quinta-feira, 30 de junho de 2016

Bar-cafetaria La Explanada - Alange

Como chegámos a Alange era já quase noite, foi só deixar as coisas no hotel e ir procurar onde comer. Como esta é uma terra pequena para além dos restaurantes associados aos hotéis encontrámos este bar-cafetaria que servia vários pratos/petiscos.
Pedimos uma carne de borrego com molho cozinhada à moda da Estremadura. Provei só um pedaço e os temperos estavam muito bons, mas como não como carne de borrego fiquei-me apenas pelo provar. 
Depois, porque como diz a minha irmã, não quero morrer estúpida, pedimos umas pernas de rã fritas. Foi engraçado ver a cara do funcionário que devia estar a pensar, mas será que estes portugueses sabem mesmo o que estão a pedir! Sabíamos, até porque o meu pai já tinha comido uma vez. Pois e o que acho eu das pernas de rã, bem, têm uma consistência diferente, não sabem bem, mas também não sabem mal, no fundo no fundo é estranho e acho que me fico apenas pelo ter provado! 
Pedimos também uma tortilha para as almas mais esquisitas, neste caso eu. Era boa mas para mim não era uma verdadeira tortilha, parecia mais uma omelete de batatas. 
Os preços eram acessíveis, mas já não me recordo de quanto pagámos.

Morada: Paseo de las Huertas s/n, Alange



Caldereta Estremenha de Cordero

Ancas de rana

Tortilla



quarta-feira, 29 de junho de 2016

Comidas da mamã - Empadão de carne

A receita que vos trago hoje é uma forma de se aproveitar os restos de frango assado que tantas vezes teimam em existir. Mas também dá para usar qualquer outro tipo de carne que sobre de uma qualquer refeição. Esta é uma forma de aproveitamento de restos de carne que a mim me agrada muito mais do que o prato original. 

Ingredientes:
  • restos de frango assado
  • cebola
  • alho
  • louro
  • salsa
  • linguiça
  • azeite
  • batatas
  • leite
  • manteiga
  • queijo ralado

Modo de preparação:
Num tacho com azeite colocar a cebola e alhos picados, a linguiça cortada em pedaços e o louro e deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida. De seguida adicionar os restos de frango desfiado e deixar tomar de sabores.
Cozer as batatas temperadas com sal, escorrer a água e reduzir a puré. Ao puré misturar leite, manteiga e misturar bem enquanto cozinha. Por fim juntar um pouco de queijo ralado e voltar a mexer.
Numa travessa de ir ao forno, cobrir o fundo com puré de batata, de seguida colocar a carne, voltar a cobrir com puré e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar.



terça-feira, 28 de junho de 2016

Hotel Varinia Serena - Alange

Continuação da viagem relatada aqui e aqui.
Não era nossa intenção ir a Alange, na verdade nem nunca tinha ouvido falar de tal terra. A intenção era ir até Mérida e dormir por lá. Ora acontece que afinal era um fim de semana muito movimentado por Mérida e os hotéis estavam todos cheios. Num posto de turismo apanhámos umas senhoras muito simpáticas que foram incansáveis a ligar para hotéis. Como não havia nada em Mérida ligaram para o Hotel Varinia Serena em Alange, que por sorte tinha quartos e lá fomos nós. São apenas cerca de 20 minutos de viagem, por isso num instante estávamos lá. 
É um hotel de 3 estrelas com uma arquitectura muito gira, como podem ver pelas fotos. Tem zonas onde podemos ficar a relaxar que até têm cadeiras de balouço! O pequeno-almoço é farto, podemos pedir imensa comida sendo que o preço é fixo. Quando chegamos à mesa já lá temos croissants e conduto para o pão. Os sumos e água também estão numa mesa onde nos podemos ir servir. Depois trazem pão torrado e café/leite. Têm também uma lista com outras coisas que podemos pedir. É só escolher e pedir, nós pedimos quase tudo para podermos provar. 
O quarto também era confortável e grande, só estava era tão quente que parecia as profundezas do inferno (nunca lá estive mas pelo que dizem é quente!). Tínhamos à disposição uns roupões super grandes e fofos, que as pessoas vestem para ir para o balneário de Alange, que é património da humanidade e do qual falarei noutro post. 
Assim como vantagens vejo o roupão e toalhas que eram de boa qualidade, o espaço interior do hotel que era bonito e confortável, os funcionários que eram muito simpáticos e prestáveis e o pequeno-almoço.
Como desvantagens, dificuldade em temperar a água do banho, cortinado do chuveiro muito pequeno, o facto de o quarto estar muito quente, também tinha pouca luz e tomadas (a parte das tomadas parece-me ser mal geral em vários hotéis em Espanha). São algumas desvantagens que enumerei mas é porque fui ao mais ínfimo pormenor.
A minha opinião geral é que é um hotel que recomendo se forem para aqueles lados!
O preço já não me recordo bem, mas foi entre 50-60€ para duas pessoas com o pequeno-almoço incluído.

