O diário da Inês

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Comidas da mamã - Peixe com legumes gratinados

No que toca a comer peixe não há nada como inovar e tornar pratos que podem ser super desinteressantes em pratos cheios de gosto e que nos fazem comer com gosto. Isto é particularmente importante no que se refere às crianças que não são muito fãs de peixes e também aos adultos que não lhes acham particular piada. Esta sugestão que vos trago hoje é uma forma perfeita de comer tanto peixe como legumes.

Ingredientes:
  • filetes de peixe (um qualquer que gostem)
  • couve-flor
  • courgette
  • cenoura
  • cebola
  • alho
  • limão
  • azeite
  • sal e pimenta q.b
  • molho béchamel
  • queijo ralado

Modo de preparação:
Temperar os filetes com limão, sal e pimenta e deixar marinar durante algum tempo para que tome de sabores. 
Numa frigideira com um fundinho de azeite, cozinhe a cebola cortada em rodelas e o alho laminado, quando a cebola estiver translúcida junte os filetes e deixe cozinhar. Após os filetes estarem cozinhados retire e reserve. 
Juntar na frigideira que ainda contém a mistura de cebola com o alho, a courgette e a cenoura, ambos ralados. Deixar cozinhar. 
Num tacho à parte cozinhar a couve-flor em água com sal. 
Numa travessa de ir ao forno colocar em camadas a couve-flor, o peixe e a mistura dos legumes. Cobrir tudo com molho béchamel onde se misturou algum queijo. Por cima colocar mais queijo e levar ao forno a gratinar.





38 comentários:

  1. Looks good!

    http://carinazz.blogspot.com.ee/

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês: eu que pertenço àquela categoria dos que não morrem de amores por peixe, adorei esta tua sugestão. Desta maneira tenho a certeza de que ia gostar. Para mais , este prato já vem acompanhado pelos legumes. Muito bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pertenço à categoria dos que não são grandes fãs de peixe e legumes, mas feito desta forma comi que me regalei! :D Beijinhos

      Eliminar
  3. Deve ser bem bom!

    Beijinho

    https://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/2016/09/bolo-de-bolacha-torrada-com-frutos-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um prato bem saboroso, até se come só pela gulodice! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Assim não custa nada comer peixe! Eu gosto imenso de peixe! Mas nem sempre foi assim! Em miúda dava imenso trabalho à minha mãe para comer peixe! Hoje é completamente diferente! Quando vou ao restaurante se houver bom peixe é isso que escolho! Mas essa tua sugestão é muito boa para os que não gostam! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eu já gostei menos de peixe do que gosto actualmente, ainda assim não sou capaz de gostar de um simples peixe cozido, posso comer, mas dizer que gosto é mentira. :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Uow...amo peixe.
    Isso deve ficar bom demais, mais uma rceita anotada.

    Bjim...
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo muito bom, eu adorei e nem sou a maior fã de peixe. :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Uau, que delicia Inês! Deve ficar uma delicia. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  7. Que prato guloso e sem ser doce! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana, há pratos que são capazes de ser gulosos sem ser doces, não diria melhor! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Ficou com óptimo aspecto!
    Adoro pratos assim de forno gratinados!
    Está perfeito!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana. Os pratos de forno também me fazem muito feliz! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Parece-me ser uma excelente forma de comer peixe, sempre a comida mais indesejada! =)
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He he he, é mesmo um produto indesejado por muita gente, por mim já foi mais, ainda assim não posso dizer que sou grande fã. Beijinhos

      Eliminar
  10. Ver esse peixe quase na hora do almoço me deixou ainda com mais fome!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
  11. Inês meu doce,
    Que maravilha este gratinado. Lembra-me um que a minha mãe também faz e agora fiquei com vontade de o reproduzir, mas levo esta tua versão, pois tem um aspecto divino.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lia! :) Este é mesmo comida de mãe, não sei se eu o faria tão bem como a minha mãe o faz! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Que textura maravilha!! Bem cremosa!! Óptima sugestão para quem não aprecia peixe, disfarça muito bem!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! :) É o disfarce perfeito, fica tão bom que como sempre imenso! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá, minha querida Inês!
    Inovar receita é comigo mesma, sugestão mais que perfeita.
    A última foto deixa qualquer pessoa com água na boca, tá
    irresistível!
    Belo prato amiga!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) Este prato é mesmo de dar água na boca, logo pelo cheiro e aparência e depois pelo sabor. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  14. Não costumo gostar muito deste tipo de pratos, mas fiquei com muita curiosidade em experimentar! Quando voltar para Lisboa vou mesmo experimentar. kiss^^

    Giveaway Back to School | Patsilvarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é um prato que irei fazer mais vezes pois gostei muito! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Parece ate ser mesmo bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha! Assim não custa nada comer peixinho :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que não custa nada, até se come por gosto e pedimos bis! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Disfarçar peixe e legumes na comida de forma a que as crianças os comam nem sempre é fácil, mas conseguiste fazê-lo com sucesso, esse prato parece tão bom! :D

    ResponderEliminar