sábado, 31 de janeiro de 2015

Comidas da mamã - Queques de maçã e pepitas de chocolate

Não é que eu quando vi esta receita de queques, pensei logo que a tinha que fazer, e depois chego a casa e a minha mãe já a tinha feito!

Ingredientes:
- 160 gramas de manteiga
- 160 gramas de farinha
- 160 gramas de açúcar
- 2 ovos L
- Maçãs q.b.
- Pepitas de chocolate q.b

Modo de preparação:
Bater o açúcar com a manteiga e juntar os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Juntar a farinha e misturar bem. Colocar a massa em formas de queques (encher 2/3 da forma) e por cima colocar a maçã e as pepitas de chocolate. Levar ao forno a cozer, o tempo de cozedura vai variar de forno para forno!

Obrigada ao blogue A culpa é das bolachas pela partilha de tão saborosa receita!





sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A Casa das Francesinhas

Para os habitantes do Porto acredito que seja quase ofensivo existir uma casa das francesinhas abaixo do rio douro, quando mais na zona de Lisboa. Mas passando isso à frente que eu não sou de uma cidade nem da outra, gosto bastante de ambas e não entro em discussões sobre qual a melhor!

A Casa das Francesinhas fica na Rua Dr. Mário Madeiro, 28 A, Porto Salvo, Oeiras. É assim um pouco fora de volta, mas tendo a fama de ser o sítio com as melhores francesinhas eu não podia deixar de lá ir.

Dentro das várias opções que têm eu optei pela francesinha em pão saloio que me despertou desde logo uma grande curiosidade. Algo interessante é o facto de podermos pedir meia francesinha, que falando na de pão saloio continua a ser uma enormidade, e que muito me envergonho de dizer, não consegui comer inteira.
Outra característica interessante desta casa é que nos permitem escolher o molho: sem picante, meio picante ou muito picante. Ora, não sendo eu nada fã de picante isto foi algo que muito me agradou.

Passemos então à francesinha em si, gostei, é muito saborosa mas não foi esta que conseguiu destronar as minhas favoritas. O molho é muito saboroso, as carnes são boas e servidas em grande quantidade, e tem bastante queijo.

É definitivamente um bom sitio para quem quer ir comer uma boa francesinha!





quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dunkin Coffee

Ai ai ai (suspiro, mais um suspiro!)...

Quando é que abrem um destes por cá, quando?!

Ou então é melhor não, que a malta tem que manter a linha!

Donut especial de Natal (simples, com chocolate por cima e uma casinha em "papel" comestível)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Madureira's Campo Alegre

E não é que tinha aqui este restaurante esquecido desde antes do Natal! A sorte é que estas coisas não passam de validade e a opinião continua válida.
Fui conhecer o Madureira's num jantar pela altura de Natal como é perceptível pela foto do guardanapo.

As entradas eram boas, o paté um pouco picante para o meu gosto mas as pessoas que me acompanhavam gostaram bastante. Os salgados (que não fotografei) eram bons e foi o que mais comi. O queijo também era de boa qualidade, tal como o salpicão embora eu não seja a maior fã de salpicão.

Para comer pedi uma espetada do mar, a minha vontade era pedir a espetada de lulas, mas por causa do aparelho nos dentes, tive receio de as lulas estarem muito duras e não as conseguir comer. A espetada do mar trazia lulas e foi ai que percebi que podia ter pedido a espetada só de lulas pois as lulas estavam maravilhosas, super saborosas e tenras, até se desfaziam na boca!
De qualquer das formas, a espetada do mar estava muito boa, todo o peixe que ali vinha era bom e estava grelhado no ponto, gostei bastante. Os acompanhamento também eram bons e estavam bem cozinhados.

Quanto a preços, não é dos locais mais baratos, mas pelo menos a qualidade da espetada que comi , e o tamanho da dose, justifica o preço pedido por ela.

