Capela de São Miguel

Órgão na Capela de São Miguel

Vista da Torre da Universidade para o Paço das Escolas

Vista da Torre da Universidade para o lado do rio Mondego

Vista da Torre da Universidade para a porta de entrada do Paço das Escolas

Sé Nova de Coimbra vista da Torre da Universidade




Sala das defesas de doutoramento e honoris causa




Sé Nova de Coimbra

Museu da Ciência

Aqueduto  de São Sebastião

Parque de Santa Cruz

Cascata no Parque de Santa Cruz

Igreja de Santiago

Igreja de Santa Cruz

Interior da Igreja de Santa Cruz




Estátua de Joaquim António de Aguiar no Largo da Portagem

Agência do Banco de Portugal

Antiga ponte de Santa Clara

Ponte Rainha Santa Isabel

37 comentários:

  1. Ai, digam lá o que disserem. A arquitetura moderna não tem nem uma quinta parte da beleza da arquitetura antiga. Eu era capaz de ficar aqui a horas a admirar fotos dessas! Estão lindas! A vista da torre da universidade é muito bonita! Fico então à espera do comer que por Coimbra também não deve ser nada mau! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes começo a pensar o que vamos nós deixar para o futuro, não vai haver nada para visitar e conhecer. Sobre as comidas em Coimbra vou ter uma boa recomendação de lanche com guloseimas e uma experiência não muito boa pelo almoço, tive azar! Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda à dias lá estive com os meus pequenotes no Portugal dos pequenitos, é uma cidade linda!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, não me canso de visitar, tem imenso que ver. Mas por acaso nunca fui ao Portugal dos pequeninos, embora tenha muita curiosidade. Beijinhos

      Eliminar
  3. Estive lá apenas uma vez de passagem.
    Lindas fotos.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! É uma cidade que merece ser visitada com alguma calma. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  4. Esta cidade é-me familiar e tem "mais encanto na hora da despedida"...

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que sim, que tem, conheço quem lá tenha morado e lhe tenha custado deixar a cidade. Beijinhos

      Eliminar
  5. Linda cidade, Inês. Já lá estive por duas vezes,mas ainda não de forma aprofundada. Pelas tuas fotos deu para perceber o que ainda falta explorar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, é uma cidade com grande riqueza arquitectónica e tem imenso que ver, só ao fim de algumas passagens começamos a conhecer quase tudo! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoro esta cidade, ou não tivesse eu casado aqui.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade muito bonita e que também gosto muito! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. É uma cidade bem bonita! Não conheço tudo mas já lá fui umas quantas vezes!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ainda me falta conhecer algumas coisas... :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Coimbra, uma cidade de muitos encantos. Nunca fui à Quinta das Lágrimas, mas adorei as imagens, tenho de ir. De Coimbra pouco conheço, apenas a zona da Universidade, a Igreja (devido a um batizado) e pouco mais.
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu embora ainda não conheça tudo já conheço uma grande parte e a quinta das lágrimas é um local muito bonito! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Que lugar incrível, Inês! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, maravilhosa fotorreportagem da encantadora cidade de Coimbra, quem a visita nunca mais a esquece.
    Resto de boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Tem toda a razão, é uma linda cidade que fica guardada na nossa memória e coração! :)
      Boa semana!

      Eliminar
  11. Há uma magia em Coimbra, que ligar incrível!

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. He he he, é mesmo essa a vontade que fica, de visitar e conhecer tudo! ;)

      Eliminar
  13. Realmente querida Inês, Coimbra é uma cidade historicamente universitária.Feliz de quem tem a oportunidade de estudar nas suas universidades. Cidade linda, com belas arquiteturas. Adorei a sua postagem, super rica e esclarecedora!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! :) Eu por acaso não cheguei a estuda por lá mas não me importava nada pois deve ser uma vivência muito boa! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Eu sempre cantei assim depois é que soube que era diferente! he he he :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Ora ai está mais uma cidade que adorei conhecer o ano passado! Excelente local para excelente fotos como as tuas!!

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma cidade propícia a fotos bonitas e encantadoras! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Tens uma vista aérea da Sé Velha. Hehehe!

    ResponderEliminar
  17. Nunca visitei nada em Coimbra, acreditas? É pena, há tantos sítios giros por lá! Qualquer dia corrijo essa falha :) Até lá, as fotos já chegaram para conhecer um bocadinho dos locais mais famosos! A biblioteca deve ser muito gira, pena não teres visto os famosos morcegos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade cheia de encantos e coisas para visitar. É mesmo, tenho muita pena de não me ter cruzado com nenhum morcego, que são tão fofos e ali são também muito úteis! :)

      Eliminar