O diário da Inês

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Migas de couve galega com bacon

Antes não gostava de broa de milho, depois passei a gostar e muito das côdeas de broa e hoje em dia já gosto de tudo, embora continue a preferir as côdeas. Por isso não é de espantar que tenha ficado com estas migas de couve galega com bacon do blogue da Marlene, o Da Panela para o Coração, debaixo de olho assim que a vi. Um dia em que tinha carne grelhada e não tinha acompanhamento resolvi testar estas migas e posso já adiantar que fiquei fã! 

Ingredientes:
  • 500 g de couve galega cortada como se para fazer caldo verde
  • 60 g de cubos de bacon
  • 3 dentes de alho picados 
  • 1 broa de milho com cerca de 500 g
  • azeite q.b.
  • pimenta q.b.

Modo de preparação:
Retirar o miolo da broa e esfarelar com as mãos. Reserve. As côdeas podem usar para fazer pão ralado ou fazem como eu que as comi com manteiga, pois sou bem gulosa por côdeas de broa. 
Numa panela coloque água e a couve e leve a ferver durante alguns minutos, apenas para escaldar. Escorrer bem a água e reservar.
Numa frigideira coloque um bom fio de azeite e cozinhe o alho com o bacon. Quando começar a alourar junte a broa. Vá mexendo até a broa começar a ganhar cor. Junte a couve e tempere com pimenta moída. Saltear mais 2 ou 3 minutos e está pronto a servir. 






67 comentários:

  1. Nunca comi, mas fiquei com vontade de experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Foi um dos acompanhamentos da consoada e voltei a repetir no ano novo! Por mim como mesmo assim sem mais nada de tão bom que é! Na verdade, isso sozinho é já uma refeição bem completa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é mesmo uma refeição completa, é tão bom que como, como se fosse guloseima! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Nossa, que delícia! Eu só dispensaria o bacon. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de migas e estas ficaram com um aspecto maravilhoso :)
    Devem ter ficado bem boas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Um prato que gosto! 😊

    Beijinhos e um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora também posso dizer que gosto, melhor, que adoro! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Adoro migas e raramente as faço!
    E agora que a couve é muita ... preciso fazer!
    ...
    Termino aqui o nosso passeio pelo LUSO:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/villa-missi-no-luso.html

    Ovo estrelado só há um mas … experimentar esta sugestão pode ser bem agradável:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/ovo-estrelado-no-forno.html

    Bj e ... sinta-se bem FELIZ!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe disse o mesmo, parece que lá pelo quintal agora abundam destas couves! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Pelo aspecto imagino que seja delicioso
    .
    Quer ler?: * Térreos e difíceis caminhos ... de amor *
    .
    Deixando cumprimentos poéticos
    .

    ResponderEliminar
  8. Parece ser bastante bom isso
    nunca vi nada assim
    Beijinhos
    Novo post ( Review Calça Preta ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Nunca experimentei, mas eu amo couve então é claro que já quero tentar fazer aqui em casa.
    Adorei a dica beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que vais amar! :) Beijinhos e continuação de boa semana. Obrigada!

      Eliminar
  10. Huum couve e bacon é uma ótima combinação :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Tenho de experimentar :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que vais adorar, eu pelo menos adorei! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Deve ser uma delicia, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  13. Hummm, fiquei com água na boca!
    Beijos, estou seguindo o blog

    www.estiilocarol.com

    ResponderEliminar
  14. Que diferente essa receita Inês! Deve ficar saboroso demais!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica óptimo, nunca tinha comido mas agora fiquei fã! :) Obrigada.

      Eliminar
  15. Gosto tanto! Eu normalmente ainda adiciono feijão frade, fica muito bom.

    https://ofogaodaavominda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Tirando a parte da couve galega (que só gosto no caldo-verde) troco por outra couve e como esse prato com muito prazer, nem preciso de mais nadinha :)

    ResponderEliminar
  17. Olá, querida Inês!
    Aprendo tanto com a culinária de vocês, amei essa entradinha
    super delícia!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! É tão bom aprendermos coisas novas. :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Gosto muito muito muito disso!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, agora que provei posso dizer que sim! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Estão com muito bom aspeto. Não me importava de experimentar e provar agora mesmo :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que é muito bom! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  20. Tenho de experimentar com bacon
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Que delícia de receita, Inês. Deve ficar muito boa! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderEliminar
  23. Ai migas... tenho de deixar vir a este blog eheheh brincadeirinha...
    Xoxo from Portugal

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja uma tentação, dado o teu regime alimentar, mas continua a vir que gosto das tuas visitas! :) Beijinhos

      Eliminar
  24. Ai!! O que me vieste lembrar Inês! :) Sou assim louca por broa de milho...se me distraio como uma inteira (500 gramas)...

    Gosto muito de migas, fica tão bom como acompanhamento! :) Que bom que gostaste! Obrigada pela menção também ao meu blog!

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é mais as côdeas, mas começando a comer também me é difícil parar. :) Adorei esta receita, bem boa. Beijinhos

      Eliminar
  25. Eu fazia disto prato principal! Gosto tanto!!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, como isto só por guloseima! :) Beijinhos

      Eliminar
  26. Adoro adoro adoro!! Nota-se que adoro?? :D
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  27. Nunca tinha visto uma combinação assim. Parece delicioso!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar, é muito bom! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  28. Gosto tanto de migas. Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sabia que gostava, mas agora sei que adoro! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  29. Adoro adoro!! Gosto imenso de migas, de vez enquanto a minha mãe faz :P

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que comi, mas fiquei fã! :) Beijinhos

      Eliminar
  30. Nunca comi migas, mas no verão com uns grelhados deve ser uma maravilha. Vou ter de experimentar :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comi com uns bifes grelhados e achei o acompanhamento perfeito! :) Beijinhos

      Eliminar