O diário da Inês

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Comidas da mamã - Pataniscas de cavala

A cavala é um peixe que assim só por si não lhe acho grande piada, mas é como tudo, se for bem preparado e de uma forma mais compostinha eu já gosto. E como a cavala é um peixe nutricionalmente muito rico e que ainda existe com alguma abundância, é por isso ideal para ser consumido. Assim, hoje deixo-vos uma receita para que comam cavala de uma forma diferente e saborosa. 

Ingredientes:
  • cavalas cozidas, desfiadas e sem espinhas
  • 2 ovos
  • 100 g de farinha
  • cebola
  • salsa
  • água

Modo de preparação:
Misturar o peixe desfiado, com os ovos batidos, a farinha, a cebola e salsa picados, e água até que a mistura fique com consistência para que se consiga retirar às colheradas. Colocar as colheradas desta mistura numa frigideira com óleo quente e fritar. 


Não estranhem a minha ausência nos próximos dias pois vou tirar umas mini-férias, mas já já estou de volta. Entretanto e embora não esteja por cá, deixo já agendada para dia 25 a minha participação no desafio do Cantinho das Cozinheiras, por isso nesse dia passem por cá a ver o que partilhei. :)

66 comentários:

  1. Adoro pataniscas de bacalhau, de cavala nuca comi. Mas não há nada como experimentar!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. humm pataniscas tão bom, essas assim de cavala nunca comi mas nao me importava nada.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de pataniscas também vais gostar destas! :)

      Eliminar
  3. Que pataniscas fantásticas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Pataniscas de cavala nunca comi, mas devem ser boas. Uma receita a experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentar depois conte o que achou! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  5. Ben bom! Adoro pataniscas seja do que for! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olha uma boa novidade para mim....
    Nunca provei!
    Grato Inês.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Ai que já provava um pouco
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca provei cavalas, deve ser um peixe saboroso.
    Gostei das suas Pataniscas, deu vontade de prová-las!

    Beijinhos, ótima quarta-feria ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, talvez seja um peixe que não aparece ai por essas águas. Tem um sabor forte mas agradável. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  9. Antes de mais quero desejar-te umas excelentes férias, aproveita muito para recuperar energias! =)
    O prato tem mesmo bom aspecto.
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que belo pratinho!! Nunca comi destas pataniscas mas têm cara de ser óptimas!
    Boas férias!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que vais gostar! :) Obrigada, beijinhos.

      Eliminar
  11. Adoro pataniscas , de cavala nunca comi mas acho que ia gostar.

    ResponderEliminar
  12. Que delícia, pela foto parece com meus bolinhos de arroz, mas os seus são feitos de peixe, gostei da receita. Beijos
    Charme-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os de arroz também me parecem bem! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  13. Não sabia que existiam pataniscas de cavala, tenho que experimentar :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha Inês!!!!
    Adoro cavala e adoro pataniscas, por isso, estou in love.
    Cavala aqui é muito comum e um dia destes, vou experimentar estas pataniscas dos deuses.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lia! :) Espero que gostes. Beijinhos

      Eliminar
  15. Não sei se a cavala tem um outro nome por aqui ~ senão, acho que não é muito comum por esses lados... Boas mini-férias, aproveite muito!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também não sei, mas até pode ser que seja um peixe que não aparece para esses lados. Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  16. Nunca provei pataniscas sem ser de bacalhau, mas estas parecem muito boas.
    Boas férias, querida Inês,diverte-te.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha provado de bacalhau e de polvo que também são muito boas! :) Beijinhos e obrigada querida Márcia.

      Eliminar
  17. Devem ser boas, sim...
    Também se podem fazer com sobras de cavalas grelhadas
    ou assadas no forno...
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma óptima forma de aproveitamento! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Que delícia, minha avó ama fazer esses bolinhos! Já anotei a receita. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, a cavala é um peixe saudável e saboroso, gosto da mesma escalada e assada carvão, em pataniscas é novidade, é uma excelente ideia para saborear mais tarde, votos de boas mini ferias.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Escalada é de umas das formas que mais gosto! :)

      Eliminar
  20. Cavala é saudável, mas ... infelizmente não gosto. Traumas de infância, suponho.
    Boas férias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é dos meus peixes favoritos, mas como! :) Beijinhos

      Eliminar
  21. Inês querida,
    Para ser sincera.. não aprecio muito este peixe, mas, desta forma até deve muito ser muito agradável. Só experimentando hehe
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa, é um peixe de sabor forte mas assim nas pataniscas fica muito agradável! :) Beijinhos

      Eliminar
  22. Ainda na segunda feira fiz cavalas com molho a espanhola. É que adoro.
    Boas mini férias
    Kis :=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim com esse molho também ficam boas! :) Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  23. Nunca provei pataniscas de cavala
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Olá, tudo bem?
    Nunca comi algo assim, fiquei curiosa.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda! É bem bom, eu adoro pataniscas! :) Beijinhos

      Eliminar
  25. Que delicia de pataniscas!!
    Nunca fiz com cavala mas fiquei curiosa ;)
    Boas Férias!!!!! Eu to quase quase eheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar, é uma óptima forma de comer este peixe. :) Beijinhos e obrigada. Já agora boas férias para ti também, que eu estou de volta ao trabalho, agora mais só em Agosto.

      Eliminar
  26. Eu amo peixe logo amei essa receita! E boa viagem :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  27. Inês que delícia a sua sugestão, nunca comi cavala mas gostei o prato está muito bom, Inês bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucimar, podes sempre fazer com qualquer outro peixe que também fica bom! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  28. Oi Inês, tudo bem?
    Nunca comi, mas parece ser muito bom
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderEliminar
  29. Parece-me uma sugestão deliciosa!
    Boas férias :)
    Bjs
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  30. Hmmm... que delícia

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
  31. Gosto muito de pataniscas assim nunca provei mas parecem deliciosas. Beijinhos Boas Ferias
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam óptimas feitas assim! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  32. Gostamos muito de cavala cozida e quando sobrar...vou adorar experimentar... Bj!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma óptima forma de aproveitamento! :) Beijinhos e obrigada

      Eliminar