sexta-feira, 31 de março de 2017

Parece que ele também cozinha - Tomates recheados com salada de batata doce

E quando ele se chega à frente e resolve fazer um prato que vocês sempre quiseram fazer, mas nunca o fizeram por achar ser um prato difícil de preparar? Acho que difícil não será a palavra mais correcta, será talvez delicado de preparar. Mas, dizia eu, o que fazem vocês? Eu? Eu sai da frente e deixei-o à vontade na cozinha! Quando me apresentou este delicioso prato até se me vieram as lágrimas aos olhos de orgulho e felicidade. ;) Ainda por cima fez também uma deliciosa salada de batata doce para acompanhar.

Ingredientes para os tomates:
  • tomates
  • cogumelos
  • bacon
  • cebola
  • salsa
  • queijo mozzarella ralado
  • azeite
  • Extras: batata doce, ovo...

Modo de preparação dos tomates:
Cortar a parte superior do tomate e cuidadosamente retirar o interior do tomate. Numa frigideira coloque azeite, a cebola, o tomate e os cogumelos todos picados. Junte também o bacon e a salsa e deixe cozinhar. Recheie os tomates com este preparado. Para variar podem também colocar um pedaço de batata doce cozida ou um ovo dentro do tomate. Cobrir com queijo ralado e levar ao forno a gratinar. 


Ingredientes para a salada de batata doce:
  • batatas doces
  • azeite
  • vinagre balsâmico
  • cebola crocante (esta foi uma que comprámos no Ikea)

Modo de preparação da salada de batata doce:
Coza as batatas no microondas como explico aqui. Depois de descascar as batatas, cortar em pedaços e temperar com o azeite, vinagre e cebola.






quinta-feira, 30 de março de 2017

el patio Tapas Bar

Se gostam de tapas/petiscos este é o local que estão à procura para ir experimentar. 
Fica em Leça da Palmeira à beira mar, logo é perfeito para se encherem de tapas e depois fazerem uma boa caminhada a gozar o ar do mar!
A carta apresenta uma grande variedade de opções e todas elas são bastante apetecíveis o que acaba por nos dificultar a escolha. O ideal se forem 2 pessoas é pedir 3 ou 4 tapas. Nós comemos entradas e 4 tapas e ficámos muito cheios!
Vamos começar pelo principio, as entradas. Os salgados eram bem saborosos e foram servidos quentes, o que muito me satisfez. As azeitonas que por norma, assim nos restaurantes, nem costumo gostar também estavam bem temperadas e saborosas.
Para beber pedimos uma sangria tinta, bem agradável, e se me lembrar de uma que bebi lá quase ao lado ainda não há assim tanto tempo, esta ainda sobe a um patamar superior. 
A primeira tapa que comemos foram uns Huevos rotos com alheira, tão bons, mas tão bons que até deviam de ser proibidos pois agora não paro de pensar neles. Esta tapa é acabada de "preparar" na mesa onde os ovos estrelados são cortados e envolvidos nos restantes ingredientes.
De seguida vieram uns Huevos revueltos com presunto, saborosos mas banais, ou então foram ensombrados pelos huevos rotos.
Prosseguimos com umas Gambas "al ajillo", saborosas e picantes. Adorei que viessem já descascadas, pois assim fiquei com a vida facilitada. Pois, quem me lê já sabe que sou pouco jeitosa para comer certos e determinados alimentos em restaurantes sem fazer porcaria, como é o caso de hambúrgueres grandes sem talheres, e neste caso gambas se não viessem descascadas. 
Por fim, para encerrar o ciclo de tapas pedimos uns Cogumelos recheados, vêm 3 e todos recheados de forma diferente. Gostei de todos, vêm bem recheados, são originais e saborosos, mas tendo que eleger um favorito foi o de bacon.
Para sobremesa e embora já estivéssemos bem satisfeitos, assim quase quase a rebolar, não resistimos a provar a Tarte el pátio, muito, muito boa e a Tarte de lima, saborosa mas normal.
Para finalizar foi-nos oferecido um chupito (copo pequeno tipo shot) de licor, um gesto que aprecio e que felizmente já se vai fazendo em alguns restaurantes. 
Embora seja um espaço para fumadores e havia pessoas lá a fumar, o cheiro a tabaco nem se sente o que aplacou os receios que senti assim que vi que era um local para fumadores.
O atendimento foi muito simpático e a música ambiente é agradável (pelo menos para os meus gostos musicais). 

Morada: Rua Helena Vieira da Silva 102, 4450-590 Leça da Palmeira, Matosinhos





Entradas (salgados, azeitonas, manteigas e patés)

Sangria tinta

Huevos rotos com alheira (batatas, alheira e ovo)

Huevos revueltos com presunto

Gambas "al ajillo" (gambas salteadas em alho, piri-piri e azeite)

Cogumelos recheados (bacon-cream cheese, tomate cherry-mozzarella e presunto-cheddar)

Tarte el patio

Tarte de lima

Chupito









El Patio Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quarta-feira, 29 de março de 2017

Pizza com ovo

Esta pizza é uma sugestão bem simples, em que neste caso foi feita com a base para pizza da EU Nutrition, pizza margarita. Mas pode também ser feita com qualquer outra base de compra ou com uma massa totalmente feita em casa, fica ao vosso critério. Neste caso a base leva tomate, cebola e orégãos e é feita com farinha de espelta biológica. A única coisa que temos que fazer em casa é juntar água, misturar, esperar 15 minutos e estender a massa. 

Ingredientes:
  • base de pizza
  • molho de tomate
  • óregãos
  • fiambre de peru fumado
  • queijo mozzarella de búfala 
  • 1 ovo

Modo de preparação:
Espalhar o molho de tomate pela base da pizza, polvilhar com óregãos. Por cima colocar o fiambre partido em pedaços e o queijo também partido em pedaços. Ao centro da pizza coloque um ovo. Levar ao forno cerca de 10 minutos, ou tempo suficiente para que o queijo derreta e gratine.

Notas: Como nós fazemos esta base de pizza muito fina ela vai ficar pronta rápido. Se for com uma base mais grossa que precise de estar no forno mais tempo aconselho a que coloquem o ovo na pizza só mais perto do fim quando ela já estiver quase cozida. 




terça-feira, 28 de março de 2017

Celeste

Há vários espaços da marca Celeste espalhados pelo Porto, por isso a esperança de que este local se mantenha aberto é alguma. É que neste mesmo local já abriram três cafés e nenhum se aguentou muito tempo. Primeiro foi um de pastelaria francesa que tinha coisas muito chiques mas também muito caras. Fechou e algum tempo depois voltou a abrir, penso que com outra gerência, mas voltou a fechar. Depois abriu um café cuja especialidade são doces à base de ovos e que também têm um espaço no Mercado do Bom Sucesso mas que também rapidamente fechou. E é uma pena pois este espaço é bem localizado, grande e acolhedor. 
Tomei por lá um pequeno-almoço, passo por vezes para comprar pão e já fui algumas vezes lanchar. Quanto ao pão têm imensas variedades e dois que gosto bastante são o pão de soja e o de milho.
O chocolate quente é bom e é apresentado de forma apelativa. Os bolos também têm bom aspecto e os palmiers que vos mostro na foto abaixo são muito, mas muito bons. O palmier em si é fofo por dentro e crocante por fora, o chocolate que cobre metade do palmier é cremoso e saboroso e a parte de doce de ovos também é fantástica. Volta e meia volto para comer outro palmier.
Na montra vejo todos os dias, entre outras coisas, sandes bem apetitosas, tanto que várias vezes penso que um dia tenho que ir comprar uma para o almoço! :)

