O diário da Inês

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bacalhau no forno com presunto e batatas doces

Bacalhau, o nosso fiel amigo que pode ser cozinhado de mais de 1000 maneiras, e eu que aqui no blogue só tenho pouco mais de uma dúzia de receitas com ele. Por isso, e para aumentar a lista de receitas com bacalhau, aqui deixo hoje outra e que por sinal ficou muito saborosa.

Ingredientes:
  • postas de bacalhau salgado demolhado
  • batatas doces
  • presunto
  • cebola
  • azeite
  • pimentão doce
  • limão

Modo de preparação:
Num tabuleiro de ir ao forno disponha uma camada de cebola finamente cortada às rodelas. Por cima coloque as postas de bacalhau. Em cima de cada posta de bacalhau colocar uma fina fatia de presunto. À parte corte a batata doce aos cubos e tempere com azeite, limão e pimentão doce. Coloque as batatas no tabuleiro junto ao bacalhau e leve ao forno, durante uns 30 minutos, coberto com papel de alumínio. Passado esse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais uns 20 minutos, ou até que tudo esteja cozinhado.



37 comentários:

  1. Muito boa sugestão para experimentar!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro bacalhau com batata doce! Aquela junção do doce com o salgado neste caso é mesmo boa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sou fã de bacalhau de todas as formas e feitios. No forno é excelente. Os garotos é que não vão na minha história...e lá tenho de reduzir as vezes que o cozinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que pena! Pode ser que com o tempo eles passem a gostar! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Que delicia amei, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  5. Uma perfeita combinação, batata doce e bacalhau, adoro!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Não é possível peixe se eleição para mim, mas cozinho-o porque eu não aprecio nas há quem o ame
    Kis :={

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é um peixe adorado por muitos, mas assim sendo também há quem não goste! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá, minha querida Inês!
    Eu amo bacalhau, além de versátil faz a alegria de muitos paladares!
    Delícia seu prato!

    Beijos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida! :) Beijinhos e uma excelente semana.

      Eliminar
  8. Foi o meu almoço ontem!! e estava mesmo bom =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum, então foi mesmo um belo almoço! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu também adoro bacalhau :)
    Há tanta coisa que se pode fazer com ele!
    Nunca fiz com batata doce, mas como adoro imagino que seja uma delícia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim sendo tens mesmo que experimentar pois fica uma combinação muito boa! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. É mesmo muito versátil! Adoro esta tua versão!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ainda não casei o bacalhau com a batata doce mas acho que devem ficar muito bem.
    Excelente aspecto essa comidinha.
    Boa semana Inês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Olha que casam mesmo muito bem. :) Boa semana.

      Eliminar
  12. Que maravilha, querida Inês! Adoro bacalhau com batata doce. Ia adorar este teu prato, de certeza. Tem um aspeto fabuloso e a receita é bem simples.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia. Aqui em casa foi feito para convidados e toda a gente adorou! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Eu adoro bacalhau ~ inclusive comi um prato com bacalhau nesse final de semana! Gostei bastante da receita. :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  14. É mesmo Sofia! :) Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Penso que a combinação é saborosa, mas falta algo verde cozido a vapor e salteado com azeite e alho
    Beijinhos.
    ~~~

    ResponderEliminar
  16. Nossa mas que delícia! Bom batata doce ainda não tinha visto ,deve ficar maravilhoso!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. receita maravilhosa!!! deu uma vontade agora ,até salvei aqui.bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Adorei a sugestão.

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar