segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comidas da mamã - Frango de fricassé

Adoro frango de fricassé, nunca experimentei a fazer mas duvido seriamente que chegue aos calcanhares do que a minha mãe faz. Fiz uma vez peixe de fricassé e ficou bom, um dia destes experimento a fazer o frango...
A foto de baixo era uma tentativa de fazer um prato chique, quando vemos os programas de culinária há sempre quem faça o seguinte, mete um montinho de algo mole no prato e depois espalha com a colher e voilá fica com aquele aspecto! :)



domingo, 29 de setembro de 2013

Póvoa do Varzim

Póvoa do Varzim é uma terra bonita para ir dar um passeio à beira mar, já é a segunda vez que lá vou, embora desta vez o tempo não estivesse muito agradável já que estava uma ventania de levantar pessoas no ar! Também é uma terra onde se comem bons bolos a bons preços, comemos uma bola de berlim que para além de boa era enorme! Comemos também uma fatia de bolo de noz que era o que mais se assemelhava a um bolo de anos e aquele era o meu dia de anos...
Da outra vez que lá tinha ido provei o doce tradicional de lá, os poveiros, que achei bom mas desta vez não havia, pelo menos no sitio que fomos por isso não deu para voltar a relembrar o sabor.



sábado, 28 de setembro de 2013

Arroz de bacalhau

Arroz de bacalhau, mais uma receita simples e rápida.
É só picar cebola e alho, ou usar daquela congelada já picada, para os preguiçosos como eu, e meter num tacho com azeite. Deixar a cebola e o alho cozer um pouco, juntar o bacalhau, desta vez tinha ali um resto de grãos que resolvi usar e ver como ficava (ficou mais que bom) e deixar cozinhar mais um pouco. Juntar salsa picada (também pode ser da congelada, que torna o processo super rápido) deixar apurar mais uns minutitos. Depois é só juntar água quente, meter sal se acharem que o do bacalhau não é suficiente, e quando a água estiver a ferver é juntar o arroz e deixar cozer. Para ficar melhor não deixar a água secar completamente. Eu gosto de comer com vinagre! 


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

The piper

Ainda em Glasgow resolvemos ir experimentar tapas escocesas. Vimos este restaurante (The Piper), super adequado para o dia em que tínhamos visitado o museu das gaitas de foles, que ficava numa zona por onde passamos várias vezes. À porta estavam a anunciar tapas e a primeira reacção foi, o que serão tapas escocesas?
Bem, lá fomos experimentar as ditas, ditas essas que ficaram aprovadissímas.
Havia imensa escolha mas nós escolhemos o que achamos ser assim o mais tradicional, assim comemos um mini prato do afamado peixe frito com batatas fritas, mais outro mini prato de uma carne de vaca mesmo saborosa com puré de batata. Depois comemos também um ovo cozido panado, que parece que por lá também é bem tradicional e uns folhados dos famosos e típicos haggis que já aqui tinha falado.
De sobremesa não podia faltar o belo do bolo de chocolate acompanhado pelo gelado de morango, a sobremesa era boa mas nada que se compare com a maravilhosa sobremesa comida no Jamie's que ficava mesmo lá ao lado!





quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Häagen-Dazs

Ai Häagen-Dazs, Häagen-Dazs que boas coisas tu fazes, só de olhar para as fotos fico a salivar, que tentação...
A foto de cima é de um Brownie explosion que consiste em Brownie de chocolate com nozes de Macadamia, servido com uma bola de Chocolate Midnight Cookies e uma  bola de Vanilla Caramel Brownie, com molho de chocolate fundido, o de baixo é mais simples e é apenas uma bola de gelado de Macadamia Nut Brittle com um pedaço de brownie. Os dois são deliciosos! 



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Batatas recheadas

Já aqui vos mostrei uma receita de batatas recheadas feitas por mim, estas só pelo aspecto dá para perceber logo que não foram feitas por mim mas sim na terra onde as ditas são famosas. Estas foram comidas em Edimburgo e estavam muito bem feitas e saborosas. A da foto de cima era de chili  e a de baixo era de queijo, ambas acompanhadas com umas saladas boas e que combinavam bem com as batatas recheadas.
A sobremesa era um bolo de chocolate com frutos secos e bolachas, era boa mas nada de nos levar às lágrimas. 




terça-feira, 24 de setembro de 2013

1 ano

Parece que este blogue já fez 1 ano e aqui a Inês cabeça no ar nem reparou, por isso Parabéns a este blogue! :)


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Comidas da mamã

Este é o segundo post com o mesmo título pois este vai ser o título que vou apresentar sempre que mostrar as comidas que a minha mãe faz quando vou a casa. Se alguém fizer questão de saber as receitas é uma questão de perguntar. :)
Este frango frito foi feito ao estilo KFC mas em estilo 100 vezes melhorado, uma maravilha e muito mais saudável!