Morada: Rua Gonçalo Sampaio, 395, Porto





Celeste Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 27 de março de 2017

Comidas da mamã com... Chic'Ana

Depois de uma pausa na rubrica estamos de volta com uma nova convidada. Esta semana no Comidas da mamã temos a Chic'Ana. E o que posso eu dizer sobre o blogue dela? Posso dizer que é dos blogues que leio actualmente o que mais me diverte e faz rir. Ela tem sempre uma aventura, uma história, um acontecimento engraçado para contar. Também faz com frequência passatempos muito interessantes. Não deixem de passar pelo blogue dela para a conhecer.
Sem mais demoras fiquem com a Chic'Ana e a bela receita que ela nos trouxe. 


"A Inês desafiou-me a apresentar  uma receita que eu tivesse herdado da minha mãe. Tinha várias opções, mas escolhi aquela que mais valorizei e que liga muito bem com este tempo mais quentinho. A minha mãe sofria muito comigo para eu comer legumes, sendo que a única forma era fazer um prato bastante divertido e colorido. Cous Cous com legumes salteados!

Ingredientes:

  • 150g de couscous (grão fino);
  • 1 tomate;
  • 1 cebola roxa;
  • Uma pequena porção de brócolos;
  • Uma ou duas folhas de aipo;
  • Uma pequena porção de abóbora;
  • Cogumelos frescos;
  • Uma pequena porção de pimento;
  • 1 cenoura;
  • Farripas de couve coração de boi;
  • Para temperar: Um fio de azeite, vinagre (se gostarem de um travo mais ácido), salsa, sal, cominho, gengibre, pimenta, alho e coentros, e quem gostar, pode ligar tudo no final com maionese.


 Preparação:

1. Leve ao lume uma panela com um fio de azeite (no meu caso eu optei por fazer tudo no wok). Junte a cebola picada, e pimentos de várias cores. Adicione uma pitada de cominhos, sal e pimenta. Mexa um pouco e deixar alourar durante 10 minutos.

2. Pique os restantes ingredientes, por forma a ficarem em quadradinhos de 1 cm, aproximadamente. Ferva água e junte ao preparado anterior. Adicione todos os legumes que vão cozer nesta água. Envolva tudo e deixe cozinhar durante o tempo necessário para que fiquem com a consistência adequada. No meu caso, eu esperei cerca de 10 minutos.

3. É agora tempo de preparar os Cous Cous. Por cada colher de medida (aproximadamente 40g - 2 pessoas) é necessário 60mL de água a ferver – consultem a vossa embalagem de couscous, porque a proporção nem sempre é a mesma. Bastam cinco minutos para estes estarem preparados, convém ir mexendo para despegar os grãos.

4. Escorrer a água em excesso dos legumes. Verificar a consistência dos mesmos, e aproveitar para temperar – gengibre, salsa, mais uma pitada de cominho, coentros e um pouquinho de sal – após envolvidos, juntar os couscous.

5. Coloque numa travessa, decore com raminhos de salsa e sirva. É neste passo que se pode juntar ou o vinagre ou a maionese. Eu gosto mais com vinagre."



Obrigada Chic'Ana por teres aceite o meu convite, fiquei muito feliz e tenho que valorizar muito a tua partilha já que o teu blogue não é de receitas.
Tenho a dizer que a tua mãe era bem engenhosa para te fazer comer legumes e que preparava um belo e delicioso prato. É receita a experimentar agora que descobri a maravilha que são os couscous. 

Podem ver as participações anteriores aqui.

sábado, 25 de março de 2017

Salmão gratinado

Sou uma pessoa que facilmente se encanta por receitas com aspecto apetitoso e rapidez/facilidade de confecção. É que com a correria do dia à dia o que queremos mais são receitas fáceis e rápidas de fazer, mas que não deixem de ser saborosas porque ninguém anda aqui para comer comida ruim. Foi por estas características e por ter descoberto recentemente que comecei a apreciar salmão que me deixei seduzir por este salmão gratinado que vi no blogue  As receitas da mãe galinha, e foi assim com esta receita que decidi participar este mês no desafio do Cantinho das Cozinheiras.
Fiz a receita praticamente igual com apenas uma alteração, a adição do ketchup (receita original aqui).

