O diário da Inês

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Vieira do Minho

Até hoje nunca tinha ficado num turismo rural, assim este verão decidi que isso tinha que mudar e que teria que ter a minha primeira experiência num turismo rural e de preferência com piscina. Foi assim nesta busca que descobri uma quinta que me pareceu ser um encanto, que tinha piscina e cujos preços não eram exagerados como se vêm em muitas! Estou a falar da Quinta Casa da Fonte que fica em Viera do Minho no meio da natureza. Lá podemos estar em contacto com a natureza, cheirar e ouvir os seus sons tão característicos.
Peço desculpa pela imensidão de fotos abaixo mas é para que vejam como esta quinta é mesmo gira. Em algumas paredes da quinta estão fotos do espaço antes da restauração e é impressionante o trabalho que ali fizeram. As paredes ainda são de pedra, os quartos são grandes e confortáveis, com toda a tecnologia necessária. Cada quarto tem um emissor de sinal wi-fi porque com paredes de pedra não seria fácil ter net no quarto.
O pequeno-almoço é servido numa grande mesa corrida para promover a interacção entre as pessoas.  É composto por vários tipos de pão, manteiga, doce, mel, queijo, fiambre, salame, café, sumo de laranja e todos os dias há um bolo acabadinho de fazer. Há também frutas, muita delas de produção própria.
Se quiserem ficar por lá sem se preocuparem com mais nada podem fazer as refeições na quinta. Todos os dias há um menu de almoço e de jantar e apenas precisam de avisar com alguma antecedência que pretendem fazer lá a refeição. Jantámos na quinta duas vezes (esqueci de tirar fotos) e a comida era muito boa, tal como foi a companhia das outras pessoas que lá estavam. 
A piscina não é muito grande mas a quinta também não tem muitas pessoas. Estivemos na piscina com apenas mais 4 pessoas, embora a quinta tivesse mais gente hospedada. Com as pessoas que me cruzei na piscina não me cruzei ao jantar e as que vi no jantar não vi na piscina.
A quinta tem também uma capela mas que não vi por dentro.
Este é o tipo de sitio para onde se vai quando se pretende descansar e revigorar corpo e alma.

Morada: Lugar de Taboadelo, Rua Jose Carlos Alves Vieira, 745. Pinheiro, Vieira do Minho, 4850-273, Portugal































A partir da quinta conseguem ir visitar várias coisas a uma pequena distância de carro. Nesta zona existem também muitas praias fluviais, zonas de desporto náutico, e fundamentalmente natureza. 
Fui também a um santuário muito giro, onde está a Capela Nossa Senhora da Lapa e fui a São Bento da Porta Aberta.

Praia fluvial

Terras de Bouro

Capela Nossa Senhora da Lapa




São Bento da Porta Aberta






Em Vieira do Minho ainda experimentámos um restaurante, A Tasquinha, de comida tradicional e doses muito generosas. Os preços praticados eram por pessoa, mas como nós não tínhamos muita fome perguntámos se duas pessoas poderiam comer o que era destinado a apenas uma pessoa. A pergunta pareceu não ser ouvida com frequência pois fomos olhados com estranheza, mas lá cederam, embora com avisos de que poderíamos passar fome e que para não termos problemas em depois pedir mais uma dose. 
Na verdade a comida que vêm na foto e que era destinada a apenas uma pessoa deu perfeitamente para nós os dois e tenho a dizer que ainda sobrou um pouco. 
Estava tudo saboroso, bem temperado e a carne era muito tenra. O preço foi bastante acessível já que dois comemos o que seria para um.

Morada: R. Padre Casimiro José Vieira 186, 4850-504 Vieira do Minho



Carne de vitela no forno com batatas, arroz e salada

36 comentários:

  1. Agriturismo molto di moda in questo periodo, ove trovare pace e genuinità
    Molto gradito il tuo articolo, Ines, un caro saluto,silvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá também, nos últimos anos têm aparecido muitos novos! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  2. Inês que delícia de lugar! Eu particularmente amo lugares assim, toda a decoração mais rústica junto à natureza e à culinária se transformam em um lugar ideal para mim. As fotos estão encantadoras, deu até vontade de conhecer! Adoro acompanhar suas viagens por aqui.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Jéssica! :) Também gosto de poder desfrutar da natureza, dá mesmo para recarregar energias. :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Essa zona é maravilhosa!
    Esse turismo rural parece-me interessante!!!
    Levo as sugestões ... bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma zona perfeita para passear e descansar. :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Muito simpática essa quinta Inês. E também gostei muito do entorno, muitas coisas interessantes e bonitas para conhecer. Suas fotos ficaram lindas!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  5. Adoraria conhecer lugares lindos assim!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer sítios assim! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Sensacional, já que de momento não dá para dar umas voltinhas vou adorando estas fotos, estes lugares maravilhosos.
    Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro ver fotos e ler relatos sobre sítios que não conheço! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  7. Nunca fiquei num turismo rural assim, o melhor dessas localidades é mesmo a comida, lembro-me que quando fui visitar o Gerês e algumas localidades perto, comi tão bem em tascas! Essa vitela já ia, nhumy :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que fiquei mas agora fiquei fã e vou querer experimentar outros. :)

      Eliminar
  8. São os melhores.
    Já fiquei em Vila Flor. Muito bom

    Beijos
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiquei com essa sensação! :) Beijinhos e boa noite.

      Eliminar
  9. Adoro todos os sítios rústicos, dá me paz de espírito já para não falar na natureza que é magnífica, foi uma bela reportagem fotográfica, Parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, são perfeitos para se ganhar paz de espírito! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  10. Que linda! Sabes como sonho com uma coisa assim...! Acho maravilhoso! E de facto é uma experiência interessante e bem diferente de ficar num hotel. Acho que vale a pena! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que depois daquela nossa conversa fiz este post a pensar em ti, que irias gostar de o ver quem sabe para tirar algumas ideias! :) É realmente muito diferente de ficar num hotel, é uma experiência mais próxima da natureza. :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá amiga
    Amei sua postagem, como sempre é muito bom está aqui no seu cantinho lindo.Amiga, já fiz turismo rural e foi tudo de bom!
    Deixo esse pensamento com desejos de que sejas sempre feliz.
    “A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe”. Seja muito feliz amiga, hoje e sempre.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bonito pensamento querida Lourdes. Foi a minha primeira vez num turismo rural, mas como gostei, não será a última. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  12. Eu amo ficar perto a natureza. Este lugar é encantador, eu adoraria conhecer. Amei a igreja de Nossa Senhora da Lapa, é dentro da pedra, muito lindo.
    Charme-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, fiquei encantada com esta igreja é linda. :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Respostas
    1. É perfeito ter um tempo para estarmos a sós com a natureza! :)

      Eliminar
  14. Great post dear

    Would you like follow each other? :)
    http://panidomubloguje.blogspot.com/

    ResponderEliminar