Morada: Calle Baños, 63, 06840 Alange, Badajoz, Espanha

Entrada do hotel

Uma sala de estar logo na entrada do hotel

Recepção do hotel


Zona exterior dentro do hotel




Elevador panorâmico 




Quarto



Casa de banho

Salão do pequeno-almoço



Torradas

Café com leite

Diversos tipos de patés 

Queijo e presunto

Queijo fresco

Torrada com tomate, queijo fresco e presunto 

Ovos estrelados com presunto

Ovos mexidos com bacon frito

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Comidas da mamã - Tortilha de espinafres

Um prato espanhol que eu adoro são tortilhas, sempre que vou até Espanha tenho que comer tortilhas, por vezes, várias vezes. Aliás, quando coloquei o aparelho nos dentes (que agora já não tenho, iupiii!) fui a um congresso a Espanha e como ainda estava naquela fase em que quase não conseguia comer nada, por não conseguir mastigar em condições, acabei por me alimentar quase totalmente a tortilhas. Assim sendo como já devem ter percebido (também é verdade que já o dizia no título) a receita que vos trago hoje é uma tortilha. 

Ingredientes:
  • ovos
  • batatas
  • espinafres
  • cebola
  • alho
  • azeite
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Cozer as batatas (não em demasia) e cortar em cubos após cozidas. Numa frigideira colocar azeite, cebola e alho picados e os espinafres. Deixar cozinhar até os espinafres ficarem meio cozinhados. Juntar as batatas e misturas os ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta. 




sábado, 25 de junho de 2016

Bolo de chocolate só com 2 ingredientes

Hoje trago-vos a minha segunda participação no "Cozinhar com..." do grupo de Facebook Cantinho das Cozinheiras. O blogue escolhido para este mês foi o Cromas da Cozinha. Mais uma vez a escolha não foi difícil pois assim que vi esta receita quando foi publicada coloquei-a logo na minha lista de receitas a fazer. Por isso assim que soube que este blogue tinha sido o eleito a minha decisão ficou logo tomada.
A receita original está aqui
Embora tenha seguido a receita à risca, o meu bolo não ficou com o aspecto fofo da receita original. E como sou uma grande gulosa, bati um pacote de natas e decorei o bolo com elas.

Ingredientes:
  • 6 ovos (separar as claras e as gemas)
  • 200 g de chocolate de culinária (o que usei tinha 44% de chocolate)

Modo de preparação:
Colocar o chocolate partido em pedaços num recipiente de ir ao microondas e levar a derreter. Ter o cuidado de ir mexendo a pequenos intervalos de tempo para que o chocolate não queime. 
Bater as claras em castelo, se quiserem para que fiquem mais firmes podem adicionar uma pitada de sal. De seguida adicionar as gemas em movimentos circulares, sempre de baixo para cima. 
Por fim adicionar a mistura das claras com as gemas ao chocolate derretido. Adicionar colher a colher e misturar sempre de baixo para cima para não perder a consistência das claras batidas em castelo.
Colocar o preparado numa forma sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180º, cerca de 20 minutos. 

Se forem gulosos como eu, e sendo que este é um bolo que no meu caso ficou denso e com um forte sabor a chocolate, podem bater natas em chantilly e juntar ao bolo. Para além de cortar um pouco o forte sabor a chocolate combina mesmo bem. :)








sexta-feira, 24 de junho de 2016

Refeição Marroquina

Desta vez não vos trago uma refeição nem feita pela minha mãe, nem feita por mim, mas feita pela minha irmã que regressou de uma viagem a Marrocos inspirada para nos fazer uma refeição marroquina. Nunca tinha comido comida marroquina, mas adoro estes sabores diferentes, ricos em especiarias. E ela que andou a comer por lá diz que os sabores ficaram muito iguais aos pratos originais.
Estas receitas incluem especiarias mesmo vindas de Marrocos, daquelas que se compram aos saquinhos nos mercados e que não vos sei dizer o equivalente à venda cá. Ela usou dois tipos de caril, um de sabor mais forte, mais amarelo, e outro de sabor mais fraco, com uma cor mais clara. Usou também uma mistura de 7 especiarias, que entre essas 7 tem certamente pimentão de cor (a cor da mistura é vermelha) e cominhos. Mas podem dar largas à vossa imaginação e misturar as especiarias que têm ai por casa.
Aqui vão as receitas!

Beringelas à Marroquina - é servido como entrada (este tempero faz lembrar a cenoura à algarvia)

Ingredientes:
  • beringelas
  • azeite
  • limão
  • vinagre
  • alho
  • sal
  • pimenta
  • mistura de 7 especiarias marroquinas

Modo de preparação:
Cortar as beringelas em tiras, salgar e esperar para que percam alguma água. De seguida cozer as beringelas ao vapor, ou se não tiverem forma de cozinhar ao vapor cozinhar apenas com um fiozinho de água.
Para fazer o molho para colocar por cima das beringelas basta juntar azeite, limão, vinagre, o alho bem picado, sal, pimenta e  a mistura de 7 especiarias marroquinas.


Cuscuz com legumes 

Ingredientes:
  • cuscuz
  • cenouras
  • batatas
  • courgette
  • azeite
  • 2 tipos de caril marroquino (o tal mais forte e outro mais fraco)
  • azeite
  • sal

Modo de preparação:
Juntar água a ferver aos cuscuz para os cozinhar e depois temperar com azeite e sal.
Para fazer os legumes, será novamente coze-los ao vapor ou então com um fiozinho de água. A ordem para cozer os legumes é a seguinte, primeiro colocar a cozer a cenoura, mais tarde juntar a batata (a batata deve ficar meio rija) e já mais próximo do fim a courgette. Os legumes são temperados com sal, um pouco de azeite e os 2 tipos de caril. Durante a cozedura dos legumes deixar juntar a água que vai ser depois o molho para temperar os cuscuz com os legumes. 


Carne à marroquina

Ingredientes:
  • peito de frango
  • alhos
  • limão
  • mistura de pimentas
  • mistura de 7 especiarias marroquinas
  • louro
  • sal
  • azeite

Modo de preparação:
Cortar a carne de frango em pedaços e temperar com alho, limão, mistura de pimentas, mistura de 7 especiarias marroquinas, louro e sal. Deixar algum tempo para tomar de sabores. Por fim é só fritar num pouco de azeite.


Beringelas à marroquina

Cuscuz com legumes e o molho resultante da cozedura dos legumes


Carne de frango à marroquina


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Meson Del Jamon El Tamboril Braseria - Zafra

Como chegámos a Zafra por volta da hora de almoço e para termos forças para calcorrear a cidade, resolvemos primeiro que tudo procurar um sitio para almoçar. Não foi preciso procurar muito, perto de onde estacionámos o carro estava este restaurante. Ainda andámos um pouco e perguntámos a uma senhora que encontrámos na rua se conhecia algum bom restaurante para almoçar. Como ela nos indicou este como sendo barato e com comida boa, rapidamente voltámos para trás e entrámos.
Como sabíamos que naquela zona a carne de porco preto é muito boa foi isso mesmo que pedimos. É engraçado que por Espanha assim que se pedem as bebidas trazem logo uma entrada/petisco, cortesia da casa. A carne estava óptima e as doses para além de baratas eram grandes, 2 doses deram para 4 pessoas. O mesmo se aplicou às sobremesas 2 pudins flã de queijo, deram para 4. A sobremesa era mesmo muito boa, ficámos todos rendidos, era pouco doce, tinha um ligeiro sabor a queijo e era tão leve que se desfazia na boca.
O mais interessante foi que só pagámos os pratos, sobremesas e bebidas. A entrada, pão e cafés foram oferta da casa. Assim ficou cerca de 7.50€ por pessoa, o que para Espanha e para a qualidade do que comemos é mesmo muito bom.

Morada: C/ López Asme nº 20, 06300 Zafra




Entrada (oferta da casa)

Secretos com batatas fritas (9€)

Flã de queijo

Os cafés também foram oferta da casa