O diário da Inês

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Pão de alfarroba na MFP

Aqui por casa há já uns meses que vive uma máquina de fazer pão. Temos feito vários tipos de pão, alguns com misturas de compra, mas a grande maioria feitos de raiz. Mas ainda não tinha pensado em partilhar convosco as receitas e que elas até poderiam ser de alguma utilidade para quem tem esta máquina.
Como tinha farinha de alfarroba aqui por casa, e até apreciamos o seu sabor no pão, resolvemos experimentar a fazer um pão com esta farinha. Fica um pão denso com um forte sabor a alfarroba, se não apreciam muito o seu sabor é melhor colocarem menos farinha de alfarroba. Nós gostámos assim.

Ingredientes:
  • 320 ml de água
  • 1 colher de café de sal
  • 200 g de farinha de trigo
  • 200 g de farinha de trigo integral
  • 100 g de farinha de alfarroba
  • 1 saqueta de fermento 

Modo de preparação: 
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de fazer pão. Ter o cuidado de que o fermento não fique em contacto com água, isto é particularmente importante se forem programar a máquina à noite para que ela faça o pão só de manhã. 
Seleccionar o programa pão básico, peso 750 g e cor média.


Nota: A linda tábua é da WoodFlavors.

61 comentários:

  1. Nunca comi, mas imagino ser muito bom :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ao início estranha-se o sabor da alfarroba, mas acho que depois se aprende a gostar! Pelo menos comigo foi assim! É um pão que nos engana o cérebro e nos faz acreditar que estamos a comer um pão de chocolate! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece mesmo de chocolate, uma maravilha! :) Eu gosto do sabor da alfarroba mas depois há quem goste só se o sabor for muito suave. Beijinhos

      Eliminar
  3. Parece mesmo bolo de chocolate deve ser delicioso e eu que adoro pão já me estou a imaginar quentinho com a manteiga a derreter maravilha.
    Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As primeira fatias foram comida com a manteiga assim a derreter, uma perfeição! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu costumo fazer pão, mas segundo ainda a forma tradicional de amassar e colocar no forno a lenha! =) Fica fantástico!
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses ainda são melhores, mas desta forma é bem mais simples! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Querida Inês,
    Sou fã incondicional de Alfarroba, pena foi, só a ter experimentado à pouco tempo. E faço imensas vezes o bolo que tenho blog. Mas pão de alfarroba é incontestavelmente a maior delícia (para mim) desta farinha. E assim denso é que bom.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa, eu assim para usar em casa também foi uma experiência recente, mas o sabor para mim já era antigo por causa dos doces típicos do Algarve! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Querida Inês: gosto imenso de pão de alfarroba.Gosto da cor, do seu aspeto denso e do sabor, claro . Ao ver agora o teu,tão bonito, lembrei-me que tenho um pacote de alfarroba ainda por estrear, rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, este pão é uma óptima forma de começar a usar o pacote de alfarroba! :D Beijinhos

      Eliminar
  7. Olha que nunca ouvi falar de pão de alfarroba mas deve ser bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom, e já há alguns sítios que vendem pão de alfarroba! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá, querida Inês!
    A mfp é muito útil, faz pães lindos.
    Eu ainda não provei a farinha de alfarroba, esse pão deve
    ter ficado delicioso, além de lindo!

    Beijinhos ♥🍞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, é verdade a mfp é uma ajuda muito grande, e é tão bom acordar de manhã e ter o pão quentinho à nossa espera! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Boa tarde, vivo na zona das alfarrobeiras, já comi as mesmas cruas e em doce, poucos dias atrás também comi pão e gostei, não é um pão para comer todos os dias mas é saboroso.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruas nunca comi, mas agora fiquei curiosa! :) Sim, é um pão para ir intercalando com os outros que comemos! :D

      Eliminar
  10. Pão caseiro é tão bom ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  11. Eu assim feito em casa foi a primeira vez! :)

    ResponderEliminar
  12. Amei, nunca provei esse pão, mas fiquei com muita vontade depois do seu post! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pão diferente, de sabor forte, mas saboroso. :) Não sei se ai se encontra farinha de alfarroba facilmente ou não! Beijinhos