Existem vários espaços Madureira's no Porto e arredores mas este de que vos falo fica na Rua do Campo Alegre 359/365 Porto.


Paté de marisco
Queijo e salpicão
Espetada do mar

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Comidas da mamã - Bolachas de coco com pepitas de chocolate

Pronto, é agora que dou por encerrado os petiscos da passagem de ano, já vos falei dos sonhos de natal e das amêijoas à bulhão pato. Dos camarões cozidos já tinha falado o ano passado e não há necessidade de repetições basta ir aqui.
Passemos então às bolachas de coco com pepitas de chocolate.

Ingredientes:
- 100 g de manteiga amolecida 
- 80 g de açúcar
- 2 ovos L 
- raspa e sumo de uma laranja 
- 200 g de farinha
- 100 g de coco ralado 
-  pepitas de chocolate a gosto

Modo de preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme pálido. Juntar os ovos previamente batidos, a raspa da laranja e o sumo. Misturar bem e acrescentar a farinha e o coco, voltar a misturar bem. Envolver as pepitas de chocolate na mistura. Colocar colheradas de massa numa forma de ir ao forno previamente forrada com papel vegetal. Levar ao forno até estarem loirinhos!

Adaptado de: http://cozinharcomosanjos.blogspot.pt/2014/11/cookies-de-coco-e-chocolate.html


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Arte Café

Hoje vamos até ao sul de Portugal, mais concretamente até Faro. Estive quase uma semana por Faro e como não podia deixar de ser trago-vos algumas opiniões sobre os sítios a que fui comer.
Estive por lá num curso que estava a ser leccionado na Universidade em Gambelas e assim sendo todos os dias o almoço era no Arte Café que fica mesmo em frente à Universidade.

Os pratos são lindíssimos, com uma decoração que realmente justifica o nome Arte Café. Em relação à qualidade da comida também esteve sempre muito saborosa e não tenho nada a apontar. Todos os pratos levam uma fatia muito fina de batata doce frita e com açúcar em pó por cima, que é tão boa, tão boa que por mim comia um prato inteiro só daquilo.

As sobremesas que provei também eram todas muito saborosas e muito bem decoradas. A variedade de doces disponível era sempre imensa.

Todos os dias para além dos pratos da carta existem dois pratos do dia, um de peixe e outro de carne. O preço do prato do dia é 6.50€ o que para mim que agora me habituei aos preços do Porto achei caro, mas a verdade é que para Faro é o preço normal e não, não é caro.

Carne porco de cebolada
Peixe espada frito
Lombo de porco no forno
Filetes de peixe fritos
Baba de camelo
Mousse de chocolate
Doce da casa? (já não me recordo ao certo!)
Tarte de natas

domingo, 25 de janeiro de 2015

Amêijoas à bulhão pato

Hoje cá fica mais uma receita dos petiscos da passagem de ano que vos falei aqui. Entretanto já vos tinha também dado a receita dos sonhos de natal.

Ingredientes:
- Amêijoas
- 3 dentes de alho
- 5 colheres de sopa de azeite
- 5 colheres de sopa de vinho branco
- 1 limão
- coentros

Modo de preparação:
Passe as amêijoas por água e deixe-as escorrer. Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. De seguida, deite-os para um tacho, adicione o azeite e leve ao lume, deixando aquecer bem.
Acrescente as amêijoas, o vinho, o sumo do limão e os coentros picados.
Tape o tacho e deixe cozinhar até as amêijoas abrirem, sacudindo o tacho de vez em quando.

Fonte: http://www.lidl.pt/pt/3422.htm

sábado, 24 de janeiro de 2015

Paladares dos Açores

A banca dos Paladares dos Açores, no Mercado do Bom Sucesso, é relativamente nova mas já por lá passei várias vezes. A primeira vez fui com uma amiga que foi comprar umas prendas para levar para os pais e eu aproveitei para comprar um bolo lêvedo que não conhecia e tinha muita curiosidade em experimentar. Gostei bastante! Só não me lembrei foi de o fotografar...

