quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Frittata de cogumelos, alheira e queijo chèvre

Acho as frittatas bem versáteis, podemos usar restos de tudo e mais alguma coisa que estejam no frigorífico. Mas desta vez não foi o caso, decidi juntar aos ovos, que adoro, outros ingredientes que também adoro, ou seja, os cogumelos, a alheira e o queijo. Ficou uma frittata bem gulosa. 

Ingredientes:
  • 100 g de cogumelos frescos laminados
  • 1 alheira
  • 5 ovos
  • rodelas de queijo chèvre (em quantidade a gosto, eu usei 7)

Modo de preparação:
Coloque os cogumelos numa frigideira e leve ao lume a perder água. Quando os cogumelos tiverem perdido a água junte a alheira sem pele e desfeita. Deixe cozinhar até a alheira começar a dourar. Junte os ovos bem batidos e deixe até a parte de baixo estar cozinhada. Retire a frigideira do lume e coloque as rodelas de queijo chèvre por cima. Leve ao forno para acabar de cozinhar.


Aproveito para vos contar que a Teresa do blogue Ontem é só Memória convidou-me para a sua rubrica Guest Post. Por isso se quiserem ler o que escrevi basta clicarem aqui

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Chillis - Tex Mex

Andava há já algum tempo com vontade de comer comida Tex Mex. Como tal fui pesquisar se havia alguma coisa aqui pelas redondezas e o mais próximo que me apareceu e que me despertou a curiosidade de conhecer foi este Chillis em Póvoa de Varzim.
Estão abertos das 16h à meia noite e recomendo que façam reserva, eu consegui fazer já assim de raspão, ou seja, tive que ir mais cedo para puder comer numa mesa que ia ser ocupada mais tarde e vi várias pessoas virem sem reserva e terem que se ir embora por não terem lugar.
Como não podia deixar de ser bebemos margueritas, boas, mas acho que já bebi algumas em copos maiores, mas pode ser só impressão minha. 
Para entrada pedimos nachos com queijo gratinado, bons e servidos numa bela dose.
Para pratos principais resolvi matar saudades de umas fajitas de frango e provar um prato que desconhecia jammalaya de gambas. As fajitas estavam óptimas, vinham com vários molhos para colocar no recheio. A jammalaya de gambas também é boa, mas apenas para quem gosta de coco, já que este é um gosto que se sente muito neste prato. 
Para terminar, também uma sobremesa que nunca tinha comido, o el loco. Esta sobremesa chega à mesa ainda a ferver e o gelado vai depois derretendo e misturando no molho de cozedura do ananás. 
O atendimento é rápido, cuidado e simpático.
Chamar também à atenção que tudo o que vos é "oferecido", como é o caso da entrada que vos trazem e as tequilas no final, é-vos cobrado!
No geral gostei e achei que valeu a pena a deslocação até Póvoa de Varzim. 

Morada: Rua do Dr. Lacerda Lobo 57, Póvoa de Varzim




Marguerita

Nachos (chips de nachos com queijo gratinado)

Fajitas de frango (Servidas em frigideira quente de ferro fundido, a acompanhar Sour Cream, Frijoles, Salsa Roja, Jalisco, Queijo ralado, Milho, Alface Iceberg, Tortillas e Legumes) e Jammalaya de gambas (Salteado de arroz “carabeño” c/ Legumes, Fruta exótica e Creme de coco)


Fry’n’Dip (Batatas fritas originais e arredondadas em forma de barco, permite colher uma grande quantidade de molho)

El Loco (Ananás caramelizado em Mel com sementes de Sésamo e gelado de Baunilha)

Despojos da tequila, já que me esqueci de a fotografar antes de beber!



quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Vitela estufada com esparguete

Mais um dia 25, mais um dia de desafio do grupo de Facebook Cantinho das Cozinheiras. Desta vez o blogue seleccionado para nós fazermos uma receita dele foi o blogue Noz Moscada e Gengibre. Num blogue com tanta receita boa e simples o difícil foi escolher o que fazer. Estive inclinada para vários doces, mas depois decidi que ia contrariar esta minha veia gulosa e ia fazer uma refeição. Optei por algo que gosto muito e que achei que tinha um aspecto bem saboroso, falo desta vitela estufada com esparguete.

Ingredientes:
  • 600 g de vitela aos cubos para estufar 
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 cenoura em rodelas finas
  • 2 tomates maduros aos cubos
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 120 ml de vinho branco
  • 700 ml de água
  • 400 g de esparguete (usei esparguete integral)
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 folha de louro 

Modo de preparação:
Num tacho coloque o azeite, cebola e alho e cozinhe até a cebola ficar translúcida. Junte o tomate, a folha de louro, a cenoura, a carne e misture bem. Adicione o vinho, a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta.
Leve ao lume, quando começar a ferver baixe o lume e cozinhe durante uns 40 minutos, ou até que a carne esteja bem tenra. Se necessário, durante a cozedura, adicione um pouco de água quente. 
Adicione 700 ml de água a ferver e a esparguete. Deixe cozinhar até estar apurado e a esparguete estar cozinhada a gosto. 





Aproveito também para vos dizer que visitem o blogue da Diana, A Vida De Diana, pois eu estou por lá na rubrica Chá Para Dois. Podem ficar a conhecer um pouco mais sobre mim e também aproveitem para ler um pouco mais do que a Diana escreve.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Comidas da mamã - Biscoitos de coco

Quem é mais assíduo por aqui já sabe do meu amor por coco e de como não resisto a nada que leve coco. Assim, não se espantem se eu vos disser que adorei estes biscoitos de coco que a minha mãe fez! Experimentem também e vejam o bons que são!

Ingredientes:
  • 150 g de farinha com fermento
  • 100 g de manteiga
  • 75 g de açúcar
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • coco ralado

Modo de preparação:
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura com textura cremosa. Acrescente o ovo e a baunilha, bem como a farinha e envolva tudo muito bem. 
Forme bolinhas com a massa, achate-as, passe-as por coco ralado. Coloque  num tabuleiro de ir ao forno previamente forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve a o forno, a 180º, por cerca de 10-15 minutos.


Fonte: TeleCulinária Gold nº 144 (Setembro de 2017)

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Noshi Coffee

No Noshi encontram comida saborosa, saudável e um simpático atendimento. Podem ir até lá tomar o pequeno-almoço, almoço, lanche e aos fins de semana penso que servem brunch. 
Ao almoço além do que consta na carta servem também um menu do dia, sopa e prato. Apesar de me ter parecido bem o prato do dia eu queria mesmo era provar uma das suas tostas e foi isso mesmo que pedi. Gostei bastante da tosta, do pão em si e também da mistura dos restantes ingredientes. 
Finalizei a minha refeição com um cheesecake saboroso e sem adição de açúcar!
Como fui à hora de almoço o espaço estava à pinha e o atendimento estava um pouco caótico, mas a seu tempo lá estabilizou. Como eu estava com tempo e também não pedi o prato do dia, que saia rápido, não me importei. De qualquer forma foi-me pedido desculpa por esse facto. 
O espaço é giro e não muito grande, o que com os locais e também muitos turistas enche bem!

Morada: Rua do Carmo, 11/12, Porto






Tosta Noshi (misto de alfaces, frango assado, mozzarella, cogumelos, abacate que por não haver foi substituído por pasta de abacate que ainda havia, tomate cherry e molho Tzatziki)

Cheesecake (sem adição de açúcar)


Noshi Coffee Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Frango com legumes no forno

Ando sempre a pensar em novas forma de incluir legumes na minha alimentação, é algo que tenho noção que deveria comer mais. Legumes e peixe, mas hoje é uma receita com legumes que vos trago. É daquelas receitas bem simples de fazer, que só sujam um tabuleiro de ir ao forno e que depois é só colocar no forno e ir à nossa vidinha até que esteja tudo cozinhado. É por isso uma refeição vencedora, não só como legumes como nem tenho muito trabalho!

Ingredientes:
  • 1 frango cortado aos pedaços
  • 1 limão
  • 4 cenouras
  • 1 courgette
  • 200 g de cogumelos brancos frescos
  • 1 tomate grande maduro
  • 1 maçã (usei Fuji)  
  • 100 g de abóbora
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • azeite
  • sal q.b.

Modo de preparação:
Limpe o frango e corte em pedaços (eu também retirei as peles). Disponha os pedaços de frango num tabuleiro de ir ao forno e tempere com sal e regue com bastante sumo de limão. Em volta coloque as cenouras, courgette, cogumelos, tomate, maçã, abóbora e cebola, tudo cortado em pedaços. Tempere os legumes com sal e por cima tanto dos legumes como do frango coloque o alho picado. Regue com azeite e leve ao forno, a 200º, durante 1h, ou tempo suficiente para que tudo fique cozinhado.

Notas: o tipo de legumes e quantidades é só colocar ao vosso gosto pessoal. Eu gostei desta combinação, mas qualquer outra também funcionará bem. 



terça-feira, 16 de outubro de 2018

Oficina

O Oficina é um restaurante de cozinha de autor que diz fazer a junção de arte e gastronomia, como se pode ver na capa do menu. 
É um restaurante com uma gama de preços alta, mas que como muitos outros à hora de almoço disponibiliza um menu de almoço, mais acessível a todos os bolsos. Ainda assim este menu de almoço tem um custo de 19.50€/pessoa que inclui couvert (pão e azeite), água, um copo de vinho branco ou tinto, entrada, prato, sobremesa e café.
Para entrada pedi um creme aveludado de camarão, que achei realmente bem aveludado e com um sabor muito rico. Constou-me que o tataki de salmão também estava bom.
Como prato principal pedimos o prato de bacalhau e a presa de porco ibérico, e dividimos ambos os pratos. Achei os dois pratos bem saborosos, doses de bom tamanho e com uma boa combinação de sabores. Mas tendo que eleger um favorito, tanto eu como ele, preferimos o bacalhau. 
Para sobremesa o bolo de bolacha e o pudim de castanhas. Adoro bolo de bolacha e achei este muito bom, mas sem dúvida que a sobremesa vencedora foi o pudim de castanhas.
O atendimento é super cuidado e simpático e o espaço muito agradável. 

Morada: Rua Miguel Bombarda, 282, Porto




Tataki de salmão com wasabi e molho ponzo

Creme aveludado de camarão

Bacalhau lascado com batata nova, grelos e broa, aromatizado com coentros

Presa de porco Bísaro com puré de grão e legumes

Pudim de castanhas com gelado de canela e redução de vinho do Porto

Bolo de bolacha







Oficina Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Parece que ele também cozinha - Caldeirada de bacalhau

Bacalhau, o nosso fiel amigo que se come de mais de 1000 maneiras. Esta em particular agrada-me bastante, acho que é bem simples de fazer e fica muito bom. É também um prato fácil de fazer em quantidade e que por isso pode ser servido quando se tem muita gente para comer connosco. Deixo-vos então a receita que desta vez foi feita por ele. 

Ingredientes:
  • 2 postas grandes de bacalhau
  • 1 kg de batatas 
  • 5 tomates bem maduros
  • 3 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 75 ml de azeite
  • 200 ml de vinho branco
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação: 
Descasque e corte as batatas às rodelas, as cebolas e os tomates em meias luas e pique os alhos.
Num tacho disponha uma camada de cebola, alho, tomate e batatas. Coloque a folha de louro e as postas de bacalhau. Cubra com outra camada de cebola, alho, tomate e batatas. Junte o ramo de salsa, o azeite e o vinho branco e tempere de sal e pimenta. Leve ao lume até que tudo esteja cozinhado. Por norma quando as batatas de cima estiverem cozinhadas tudo o resto também estará. 



sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Bolo de limão e sementes de papoila

Tinha aqui em casa umas sementes de papoila a pedirem para ser gastas e como, nem sei bem porquê, só me parece que este tipo de sementes combina com bolo de limão ou de laranja, foi mesmo um bolo de limão que decidi fazer. É um bolo bem simples e que leva ingredientes que todos temos em casa (tirando talvez as sementes de papoila) e fica bem saboroso, com um exterior crocante, mesmo como eu gosto!

Ingredientes:
  • 1 e ½ chávena de farinha sem fermento peneirada
  • ¾ de chávena de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de sopa de raspa de limão
  • 3 colheres de sopa de sementes de papoila
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 3 ovos grandes
  • 180 g de manteiga sem sal amolecida

Modo de preparação:
Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a raspa de limão e as sementes de papoila e bata com a batedeira durante meio minuto. Noutra taça, misture o leite e os ovos.
Adicione a manteiga ao preparado da farinha e acrescente metade da mistura dos ovos. Bata tudo aumentando, aos poucos, a velocidade da batedeira até fazer 2 minutos. Junte o resto da mistura dos ovos e envolva.
Verta este preparado para uma forma de bolo inglês, untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno durante cerca de 50 minutos a 180ºC.