O diário da Inês

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Cogumelos

Já muita curiosidade estes cogumelos me tinham despertado, mas nunca os tinha experimentado. Logo quando comecei a ouvir falar deles comprei uma caixa para oferecer. Infelizmente dessa caixa não nasceu nada (ou melhor nasceu mas ainda dentro da caixa fechada e acabou por se estragar) e eu fiquei um pouco desmotivada para comprar uma para mim. Aproveitei há já algum tempo uma promoção em que comprei duas pela preço de uma.
Felizmente o resultado desta vez foi diferente e os cogumelos começaram a nascer quase uma semana depois de ter começado o cultivo. Nove dias depois de ter iniciado o cultivo tinha este lindo cacho de cogumelos mutantes (por serem enormes) para colher. Não os pesei mas ainda era muito e deram uma frigideira bem cheia. Infelizmente após esta colheita não deram mais nenhuma, o que me deixou muito triste. 
Resolvi cozinha-los de forma bem simples para lhes realçar o sabor. E claro está que fiquei muito feliz pois foi a primeira vez que comi uma coisa cultivada  por mim! :)

Ingredientes:
  • cogumelos
  • alho
  • manteiga sem sal
  • sal q.b.

Modo de preparação:
Passar os cogumelos por água, partir em tiras e colocar numa frigideira. Após os cogumelos perderem água e estarem quase secos juntar os alhos laminados e temperar de sal. Quando já estiverem quase totalmente cozinhados adicionar uma colher de sopa de manteiga sem sal, misturar bem e deixar ao lume no máximo mais uns 5 minutos. 






Já a segunda caixa de cogumelos, os cogumelos que nasceram já se pareciam bem mais aos que tinha visto em fotos o que me deixou bastante satisfeita. Embora bem diferentes dos primeiros, também acabou por ser um bom cacho que ainda deu uma boa dose de cogumelos. Como os cozinhei de maneira diferente no fim não avultaram a tanto mas penso que isso se deveu apenas e só à maneira de cozinhar. Assim aqui vos deixo a outra receita.

Ingredientes:
  • cogumelos
  • bacon aos cubos
  • 1 colher de manteiga
  • salsa picada

Modo de preparação:
Passar os cogumelos por água, partir em tiras e colocar numa frigideira. Após os cogumelos perderem água e estarem quase secos juntar o bacon. Deixar cozinhar mais um pouco e adicionar a colher de manteiga e a salsa picada. Deixar cozinhar até estar tudo bem apurado.






Infelizmente como ambas as caixas só produziram um ciclo de cogumelos (embora na embalagem diga que podem dar até 3 ciclos de cogumelos) e por muito giro que seja cultivar os nossos cogumelos em casa, penso que sai caro comprar estas caixas. 

28 comentários:

  1. Olá,
    Também já comprei uma caixa destas. É giro vê-los crescer tão rápido.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lua! É uma loucura a rapidez com que crescem, parece que se ficarmos a olhar dá para os ver crescer! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eu comprei pois despertava-me muita curiosidade! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Nossa, nunca tinha visto essa caixa kkk
    Já vou comprar pra plantar os meus, achei super legal

    Desencana mina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem de várias marcas e os cogumelos são bons! :)

      Eliminar
  4. Bom dia, gosto de comer cogumelos de toda a maneira e feitio, não conhecia os que apresenta.
    Feliz ano de 2017 com a concretização de todos os sonhos,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Eu até hoje também ainda não descobri uma maneira em que não goste de cogumelos. :) Obrigada, que 2017 lhe traga tudo o que mais deseja.

      Eliminar
  5. Que legal!Nunca comi cogumelos. Tem gosto parecido com o que?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gosto vai depender do tipo de cogumelo, porque consoante a espécie o sabor pode ser bem diferente. Tens que experimentar para ver se gostas. :)

      Eliminar
  6. Que delícia! Também já tive um Gumelo e o meu filho adorou ver todo o processo!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente interessante ver como do nada aparece um cacho enorme de cogumelos. E a rapidez com que crescem é fascinante! :D Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro cogumelos! Vou ter que experimentar estes! ;)
    http://amiudadecaranguejo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro cogumelos, mas a minha mãe detesta, por isso nunca compra rs.
    Adorei o post e as receitinhas! Arrasou.
    Boas festas.

    www.esteticando-se.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena, felizmente na minha casa todos adoramos e por isso todos estamos sempre dispostos a comer cogumelos! :) Obrigada! Boas festas também para ti. :)

      Eliminar
  9. Querida Inês: já tinha visto estas caixinhas e achei muito gira a ideia. Gostei das tuas receitas e fazê-las com um ingrediente cultivado por nós tem outra graça.No entanto concordo contigo. Torna-se muito caro cultivar estas caixinhas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tiver a sorte de conseguir que nasçam 3 ciclos de cogumelos já não sai caro, mas infelizmente esse não foi o meu caso. :( Mas os cogumelos são bem bons e resultaram nuns belos petiscos. :) Beijinhos querida Márcia.

      Eliminar
  10. Eu não conhecia essas caixinhas amiga, que maravilha poder
    saborear cogumelos frescos.
    Eu adoro cogumelos, fazem tão bem à saúde!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo querida Andréa, os cogumelos para além de saborosos fazem muito bem à saúde! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Tenho visto esses cogumelos em vários Blogs, mas nunca os via à venda... :) Acho tão engraçado a forma como crescem dentro das caixas!
    Que belas sugestões, adoro cogumelos :)
    Beijinhos e bom ano! :)
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei pela internet mas uma amiga disse-me que se vendem também nos postos de combustível! :) Obrigada! Beijinhos e bom ano.

      Eliminar
  12. Nunca tinha ouvido ou visto tal coisa, mas a minha filha sim, ela adorou o post.
    Pena que realmente só tenham dado uma única produção. Mas parecem uma maravilha.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Estas eu comprei pela net, mas uma amiga minha diz que também se vendem nos postos de combustível. Sim, foi mesmo uma pena não terem produzido mais, tive azar. Beijinhos

      Eliminar
  13. Pois, acho que é mais pelo entretenimento, porque o preço não compensa! De qualquer modo é uma experiência gira e uma boa prenda :) Achei piada à diferença entre os dois, a segunda caixa ficou adorável, com os cogumelos muito perfeitinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo entretenimento vale definitivamente a pena, é fascinante observar a rapidez com que crescem! :D E sim, a segunda caixa adorei, super lindinhos! :D

      Eliminar