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pie and Beans

Ou melhor, comida de museu, este almoço foi comido no Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove que fica em Glasgow enquanto ouvíamos um espectacular concerto de órgão.
Na Escócia parece que não são muito dados a beber água, chega ao ponto de não se ter onde comprar água, por exemplo neste museu quisemos comprar água e não havia. Até nos olharam de lado por termos a ousadia de querermos tal coisa, mas lá nos arranjaram uns copitos de água.
Os feijões eram maravilhosos, adoro feijões feitos desta forma mas por acaso nunca experimentei a fazer. A empada também era boa, embora nada de espectacular, tal como aquele bolo de chocolate com frutos secos e passas. E as sandes? As saudades que eu já tinha destas sandes medonhas e hiper calóricas que por vezes almoçava em Plymouth...




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Comidas da mamã

Estes deliciosos queques eram de laranja, uns tinham granulos de chocolate outros eram ao natural. Tão bons, mas tão bons que até já tenho saudades...



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Turco - Faro

Em Faro existe um restaurante Turco que serve doses brutais a preços muito simpáticos! O restaurante fica na baixa da cidade, por isso é bom para ir comer e depois dar um belo passeio para desfazer a barrigada! É o Habib’s Döner Kebab que fica na Rua Camilo Castelo Branco, nº 6, Faro.
Do pão, às argolas de cebola frita e chegando ao prato principal  que foi pizza turca é tudo óptimo! O prato principal dá na boa para 2, eu só consegui comer pouco mais de metade e fiquei para morrer de tão cheia...




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

La Favorita

E o que é que se come no meio de centenas de pessoas em pleno festival Fringe em Edimburgo? 
Umas belas fatias de pizza da La Favorite - The authentic Italian experience! A da primeira foto é de uma pizza de haggis e a segunda mais convencional é de frango.
E pergunta vocês o que são haggis, haggis são um prato típico escocês, é uma espécie de enchido mas para mais informação ler aqui:




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Empadaria do Chef - Again

Aqui fica mais uma empada desta vez a de requeijão e legumes, que para mim das que comi até agora deve ser a melhor. Aproveitei para provar o arroz de tomate malandrinho que também é bastante bom.
Entretanto já provei mais uma mas que infelizmente não fotografei por não ter a máquina fotográfica comigo. A que provei à última foi a de cozido à portuguesa, é boa e leva mesmo um cozido dentro da empada. É uma empada grande recheada com cozido e depois o que nos é servido é uma fatia (daí eu deduzir que será uma empada grande).


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mars frito!

É por estas e por outras que os escoceses têm a fama e muitos o "proveito" de serem obesos! Nunca na minha vida tinha ouvido falar em chocolate frito, então qual não é o meu espanto quando vejo numa montra um papel a dizer Mars frito! 
Pois que pensei, tenho mesmo que provar isto! Entramos na loja e estava uma senhora assim mais para o lado do obesa sentada e ler uma revista, lá pedimos o que queríamos ela levanta-se, agarra assim à mão sem luvas num chocolate que tirou da embalagem à nossa frente enfia o chocolate e mãos numa massa qualquer e depois mete aquilo a fritar numa frigideira. 
Quando o chocolate veio parar às nossas mãos até uma batata frita agarrada tinha! 
Por momentos quando a senhora tirou a mão de dentro da massa e meteu o Mars a fritar pensei que ia lamber os dedos! 
Quanto ao sabor, é engraçado, diferente, o chocolate fica derretido e tem aquela massa por fora que é boa, mas o Mars ao natural é melhor...




domingo, 8 de setembro de 2013

Jamie's Bar

Hoje em dia penso que já todos ouviram falar do Jamie Oliver, ele está em todo o lado, ele é em livros, televisão, produtos e equipamentos de cozinha e agora com a polémica à volta do McDonalds ainda mais conhecido e falado ficou. 
Eu sempre gostei muito dele e das coisas que o via cozinhar mas nunca tinha estado em nenhum sitio que houvesse um restaurante dele, ou pelo menos que se proporcionasse a eu lá ir.

Em Glasgow mesmo no centro junto a vários pontos turísticos havia um restaurante de comida italiana do Jamie que se chamava Jamie's Bar. Antes de nos decidirmos a lá ir ainda pesquisamos na net a ver se valeria a pena lá ir. A maioria das críticas prendiam-se ao facto de as pessoas ficarem muito decepcionadas por não ser o Jamie Oliver a estar lá a cozinhar para elas, oh pobres criaturas ingénuas! Como é que há pessoas a achar que seria ele a estar lá a cozinhar, então ele tem dezenas de restaurantes como seria possível estar em todos eles? Aliás ele não está em nenhum, com a quantidade de programas que tem deve passar o dia a filmar programas ou então na cozinha de casa dele a experimentar novas receitas!

Bem mas voltando ao assunto do restaurante que fui, a decoração era muito gira e era tudo muito chique, do serviço, à apresentação das coisas passando pelos empregados. 
De entradas comemos uma "Bruschetta topped with sweet tomatoes, garlic, basil & olive oil" e "Italian bread selection", tudo muito saboroso mesmo levando manjericão que eu não gosto nada.
Para prato principal comemos "Tagliatelle Bolognese" e "Sausage Pappardelle" ambas as massas muito saborosas e se na foto pode parecer pouco, não era nada de pouco.

Mas o melhor mesmo foi a sobremesa era tão boa mas tão boa que só de pensar nela dá-me vontade de chorar com saudades... A sobremesa foi um maravilhoso brownie de chocolate com gelado de amaretto e pipocas caramelizadas, das 3 coisas nem sei qual a melhor, e as 3 em conjunto então certamente são uma das 7 maravilhas da doçaria! 













sábado, 7 de setembro de 2013

Mars muffin

Mars é Mars e é bom de qualquer maneira, embora eu nunca tivesse sonhado com um queque Mars. E é bem saboroso...



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Rissoleta - O melhor rissol do mundo

Tinha que experimentar a rissoleta, obviamente que tinha e não me arrependo de o ter feito. A rissoleta pode-se dizer que é um híbrido de francesinha e rissol. São grandes tal como as francesinhas e tem igualmente molho de francesinha, só que em vez de ter pão tem massa de rissol, e eu que adoro massa de rissol não achei esta ideia nada má! Depois em vez de ter o bife tem recheio de rissol de carne, tem 2 tipos de salsicha, uma vermelha e outra mais esbranquiçada, tem também fiambre e queijo. Não é uma francesinha, não, é uma rissoleta, uma ideia bem engraçada e boa... Custa 7.50€ com bebida e pode ser comida no espaço "O melhor rissol do mundo" que fica no novo mercado do Bom Sucesso. 



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Chinesices

Em Glasgow perto do nosso hostel, na esquina de uma rua havia um chinês destes take away em que nos serviam a comida nestas caixinhas mesmo giras. Nunca tinha comido chinês nestas caixinhas dá logo ar de cidade, he he he! Podia escolher 2 tamanhos sendo que o mais pequeno ainda assim  levava comida que nunca mais acabava.
A malta por estas terras se quer comer mais tarde ou tem que comer chinesices ou fast food porque os restaurantes ditos "normais" param de servir muito cedo, é vê-los a servir jantares às 17h, coisa que para nós tugas é muito estranho, a malta aqui quer é jantar tarde e a más horas!



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pão de ló de chocolate

Até não há muito tempo atrás para mim o pão de ló era um bolo seco que por norma se fazia para rechear e cobrir com algum creme, lá está porque para comer sozinho era muito seco. Isto até ao dia a que fui a uma feira onde comi um pão de ló pequeno dentro do papel onde cozeu e achei aquilo uma maravilha, nada de seco, aliás no meio até estava meio líquido. Pronto foi aqui que aprendi que há dois tipos de pão de ló, o seco e o maravilhosamente bom!
Nunca tinha provado o de chocolate e no outro dia pensei, de hoje não passa. Bem, aquele pelo menos não era assim maravilhosamente bom como o outro que tinha comido, talvez lá no mesmo sítio os de chocolate também fossem maravilhosos, este maravilhoso não era, fica só na categoria de bom! Foi comido num quiosque da delta no centro comercial Colombo em Lisboa.