Ingredientes:
  • lombos de salmão
  • limão
  • vinho branco
  • alho
  • maionese
  • queijo parmesão ralado
  • ketchup 
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Numa travessa de ir ao forno disponha os lombos de salmão, tempere com sal, pimenta, limão e vinho. Deixe marinar durante algum tempo.
Levar ao forno a 180º, durante 20 minutos. Numa taça faça uma mistura de maionese, queijo ralado e ketchup, na proporção de 1 colher de sopa de maionese, para 1/2 de queijo ralado e 1/3 de ketchup. Após os 20 minutos, cubra as postas de salmão com esta mistura e volte a levar ao forno durante uns 10 minutos, ou tempo suficiente para gratinar a parte superior. 

Nota: Podem acompanhar com legumes salteados ou com as batatas doces fritas no forno que já tenho falado noutros posts. E não, não é impressão vossa, isto é tão bom que faço imensas vezes! :) 





sexta-feira, 24 de março de 2017

Cheesecake de limão

Depois de ter feito este cheesecake saudável de forno fiquei a pensar que tinha que fazer um tradicional para ver como era. Juntando isso ao facto do ingrediente do mês do blogue Intrusa na Cozinha ser o limão, resolvi fazer este cheesecake de limão. Ficou delicioso!
Para este cheesecake usei para fazer a base a aveia de sabor a bolacha Maria da EU Nutrition, pois achei que deveria fazer uma base bem interessante (e fez!), mas podem fazer com bolacha Maria em pó. 

Ingredientes:
  • 100 g de farinha de aveia sabor a bolacha Maria
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 240 g de queijo ricota
  • 260 g de queijo creme
  • 120 g de açúcar em pó
  • 100 ml de sumo de limão
  • raspa de 1 limão + raspa de limão para decorar
  • 1 ovo
  • 1 clara

Modo de preparação:
Untar com manteiga o fundo de uma forma de mola e cobrir com papel vegetal. Juntar a farinha de aveia, o azeite e o mel, misturar bem e colocar no fundo da forma, calcando de forma a que fique compacto. Leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Com a batedeira misturar os queijos, o açúcar, o sumo e a raspa de limão. Bater até que fique uma mistura homogénea. Sem parar de bater misturar o ovo e a clara. Verter esta mistura na forma e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos.
Deixar arrefecer, desenformar e levar ao frigorífico, durante pelo menos umas 6h antes de servir.



quinta-feira, 23 de março de 2017

Del Rei

Se hoje vos venho falar de um sitio espectacular? Não! Com comida do outro mundo? Não! Com atendimento super atencioso? Também não! Então devem estar a pensar porque venho eu falar deste restaurante... Porque está bem localizado, perto do Hospital de Santo António e do ICBAS, logo numa zona onde há imensos estudantes. O menu é bem barato, 5€ que inclui sopa, pão, prato, bebida (se for água, se for outra bebida o menu já custa 6€) e café. O prato é muito bem servido e a comida não sendo transcendental é agradável. O atendimento é rápido o que é bom quando se estuda ou se está no hospital à espera de alguma coisa. 
Quando estive a tirar um pequeno curso no ICBAS fui lá comer duas vezes e de ambas gostei da comida. Uma vez comi bife de frango e de outra rissóis, e até me perguntei como é possível um menu de 5€ incluir um prato com 4 rissóis deste tamanho? Brutal!
Assim, sendo se estão por aqueles lados e querem comer rápido e barato podem passar por lá!

Morada: Rua Dom Manuel II, 64, Porto








D'El Rei Cafetaria Restaurante Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato