O diário da Inês

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Na mesa de Natal não pode faltar... Arroz Doce

Como já falei anteriormente a Ana do blogue A casinha das Bolachas teve a óptima ideia de juntar algumas bloggers para que à vez fossemos partilhando o que não podia faltar na nossa mesa de Natal. Hoje chegou o dia da minha partilha e para mim o que não pode faltar é o arroz doce. 
Para que fiquem também a conhecer um pouco mais sobre nós, a Ana elaborou algumas perguntas às quais vou primeiro responder. 


Quem está por de trás deste blogue?
Quem vos escreve aqui neste cantinho é a Inês, tal como o nome do blogue já deixa adivinhar. A Inês é uma Alentejana que vive no Porto há já alguns anos. Investigadora a tempo inteiro e blogger nos tempos livres. 

Quando surgiu o gosto pela culinária?
Sempre gostei muito de fazer doces, mas o interesse maior e a motivação surgiram mais quando virei o rumo deste blogue para as receitas. 

Quando e como surgiu o blogue?
O blogue surgiu como um diário (mais uma vez tal como o nome indica) quando fui viver uns meses para Inglaterra como parte do meu doutoramento. O objectivo era ir contando o que estava a viver para que os meus amigos mais próximos fossem sabendo o que se passava comigo. Quando voltei tive que mudar o rumo ao blogue e foi ai que surgiram as receitas, as reviews aos restaurantes e as viagens.

Gostas desta época do ano? Se sim do que mais gostas?
Eu adoro esta época do ano, adoro as decorações de Natal, as luzes, as festas, as comidas, a família reunida, e também em parte as prendas. Tenho que confessar que nunca perdi aquele entusiasmo que tinha em criança ao abrir as prendas de Natal na noite de 24, embora agora seja diferente, continuo a gostar da expectativa do desembrulhar e ver o que está dentro dos embrulhos! Parece que a criança dentro de mim ainda está bem viva! 

Existe algum ingrediente que te faça lembrar o Natal? Qual?
A canela, daí também o arroz doce. Acho que o cheiro da canela é muito natalício.

Costumas cozinhar no Natal?
Na verdade não. Como já devem ter reparado se me costumam ler, a minha mãe é uma excelente cozinheira e por norma eu apenas a ajudo na cozinha. Por vezes também posso fazer alguma coisa, mas o grosso dos cozinhados é mesmo ela que faz. 

O que nunca pode faltar na tua mesa de Natal para além de muito amor?
Se disser arroz doce, será que se torna muito repetitivo? :) 

Que receita vais partilhar e porque razão a escolheste?
Eu escolhi o arroz doce porque o associo deste sempre ao Natal, já que é uma sobremesa que desde sempre me lembro de constar na minha mesa de Natal. Mas penso que entre arroz doce e aletria toda a gente tem uma destas iguarias na sua mesa de Natal.





Como disse acima para mim na mesa de Natal não pode faltar arroz doce, mas a verdade é que quem o faz sempre é a minha mãe. E como é óbvio faz pelo método tradicional, tão tradicional que as quantidades são feitas a olho. Assim a filha, pessoa que precisa sempre de quantidades para conseguir fazer doces virou-se para a fiel amiga dos mais desajeitados na cozinha, a Bimby. E olhem que ela faz um belo arroz doce. Passemos então à receita que é o que vos interessa mais:

Ingredientes:
  • 1000 g de leite
  • 150 g de arroz carolino
  • casca de limão e casca de laranja
  • 1 pau de canela
  • 1 pitada de sal
  • 160 g de açúcar
  • 4 gemas de ovo
  • canela q.b.

Modo de preparação:
Coloque no copo o leite, o arroz, as cascas de limão e laranja, o pau de canela e o sal e programe 15min/90°C/Colher inversa/Vel Colher. 
Quando terminado o tempo retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida programe 25 min/90°C/Colher inversa/Vel Colher.
Adicione o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce, envolva com a ajuda da espátula.
Programe 10 min/90°C/Colher inversa/Vel 1.5. 
Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.

Assim ficam a saber que para mim Na mesa de Natal não pode faltar... Arroz Doce! :)


41 comentários:

  1. Cá em casa adoramos arroz doce mas faremos parte do grupo que não o tem na mesa de Natal! E isso acontece porque é uma sobremesa que faço com frequência ao longo do ano! Ainda há duas semanas fiz! Mas sabe sempre bem! E também acho que o arroz doce tem de ter canela! Já o meu filho mais velho acha que o arroz doce tem de ter... Muuiittaaa canela! O teu ficou lindo, com esses desenhos natalícios! Uma receita deliciosa e se pudesse comia agora uma taça ao pequeno-almoço! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Elisabete! Eu quando era pequena era como o teu filho e para mim o arroz doce também tinha que ter muita canela, tanta que uma vez até me fez mal! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Aqui pelas minhas bandas quem faz o arroz doce é a minha sogra e por isso nunca me aventurei e faço sempre aletria... mas um dia destes também tenho de fazer! O teu ficou muito apetitoso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu com o arroz doce e eu com a tarte de amêndoa, como a mãe do meu namorado faz uma tão boa eu nem tenho coragem de tentar! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei a decoração com canela que fazes no arroz doce, é algo tão simples e que se torna tão especial para a época! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Na parte da decoração tive a preciosa ajuda do meu namorado! :D Beijinhos

      Eliminar
  4. Amei demais suas respostas e a receita de arroz doce, você sempre trás receitas incríveis para o seu diário.