A última vez que lá fui foi para comprar este doce para oferecer à minha irmã,  antes de o comprar tive oportunidade de o experimentar e é mesmo muito bom!

Tenho que ver se passo por lá para comprar o pão de batata doce pois também fiquei muito curiosa em relação a ele. Tanto o pão de batata doce como o bolo lêvedo e outros tipos de pão chegam à quinta-feira, portanto é o dia ideal para passarem por lá.

Por norma na banca há sempre algumas amostras dos produtos à venda para nós podermos experimentar.




sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Gibraltar

Tenho que começar já por dizer que o que gostei mais em Gibraltar foram mesmo os macacos. Os macacos bebés são tão riquinhos que não conseguimos parar de sorrir enquanto eles fazem as suas traquinices. Houve um dos macacos bebés que achou um dos meus sapatos apetitoso e resolveu vir roer a sua biqueira, depois toma balanço sobe-me por uma perna acima e deixa-se cair de costa, super trapalhão e fofo!

Tirando isso as vistas a partir da "Upper Rock" são boas, mas acabam por ser sempre os macacos a atrair a nossa atenção. Achei toda a zona por onde andei na "Upper Rock" muito mal tratada, cheia de lixo, feia. 
A viagem no teleférico é rápida e cara mas a melhor forma de se chegar lá acima. Não se deixem enganar pelos taxistas que ao final do dia estão à porta da bilheteira do teleférico e vos tenta convencer a ir de táxi porque já não têm tempo de ir e vir de teleférico!

Na Ponta da Europa ia levantando voo, a ventania era tal que por cada passo em frente que dava, dava dois para trás ou para o lado! Não sei se é sempre assim, mas no dia em que lá fui estava horrível.

Outra coisa muito interessante em Gibraltar é o facto de mal entrarmos lá ficamos a passar a pista do aeroporto, ou seja a estrada para entrar passa pelo meio da pista de aviões! Super engraçado!

Só pelos macaquinhos a visita vale a pena!







Rocha de Gibraltar
Vista a partir da "Upper Rock"

Vista a partir da "Upper Rock"

Ponta da Europa
Mesquita na Ponta da Europa

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Comidas da mamã - Bolo de chocolate com avelãs

Ingredientes:
- 2 tabletes de chocolate de leite com avelãs
- 6 ovos
- 185 g de manteiga
- raspa de uma laranja
- 100 g de açúcar amarelo
- 200 g de farinha com fermento
- manteiga e farinha para a forma

Modo de preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Entretanto, barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Num recipiente à parte, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo e junte os ovos um a um, batendo sempre. Depois, junte o chocolate derretido, a farinha e a raspa de laranja e bata bem. Disponha a massa na forma e leve ao forno durante 30 minutos. verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Fonte: Receita que vem na farinha Castello do Lidl.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Museu do Oriente

Sempre que viajo para fora de Portugal e vou ver museus começo a sentir um peso na consciência pois noutros países tenho a preocupação de ir (nem que seja a correr) visitar alguns dos museus principais e nas cidades que tenho à mão, Porto e Lisboa, ando ando e nunca visito museus!

Assim resolvi mudar esta atitude há já algum tempo, e tenho vindo a partilhar convosco algumas dessas experiências, outras acabo por não partilhar por norma porque não tirei fotografias, como foi recentemente o caso da minha visita  ao MUDE - Museu do Design e da Moda. No dia em que fui ao Mude os cofres estavam abertos, adorei, fiquei completamente fascinada pois nunca tinha visto uns cofres por dentro, tão fascinada que até me passou ao lado a parte de tirar fotos.

Já no Museu do Oriente lembrei-me de tirar fotos, e tirei tantas, deixo-vos aqui algumas para vos aguçar o apetite de irem visitar o museu.
Quem quiser aproveitar a entrada gratuita é ir às sextas feiras entre as 18:00 e as 22:00.