      Eliminar
  13. Tem graça! Ainda do.i gofaleinezte pão à minha filha! Ela costuma comprar a uma senhora do curral das freiras quefaz tb pao de castanhas
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pão de castanhas? Interessante! Acho que iria adorar! :D Beijinhos

      Eliminar
  14. Eu não tenho máquina de pão, aqui em casa tem que ser na mão mesmo. Mas nós gostamos de fazer pão, é uma grande terapia!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse feito totalmente à mão ainda é mais saboroso, mas este dá muito menos trabalho! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Mais uma receita fantástica que vou ter que levar!
    A tábua é bem gira!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Uma receita que me agradou bastante,um aspeto delicioso vou mesmo experimentar,espero que fique bom, tenho comprado tostas de alfarroba cá em casa só eu como.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui por casa foi um pão que agradou, mas só dá mesmo para quem gosta de alfarroba! :) Beijinhos e espero que goste.

      Eliminar
  17. Confesso que não simpatizo com alfarroba. Acho que a farinha é demasiado densa, mas nada como experimentar.
    Beijinhos, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até é um sabor que me agrada, embora seja intenso não acho desagradável! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Inês nunca usei alfarroba mas ando com vontade de experimentar!
    Bj e levo a sugestão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que experimentar para ver se gosta do sabor! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Eu nem conheço essa farinha de alfarroba, mas lembrei que minha mãe fazia pão em casa, e os caseiros são sempre deliciosos.
    Charme-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pão caseiro é mesmo uma delícia! :) Não sei se no Brasil haverá muito desta farinha...

      Eliminar
  20. Que pão interessante, não conhecia esta possibilidade! Tenho ali um saco de farinha de alfarroba, a ver se lhe dou uso :P

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  21. Nunca experimentei esse pão, mas fiquei curiosa :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas do sabor da alfarroba vais gostar deste pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Tenho cá em casa há algum tempo alfarrobas que um amigo me trouxe do Algarve e sinceramente o que me ocorreu fazer foi mousse de alfarroba, é tão boa. Mas não sei como transforma-las em farinha. Sabes??
    Deve ser com o robot de cozinha, certo?
    Vou pesquisar e ainda faço também a tua receita que parece ser deliciosa.
    paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mousse de alfarroba nunca comi, mas agora fiquei curiosa! :) Nunca usei a alfarroba inteira, só conheço o uso já depois de ser farinha, mas eu diria que num robot de cozinha é capaz de funcionar. :) Beijinhos

      Eliminar
  24. há tanto tempo que quero fazer pãozinho de alfarroba :) que bom aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes experimentar este a ver se gostas! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  25. Gosto imenso de alfarroba. Deve ter ficado delicioso!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um sabor que a mim também me agrada! :) Beijinhos

      Eliminar
  26. Resido numa zona de alfarrobeiras...
    Gosto muito de pão e raramente o que compro agrada-me.
    Acabei de tomar a decisão de comprar uma máquina dessas,
    mas tem de me explicar que fermento usa.
    Antecipadamente grata.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom investimento, assim fazemos pão à nossa medida com os ingredientes que mais gostamos e sempre sabemos o que estamos a comer. :) Eu uso umas saquetas de fermento da marca Fermipan e em cada pão que faço uso uma dessas saquetas, cada uma tem 11g de fermento. :) Beijinhos

      Eliminar
  27. Se juntarem farinha já preparada para (MFP) da Nacional com a farinha de alfarroba também sai ótimo!

    ResponderEliminar
  28. Olá! Gostaria de saber qual o tipo de farinha de trigo e qual o tipo de fermento usado na receita.
    Adoro pao de alfarroba!
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nunca cheguei a ser notificada deste comentário. Peço imensa desculpa. :( A farinha que uso é a 55 sem fermento e o fermento é de padeiro seco. Obrigada!

      Eliminar
  29. Bom dia, andei aqui a ver as tuas sugestões de pão! Vou fazer! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas do sabor da alfarroba vais gostar. :) Beijinhos

      Eliminar