O diário da Inês

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Alquimista

Fui a este restaurante por um acaso do destino pois o meu objectivo era ir a outro local que dizia estar aberto, mas que me fez bater com o nariz na porta. Depois dessa contrariedade lá fomos à procura de outro sitio aberto, o que a um domingo à noite em certas zonas pode ser complicado. Encontrámos este restaurante aberto e entrámos um pouco a medo devido à baixa pontuação dada na Zomato. 
Felizmente a experiência foi muito boa e das criticas que lhe são apontadas apenas sou obrigada a concordar com uma delas que é o preço um pouco elevado. De resto correu tudo muito bem, a menina que nos atendeu era muito simpática e preocupada. O próprio chef veio à mesa falar connosco e mostrar preocupação com o nosso bem estar. 
Ok, que a decoração não é arrojada como hoje parece ser moda na maioria dos espaços, mas é uma decoração normal, típica de antes das decorações da moda. É tudo bastante higiénico e a casa de banho estava impecavelmente limpa (coisa que aprecio muito em qualquer sitio a que vá).
Quanto à comida em si, as doses são generosas, o polvo estava super tenro, quase que se desfazia na boca. O bife também estava muito tenro, a faca até parecia que estava a cortar manteiga. A maminha era muito saborosa, mas infelizmente já não tão tenra como o bife. Tudo grelhado no ponto e a acompanhar com batatas fritas caseiras, o que muito aprecio. Outra particularidade que achei muito interessante foi o facto das batatas fritas virem sem sal. Depois trazem o saleiro e cada um tempera a seu gosto. Uma ideia que outros restaurantes deveriam adoptar, é que por vezes até se fica com os lábios a arder tal é o excesso de sal. As carnes para mim também estavam temperadas no ponto, o que para algumas pessoas pode significar que teriam pouco sal. 
Como as doses eram bem generosas e comemos entradas não fiquei com fome para comer sobremesa. Ao todo pagámos 16.30€/pessoa, o que não foi propriamente barato, mas foi este o restaurante que nos salvou num domingo à noite quando estava com um casal amigo que tem uma filha bebé!

Morada: Rua Mestre de Aviz, 7B, Oeiras, Lisboa




Sangria tinta

Entradas: pão e azeitonas

Entradas: queijo curado

Polvo à lagareiro

Bife de vaca grelhado com ovo estrelado e batata frita

Maminha grelhada com ananás grelhado e batata frita

O Alquimista Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

40 comentários:

  1. Quando li Alquimista pensei que fosse aqui em Viana pois aqui também tem um com esse nome.
    A comida tem toda muito bom aspecto, acho boa ideia a batata vir sem sal.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As batatas virem sem sal é mesmo a melhor ideia de todas, eu que não sou grande fã de coisas salgadas adorei! :) Boa semana!

      Eliminar
  2. Não conheço esse restaurante, a comida parece muito bem! Tem bom aspecto e o espaço acolhedor =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o chamado sitio da moda, mas fui muito bem servida e comi muito bem! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Às vezes há restaurantes que têm muita pontuação e depois até nem são assim tão bons. E depois há outros que têm baixa pontuação e se revelam uma agradável surpresa! Se há coisa que também aprecio num restaurante é o wc limpo como deve ser. Nestas férias fui a um restaurante mais caro e a casa de banho parecia que não era limpa há uma semana! Depois noutro restaurante mais barato em que o acesso ao wc não era muito bonito inesperadamente o wc estava do mais limpinho que há! Nestas férias também comi maminha e era mais dura em comparação com o bife! E também prefiro que as batatas venham sem sal, até porque desde miuda que me habituei a comê-las sem sal. A comida tem bom aspeto! Talvez um pouco puxada como tu dizes, mas pior seria se não estivesse bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a isso das casas de banho é mesmo verdade, já fui a sítios mais chiques e que a casa de banho estava vergonhosa e o caso oposto aconteceu-me em Espanha num tasco, assim com um aspecto duvidoso e cujo acesso à casa de banho também era estranho e depois a casa de banho estava um brinco, até dava gosto! :)
      Também comemos as batatas sem sal! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom dia, minha linda Inês!
    Pagar um pouquinha mais caro e comer bem não importa, é ruim quando a comida é cara e não presta. Já paguei caro e comi mal.
    Essa ultima foto me deixou com fome, amo abacaxi grelhados e batata frita também, hummmmmm...!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, querida Andréa, tens toda a razão, pagar e comer mal é que não, assim comendo bem nem se nota tanto! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei do restaurante que me parece despretensioso e agradável. A comida também parece boa , pelo menos pelo aspeto e pelo que tu dizes.Nem achei muito caro. Aqui,muitas vezes, comemos bem mais caro e sem tanta variedade.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, é mesmo um restaurante despretensioso, daqueles da moda antiga mas onde fui bem servida e comi bem. :) E sim, tens razão já paguei mais em sítios em que comi pior... Beijinhos

      Eliminar
  6. De facto a comida tem bom aspecto!
    O preço também me parece um pouco carote tendo em conta que não comeram sobremesas :p
    Mas como dizes, salvou o domingo, foi óptimo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, o facto de me ter salvo o domingo já desculpava qualquer coisa mas ainda tive a sorte da comida ser boa e o atendimento simpático. :) Beijinhos

      Eliminar
  7. também já me aconteceu bater com a porta no nariz. Desta vez até nem te safaste mal! O polvo tem muito bom aspecto e gostei do pormenor das batatas virem sem sal!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Joana, fiquei furiosa pois tive o cuidado de verificar se estavam abertos antes de combinar lá ir, e depois chegar e bater com o nariz na porta! Depois toca de andar de rua em rua a ver se encontrávamos algum lugar aberto, isto tudo com um carrinho de bebé, que não passa na maioria dos sítios devido à nossa falta de acessos, não imagino o que é a vida de uma pessoa que ande de cadeira de rodas!
      Mas pronto a noite acabou muito bem! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. A comida parece ser boa. Realmente é uma boa ideia as batatas virem sem sal, deveriam fazer isso em mais restaurantes, eu iria adorar porque não gosto de comida com muito sal e assim poderia temperar ao meu gosto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei as batatas assim, nem lhes coloquei sal e souberam muito melhor, do que casos em que saio do restaurante com os lábios a arder pelo excesso de sal! Beijinhos

      Eliminar
  9. Lugar maravilhoso essas batatas é tudo de bom, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. Olha que parece realmente ser muito bom, pode ser que um dia o destino também me leve lá, quem sabe. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim foi mesmo o destino que me levou até lá pois nunca tinha ouvido falar ou passado sequer perto! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. É sempre bom vir aqui e ficar a conhecer restaurantes! :) Para mim as batatinhas caseiras também fazem a diferença e virem sem sal, acho brilhante.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia já me parece muito mal ir a um restaurante e servirem-me batatas pré-fritas! Estas estavam perfeitas! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. hum a comida parece ser muito boa, ótimo post bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Que lugar encantador, a comida parece ser maravilhosa mesmo, Inês! Fiquei com água na boca. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram uns excelentes grelhados com umas batatinhas mesmo boas! :D Beijinhos

      Eliminar
  14. Nossa esse lugar parece ser ótimo, beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um lugar encontrado por acaso mas muito bem encontrado! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Não acho caro e tem bastante bom aspecto.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava tudo muito bom e comparando com alguns sítios a que já fui realmente não estava assim tão caro... Beijinhos

      Eliminar
  16. Nossa amei o espaço, quero muito conhecer.
    Se a comida valer cada centavo, pago mais caro tranquilamente.
    As batatas sem sal tbm deveria ser lei, quando não vem sem sal vem salgada demais, melhor evitar né.
    Amei o post.

    Bjs
    La Rosa Blanca
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, devia mesmo ser lei as batatas virem sem sal, assim cada um comia ao seu gosto! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Me pareceu um lugar muito bacana. E eu não achei tão caro, tendo que levar em conta os aumentos que a crise tá trazendo em tudo.

    Uma ótima semana! https://realidadecaotica.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é verdade, aqui aumenta os preços de tudo menos dos salários! Boa semana.

      Eliminar
  18. Foi uma boa 'emenda'! Achei muito positiva a parte relativa aos temperos, que realmente costumam ser exagerados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei essa parte fantástica, é que já temperada podem não agradar a todos e assim agrada a toda a gente pois permite temperar ao nosso gosto. :)

      Eliminar