    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei de conhecer um pouquinho mais de ti! :)
    E temos em comum o gosto pelo arroz doce! ehehe
    Adorei!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos fazer aqui um acordo comemos primeiro o teu caril de lulas e de sobremesa o meu arroz doce! :D Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  6. Inês minha querida,
    Adorei conhecê-la mais um pouquinho, você é muito fofa, feliz
    de quem convive contigo!
    Essas tachinhas de arroz doce estão lindas e irresistíveis, a canela tem sabor de natal, adoro!

    Beijinhos e ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida Andréa! :) É mesmo, canela tem cheiro e sabor de Natal. :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Inês obrigada pela tua partilha e por fazeres parte desta rubrica! Adoro arroz doce! Quentinho então! Ai que bommm!!! :)

    Um beijinho
    Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho que agradecer por me teres convidado a participar, é uma honra participar numa rubrica tão deliciosa! Beijinhos e obrigada :D

      Eliminar
  8. Eu amo arroz doce!!!
    Mas confesso que a minha família não tem o costume de fazer ele para o Natal.
    Só que achei muito legal a tradição de vcs.
    Valeu pela receita.
    Beijinhos,
    Sabrine Varolo.
    Blog Entre Garotas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Na minha casa desde sempre que me lembro de haver arroz doce na mesa de Natal e penso que seja assim na maioria das casas. Arroz doce ou aletria! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu confesso que não gosto de arroz doce...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena, e de aletria? Eu por exemplo adoro arroz doce e aletria não aprecio!

      Eliminar
  10. É uma sobremesa que muito raramente faço, como sempre no Natal na casa da minha mãe.
    O teu esta uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está visto que é uma receita de mães pois também é sempre a minha mãe que faz. Eu só faço assim na bimby! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Levo já uma tacinha dessas comigo!!! Que maravilha ^_^
    E adorei ler as tuas respostas e conhecer-te um pouco mais!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Estas já acabaram mas posso fazer mais. ;) Beijinhos

      Eliminar
  12. Inês gostei de a conhecer um pouco melhor!
    Também adoro arroz doce!
    Bj

    ResponderEliminar
  13. Que delicia amei, obrigado pela visita bom final de semana.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  14. Olá lindona,
    aqui em casa todos amam arroz doce menos eu.
    Eu não sou muito fã de arroz doce nem de rabanada o cheiro me deixa um pouco enjoada rs
    Mas, valeu super a receita pois vou passar para minha mãe.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de rabanadas mas nem de perto como gosto de arroz doce. Aliás gosto de quase todos os doces de Natal. :) Quais são os teus favoritos? Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Gostei de saber mais umas coisinhas sobre ti, Inês e da tua receita de arroz doce também.
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Na minha nunca falta mesmo :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
  17. Inês gostei de a conhecer um pouco melhor!
    Também adoro arroz doce!
    Bj

    ResponderEliminar
  18. É um dos doces que mais faço ao fim de semana é rápido de fazer e muito bom. Na mesa de natal também não é esquecido.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro mas por acaso é algo que faço só muito de vez em quando, mas na mesa de Natal é mesmo presença obrigatória! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Posso pedir-lhe que confirme os tempos na receita... quinze minutos, depois mais 25 e por fim mais dez... fiquei a pensar se é mesmo assim a sua receita... a minha, também na Bimby, é tão mais rápida...
    E com quinoa, ou sarraceno, já experimentou...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita que faço é mesmo esta, é a que consta no livro original da Bimby. Não pode partilhar a sua, é que se é mais rápida à próxima experimento a sua! :)
      Nunca experimentei mais nenhuma versão que não esta.

      Eliminar
  20. Tem um aspecto delicioso :)
    Desculpa Inês, na sexta não consegui partilhar no blogue esta tua maravilha. Mas acaba agora de sair o post de divulgação :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia! Não há problema nenhum. :D Beijinhos

      Eliminar
  21. Haha, afinal não fui a única a escrever 'arroz doce' imensas vezes, até me sinto menos sozinha ao saber que me precedeste :P As tuas tacinhas ficaram muito cremosas, quando me apetecer fazer arroz doce tradicional já sei que receita usar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) O google deve ter emitido alertas pelo uso excessivo da palavra arroz doce em tão curto espaço de tempo, primeiro eu e depois tu! :D

      Eliminar