O diário da Inês

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Pernas de frango assadas com abóbora e batata doce

Depois da Marta (Intrusa na Cozinha) ter decidido que o ingrediente do mês de Outubro era a abóbora eu fiquei logo a matutar no assunto. Para mais tinha ali um saco de abóbora congelada, abóbora essa que foi criada no quintal dos meus pais, aumentado assim a importância de eu me incluir nesta mesa de Outubro.
Ainda fiz uma sopa, mas não achei que seria adequado pois a abóbora era apenas só mais um ingrediente entre tantos outros num creme de legumes. Depois ainda pensei em fazer um bolo, mas o meu forno ainda não está operacional para bolos.  Depois pensei, não está operacional para bolos mas está para assados e foi assim que me decidi por este prato. A carne de eleição foi o frango, a minha carne favorita e à abóbora para que ela não ficasse sozinha como acompanhamento juntei batata doce, que eu tanto gosto. 
É desta forma que vou participar na mesa de Outubro da Marta.

Ingredientes:
  • pernas de frango
  • abóbora
  • batata doce
  • cebola
  • mistura de especiarias (eu usei uma mistura marroquina, mas podem fazer uma mistura com várias especiarias ao vosso gosto)
  • pimenta e sal q.b.
  • vinho branco
  • azeite

Modo de preparação:
Marinar as pernas de frango numa mistura de especiarias, pimenta, sal, vinho e azeite, durante pelo menos 30 minutos. 
Num tabuleiro de ir ao forno disponha a cebola cortada em finas rodelas, por cima coloque as pernas de frango. Em volta das pernas disponha a abóbora e a batata doce, ambas cortadas aos cubos. Regar tudo com a marinada do frango.
Levar ao forno durante cerca de 1h, ou tempo suficiente para que fique cozinhado e as pernas com uma cor dourada. 





33 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu mais do que abóbora no forno adoro batata doce no forno, embora a junção das duas tenha corrido muito bem! :)

      Eliminar
  2. Acho ótimo! Gosto imenso de frango assado!E batata doce e abóbora são outras duas coisas que eu adoro! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da junção, ficou uma mistura de sabores que me agradou muito! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bom aspeto. Nunca comi batata doce.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Adoro as batatas doces assim! =)
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, sou perdida por batatas doces desde sempre, não é só agora que viraram moda! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Outubro e abóbora combina! Também tenho um saco congelado de abobora aos cobinhos a pedir uso :)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, é o mês da abóbora e como tal de ela nos começar a encher os congeladores. A minha agora já vai quase de volta. :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Querida Inês: uma comida bem outonal. Adoro batata-doce e abóbora no forno e este prato vem assim com um acompanhamento perfeito para mim.
    Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia, nunca tinha comido abóbora assim, só junta com muitos outros legumes e na verdade gostei bastante assim. :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro! Tudo! A abóbora assim cozinhada fica tão saborosa, gosto mesmo muito.

    O prato também está engraçado, parece que tem orelhinhas de Mickey! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! :) Ah ah ah, nem tinha reparado, mas tens razão. :D Beijinhos

      Eliminar
  8. isto é das melhores coisas que me podem dar num dia de outono, frango assado no forno com batata doce e abóbora... a Marta vai ter uma mesa de chorar, este mês!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ruth, pelo que tenho visto vai ser mais uma mesa recheada de coisas boas! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Querida Inês,
    O teu franguinho está douradinho do jeito que eu gosto e os acompanhamentos estão perfeitos!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa, eu também gosto dele assim douradinho, com aquela capinha mais dura! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Que combinação feliz! Vou experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, tenho a certeza que vai adorar! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Do melhor que há Teresa! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que belíssima refeição Inês! Deliciosa :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, é mesmo comida de conforto! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. É uma refeição que me agrada muito!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me agradou imenso, não tinha muita certeza de se iria gostar da abóbora assim, mas adorei! Obrigada. :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Inês,
    que bom que tomaste o gosto por te sentares à minha mesa! minha/nossa :)
    A receita que trazes é uma daquelas que faço vezes sem conta na minha cozinha, e que nos conforta o corpo e a alma. Adoro a combinação da abóbora com a batata doce em assados, acho que se completam maravilhosamente. Esta receita expressa bem o que digo todos os meses quando lanço um novo ingrediente, que é efectivamente destacar receitas que adoramos, e que por alguma razão nunca lhe demos o devido destaque. Adoro!
    Obrigado Inês por teres trazido à mesa uma receita tão aconchegante, tão deliciosa, e que eu adoro.
    Beijocas enormes
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marta, eu por acaso era um prato que nunca tinha experimentado e tinha receio de não gostar da abóbora assim. Mas afinal adorei a conjugação dos sabores e é receita a repetir muitas vezes. :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Bela escolha! Esse assado ficou mesmo reconfortante :D

    ResponderEliminar