sexta-feira, 29 de junho de 2018

Comidas da mamã - Cheesecake com base de brownie

Chegamos a sexta e no que é que a malta pensa? Em sobremesas pois claro! Ou será que sou só eu que penso em sobremesas por ser uma gulosa e vocês pensam em saladas?
Mas, como eu penso em doces e quanto mais gulosos melhor partilho convosco esta sobremesa que fiz com a minha mãe. Gostam de brownie? E de cheesecake? Então e se for as duas coisas juntas? Só vos posso dizer que vão adorar, é uma combinação diferente e boa que muito nos agradou.

Ingredientes brownie:
  • 4 ovos
  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 200 g de chocolate de culinária
  • 1/2 chávena de chocolate em pó
  • 1 chávena de farinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga 

Ingredientes cheesecake:
  • 150 ml de natas
  • 350 g de queijo branco (por exemplo queijo creme Philadelphia)
  • 75 g de açúcar amarelo
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 1 colher de café de extracto de baunilha
  • 2 ovos

Modo de preparação do brownie:
Leve o chocolate com a manteiga a derreter em banho maria. Após o chocolate derretido, adicione o açúcar e bata bem. Adicione um ovo de cada vez batendo entre cada adição. De seguida misture o chocolate e a farinha.

Modo de preparação do cheesecake:
Misture as natas com o queijo e bata até estar bem misturado. Adicione o açúcar, a farinha e a baunilha e bata tudo. Adicione os ovos à vez, continuando a mexer.

Montagem:
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga coloque o brownie, espalhe e alise a superfície. Por cima coloque o cheesecake. Com uma colher, misture ligeiramente a parte debaixo com a de cima, de forma a que fiquem uns riscos de chocolate na parte superior e que em algumas zonas a altura de brownie seja maior e noutras seja a altura de cheesecake a ser superior.






quinta-feira, 28 de junho de 2018

O Macrobiótico

O Macrobiótico é ainda um restaurante novo na cidade, mas assim que abriu portas deu logo que falar, ou pelo menos eu vi falarem dele por todo o lado. E como ouvi falar bem, também eu fiquei curiosa por conhecer. Fiz uma primeira tentativa falhada num dia em que estavam cheios, recentemente voltei a tentar e tive mais sorte. 
Servem pequeno-almoços, almoços, lanches e alguns dias estão também abertos ao jantar. Ao almoço durante a semana o menu custa 7.50€, aos fins de semana, jantares e feriados custa 9.50€. Ambos incluem sopa mais prato do dia.
Não consegui apanhar os nomes dos pratos do dia em que lá fui, pois os nomes eram longos, mas posso dizer que gostei de todos. A sopa era de feijão, o prato principal além de legumes tinha um empadão de batata doce, quinoa (?) e feijão. Resolvi também experimentar uma sobremesa que era uma mousse muito leve de amendoim com millet.
O espaço é bastante agradável e o atendimento foi simpático e rápido. 

 Morada: Rua do Bonfim, 63, Porto










O Macrobiótico Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Quiche de bacalhau e alho francês

Desta vez o desafio da Caixa Mistério do grupo de Facebook Cantinho das Cozinheiras tinha como os três ingredientes principais o bacalhau, o alho francês e queijo. O objectivo era fazer uma receita com pelo menos dois desses ingredientes, mas eu optei por fazer uma quiche com os três, e deixem-me que vos diga que ficou uma bela quiche. 

Ingredientes:
  • 1 embalagem de massa folhada
  • 1 posta de bacalhau grande
  • 2 alhos francês (só a parte branca)
  • 4 ovos
  • a medidas dos ovos em leite (cerca de 200 ml)
  • queijo ralado

Modo de preparação: 
Coza o bacalhau, retire as espinhas e desfie. 
Numa frigideira cozinhe o alho francês cortado às rodelas finas.
Misture bem os ovos com o leite.
Numa forma redonda coloque a massa folhada e pique com um garfo. Em cima da massa folhada disponha o alho francês, depois o bacalhau e cubra com a mistura de ovos e leite. Por cima coloque queijo ralado em quantidade a gosto. 
Leve ao forno, a 180º, cerca de 30-40 minutos, faça o teste do palito para ver se está cozinhada.







terça-feira, 26 de junho de 2018

Montes Hermínios

Se andarem pela Serra da Estrela já para os lados da Covilhã e não souberem onde ir almoçar podem ir até aos Montes Hermínios. Doses muito bem servidas, carne boa, batata frita caseira, tudo bem saboroso. Como a comida é caseira e feita na hora o serviço pode demorar um pouco. 
Para sobremesa pedi uma baba de camelo, gostei do sabor, mas nunca tinha comido uma baba de camelo assim, parecia feita com natas! 
O atendimento foi bastante simpático.

Morada: Estrada Nacional 339, Sitio do Viriato, Covilhã





Carne de borrego

Carne de porco

Baba de camelo


segunda-feira, 25 de junho de 2018

Danetes de chocolate

Este mês a feliz seleccionada do desafio Cozinhar com... da página de Facebook Cantinho das Cozinheiras foi a Ana Rama do CakeDiction. Escolher receitas da página dela nunca é fácil, pois apetece-nos fazer tudo, já experimentei várias receitas e são sempre sucesso garantido. Desta vez optei por escolher algo que ultimamente se tem falado muito e pelo qual eu estava bastante curiosa em experimentar. Assim, a receita que eu escolhi foram estes danetes.
Receita aprovada, mais uma vez! 

Ingredientes:
  • 500 ml de leite meio gordo
  • 2 ovos
  • 50 g de açúcar amarelo
  • 10 g de farinha maizena
  • 150 g de chocolate de culinária
  • bolacha maria para decorar

Modo de preparação:
1. No copo da bimby coloque todos os ingredientes à excepção do chocolate.
2. Programe 8 seg/vel 4.
3. De seguida programe 10 minutos/90ºC/vel 3.
4. Após terminar o tempo, espere que a temperatura baixe um pouco até aos 70-60ºC e junte o chocolate partido em pedaços.
5. Espere um pouco até que o chocolate amoleça e envolva na velocidade 3 durante alguns segundos, até ter uma mistura homogénea e cremosa.





sexta-feira, 22 de junho de 2018

Alcalá de Henares

E pronto, chegámos ao fim desta semana de partilhas relacionada com boa vida!
Acho que vamos terminar muito bem em Alcalá de Henares, a terra de Miguel de Cervantes. É também a primeira cidade universitária planificada do mundo e como tal é Património Mundial da UNESCO. É uma cidade que fica também perto de Madrid e que sem dúvida merece ser visitada.


Torre da Catedral

Catedral de Alcalá de Henares






Grafite referente a Cervantes numa casa perto da Catedral

Calle Mayor


Museu Casa Natal de Cervantes

Plaza de Cervantes



Capilla del Oidor

Colegio de Málaga


Universidade de Alcalá

Recinto interior da Universidade



Após visitar a cidade e já pela hora do jantar decidimos ir procurar onde comer. Acabámos por ir à La Taberna de Rusty e não podíamos ter feito melhor escolha. As opções de comida são imensas, a comida é boa, as doses são enormes e no final a conta a pagar é bem pequena. Se voltar a Alcalá de Henares é lá que irei comer. 

Morada: Calle Tinte, 1, 28801 Alcalá de Henares, Madrid, Espanha






Várias tapas

Batatas bravas

Frango panado

Torresmos