Muitas das receitas que se fazem levam mais gemas que claras, e aqui por casa temos por hábito congelar as claras e depois mais tarde usa-las noutros doces, pode ser uma pavlova, umas farófias e neste caso foi um bolo de claras.
Ingredientes:
- 250 gr de farinha
- 125 gr de margarina
- 125 gr de açúcar
- 80 gr de amêndoas
- 7 claras
- 1 colher de sobremesa de fermento
- nozes e açúcar para envolver as nozes
Modo de preparação:
Bata a manteiga com o açúcar e junte a amêndoa moída. Junte, mais ou menos, o equivalente a duas claras batidas em castelo, e adicione a farinha peneirada e o fermento aos poucos, continuando sempre a bater. Envolver de forma suave as restantes claras em castelo, sem bater. Deitar a mistura numa forma untada e peneirada com farinha. Por cima espalhe as nozes envolvidas em açúcar. Levar ao forno a 180º até o bolo estar cozido.
Fonte: adaptado de http://cozinharcomosanjos.blogspot.pt/
Adoro este tipo de bolos!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarNós nunca tínhamos experimentado, foi a primeira vez e gostamos muito. :) Beijinhos
EliminarAdoro bolos com clara! Gosto muito da sua leveza! Ainda há uns dias quando a minha avo fez anos eu fiz-lhe um bolo de claras! Beijinhos
ResponderEliminarPor aqui foi a primeira vez, mas ficou aprovada esta forma de gastar as claras que sobram dos outros doces que só levam gemas. Beijinhos
EliminarCá em casa também congelamos sempre as claras e ao contrário da maior parte das pessoas eu sei sempre onde as gastar, tenho mesmo dificuldade é em gastar as gemas (acabam sempre em ovos moles). Bolos de claras são sempre super leves e fofos, uma delícia como o teu :)
ResponderEliminarGulosoqb
Que giro, és a primeira pessoa que ouço dizer que o problema são as gemas! :)
EliminarPensava que eram sempre as claras é que sobravam. Mas sim, ultimamente tenho visto várias e óptimas sugestões para gastar claras.
Beijinhos
Ficou com uma excelente textura ;)
ResponderEliminarBeijinho e bom Natal.
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Obrigada! :)
EliminarBeijinhos e um bom Natal para ti também
Eu uso as claras para coisas do dia-a-dia... Crepes, panquecas, papas de aveia... Mas um bolinho assim também é uma boa forma de as gastar! Deve ser muito fofo ;)
ResponderEliminarOlha, também é bem pensado gastar as claras nessas coisas. :) Mas um bolo é sempre um bolo, e eu, como o outro dizia, eu é mais bolos! He he he
Eliminar