O diário da Inês

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Comidas da mamã - Beringela gratinada

Eu já aqui tinha publicado uma receita de gratinado de beringela a que também se pode chamar pizzas de beringela. Hoje a receita que trago tem muito mais ar de gratinado e é bem mais composta e saborosa ou não tivesse sido feita pela minha mãe...
A beringela feita desta forma tanto pode servir de refeição ou como acompanhamento para uma carne grelhada que foi o caso aqui em casa.
E como sei que com este frio o que apetece fazer durante o fim de semana são pratos de forno porque sabem bem e nos aquecem a casa, aqui vos deixo esta sugestão. :)

Ingredientes:
  • beringelas
  • tomate
  • cebola
  • alhos
  • louro
  • salsa
  • azeite
  • queijo ralado
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Lavar muito bem as beringelas e cortar em fatias. Colocar em cima de uma rede e colocar sal, deixar assim durante 1h. Após o tempo terminado passar por água corrente e secar com papel absorvente. Grelhar a beringela.

Num tacho colocar um fundo de azeite, a cebola, alho e tomate picados, o louro e a salsa. Deixar cozinhar até ter um molho de tomate apurado.
Numa travessa de ir ao forno dispor de forma alternada camadas de beringela, molho de tomate e queijo ralado. Finalizar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar. 




Hoje voltamos a ter mais um Na mesa de Natal não pode faltar... E quem é a autora desta bela receita que vos mostro na foto abaixo? É a Joana do blogue As Receitas da Mãe Galinha. E para a Joana Na mesa de Natal não pode faltar... Tarte de amêndoa! Concordo e sendo uma destas ainda melhor. :)
Passem pelo blogue dela, aqui, e vejam a receita!



30 comentários:

  1. Eu adoro! A beringela feita desta forma fica mesmo espetacular! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que comi desta forma e comi até cair para o lado de tão boa que achei! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca experimentei faezr a beringela assim, deve ficar muito boa! =)
    Mais uma excelente receita para visitar.
    Beijinhos.,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica óptima, tão gulosa que serve de refeição sozinha se quisermos! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Querida Inês,
    Por aqui o tempo está amanheceu frio e chuvoso, bom para
    saborear esse tipo de prato que eu adoro!
    Vou fazer essa delícia, hummmmmm...!

    Beijinhos, bom fim de semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, com o tempo assim apetece ligar logo o forno! :) Tenho a certeza que vais adorar. Beijinhos

      Eliminar
  4. A beringela , desta forma, deve ficar muito saborosa. Não sou grande fã de beringela,mas sou de gratinados e por isso sei que ia gostar deste prato.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou a maior fã de beringela, mas cozinhada assim, ou misturada com outros legumes, ou seja em gratinados, fica óptima! :) Beijinhos querida Márcia.

      Eliminar
  5. Adoro beringela, faço muitas vezes recheada, tenho de experimentar assim!
    Obrigada pela partilha deste desafio, estou a achar o máximo e desejosa de ver as restantes receitas :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser um belo desfile de receitas, bom bom, era juntar toda a gente com estas iguarias numa mesma mesa! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoro berinjela! Já cozinhei algo parecido e adoro fazer pratos diferentes com berinjela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de berinjela, mas quase nunca compro.
    Essa receita parece ser muito boa!
    https://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também raramente compro mas agora que descobri maneiras interessantes de a cozinhar já compro mais vezes. :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Apreciamos imenso beringela cá por casa, mas esta receita ainda não tinha, parece uma verdadeira delícia! :D

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lina, se a experimentares conta o que achaste! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá.
    Confesso que não gosto muito de berinjela, eu tenho comer misturada com feijão e carne moída.
    Mas, a minha mãe faz assim as vezes.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com feijão e carne também fica muito bom, sozinha também não lhe acho grande piada! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Que delicia, quem não ama essas receitas de mãe né? Já quero fazer! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Kaila, receita de mãe é tudo de bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. acho que já sei o que fazer para o almoço de sábado, obrigada :D

    xoxo

    ResponderEliminar
  12. Eu confesso que não gosto de beringela, mas essa receita parece bem gostosa mesmo assim *o* Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu antes também não lhe achava particular piada, mas cozinhada assim fica muito saborosa! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Esse pratinho (é mais travessa) de beringela ficou tão reconfortante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou maravilhoso, basicamente quase que não comi da restante refeição! :)

      Eliminar