quarta-feira, 30 de maio de 2018

Bacalhau com batatas a murro (Actifry)

Hoje volto com uma sugestão para ser feita na Actifry. É uma receita de bacalhau bem simples mas muito saborosa. E as batatas também ficam uma delicia, até se comem sozinhas! 

Ingredientes para a cuba:
  • 1 kg de batatas pequenas com casca
  • 1 colher (a colher medidora que vem com a Actifry) de azeite
  • sal e pimenta
Ingredientes para o tabuleiro:
  • 4 postas de bacalhau médias (600 g)
  • 4 folhas de louro
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher (a colher medidora que vem com a Actifry) de azeite

Modo de preparação:
Tempere o bacalhau com  alho, o louro e pincele cada posta com azeite e reserve no frigorífico durante 30 minutos.

Cozedura:
1. Deite as batatas com casca, temperadas com sal, pimenta e o azeite na cuba. Feche a tampa.
2. Programe o tempo total de cozedura para 40 minutos.
3. Prima 3 vezes na tecla 2 in 1. O pictograma que representa o peixe aparece. Programe o tempo de cozedura 8 minutos. Prima a tecla ligar/desligar para iniciar a cozedura.
4. Quando o temporizador emite um sinal sonoro, coloque o tabuleiro com o bacalhau. Deixe cozer durante os restantes 8 minutos.




terça-feira, 29 de maio de 2018

Cozinha da Terra

Cozinha da Terra, um restaurante que recomendo, comida boa, atendimento simpático e um espaço super lindo. É uma antiga casa de lavradores abastados do século XVII que continua em excelentes condições. Para lá chegar faz-se um bom caminho, mas acho que vale a pena nem que seja uma vez na vida. Aconselho vivamente que façam reserva, tanto que é um espaço onde só se entra tocando à campainha! Não é uma casa que se encontre de portas abertas. Após nos ser aberta a porta entramos para um pátio, de onde se vêm várias casas. Infelizmente fui lá à noite, num dia de temporal então não consegui observar bem todo o espaço. Podem ver mais informações na página deles aqui.
Os pratos são todos eles uma delícia, dá perfeitamente para perceber o porquê de ser um restaurante tão premiado. O que menos me agradou foram as pataniscas que na minha opinião tinham demasiado óleo. O que mais me agradou talvez tenha sido a carne de porco, estava super tenra e adorei a combinação de sabores dos vários elementos do prato. Não sou a maior fã de carne de pato, mas este arroz estava qualquer coisa de muito bom (é um dos pratos mais premiados). O bacalhau, além de saboroso, é servido de uma forma bastante original.
Nas sobremesas tenho que vos recomendar o queque de noz, é do melhor que consigam imaginar, tão bom que vos vai ficar a apetecer comer outro! 

Morada: Cozinha da Terra, Largo da Herdade, 8, 4580-581 Louredo, Paredes


Pão, azeitonas, queijo temperado e azeite

Bola de carnes

Pataniscas de bacalhau

Míscaros grelhados

Legumes gratinados

Salteado de polvo

Bacalhau servido dentro do pão em cama de legumes


Arroz de pato d'aldeia

Arroz de costelinhas cozinhadas em vinho tinto

Carne de porco com batatas, castanhas e puré de maçã

Queque de noz servido quente com gelado de ovos-moles e regado com creme de ovos

Queque de chocolate servido quente com gelado de nata






segunda-feira, 28 de maio de 2018

Fettuccine à carbonara

Começo por vos dizer que esta massa foi a melhor que já comi na minha vida! E porquê perguntam vocês! Porque foi feita à mão por ele, primeiro a massa foi feita na bimby, mas depois foi esticada com um rolo e cortados os fios com a faca! Ou seja, esta receita que vos trago hoje foi feita a quatro mãos, ele fez a massa propriamente dita e eu fiz a carbonara com base nesta receita da Cláudia d' O Prazer da Cozinha. É uma carbonara melhorada pois é feita com o acréscimo de cebola caramelizada. 

Ingredientes para a massa:
  • 200 g de farinha T55
  • 2 ovos M
Ingredientes para a carbonara:
  • 200 g de fettuccine
  • 1 cebola
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 130 g de bacon aos cubos
  • 2 ovos
  • 80 g de queijo parmesão para ralar
  • azeite
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação da massa:
Coloque a farinha e os ovos no copo da bimby e amasse 2 min/vel espiga.
Molde uma bola, embrulhe em película aderente e deixe repousar 20 minutos à temperatura ambiente.
Numa superfície polvilhada com farinha estenda a massa com a ajuda de um rolo da massa. Estenda até obter um rectângulo o mais fino possível. 
Com a ajuda de uma faca corte os fios de massa e coloque-os em cima de um pano a repousar cerca de 15 minutos.
Cozer durante 4 minutos em água a ferver temperada com sal e azeite. Escorra a água e reserve duas colheres de água da cozedura da massa pois irá precisar delas para a carbonara. 

Modo de preparação da carbonara:
Numa frigideira coloque um fio de azeite, a folha de louro e a cebola cortada em finas rodelas. Quando a cebola começar a cozinhar baixe o lume. Assim que a cebola amoleça, junte o açúcar e deixe refogar até a cebola caramelizar e o liquido reduzir. Após caramelizada retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira cozinhe o bacon até que este se apresente dourado. Junte a cebola e misture. Misture ambos à massa. 
À parte bata os ovos e junte a água que reservou da cozedura da massa para diluir um pouco. Tempere com sal e pimenta e junte metade do queijo ralado. Regue a massa com este molho e misture bem (isto já fora do lume). Sirva polvilhado com o restante queijo ralado.





sexta-feira, 25 de maio de 2018

Biscoitos de farinha de arroz

Hoje trago-vos uns biscoitos saborosos e que por serem feitos com farinha de arroz são perfeitos para quem é intolerante ao gluten. Estes biscoitos vieram directamente da página de Facebook Les gourmandises de Sara, a propósito do desafio mensal do Cantinho das Cozinheiras. Quando fui investigar na página qual a receita a fazer, rapidamente me decidi por estes biscoitos, pois gosto muito de bolos, bolinhos e bolachas e porque tinha em casa todos os ingredientes necessários para fazer esta receita. Fiz a receita tal e qual (tirando o açúcar que usei amarelo) como dito pela Sara e que também podem ver aqui

Ingredientes:
  • 200 g de farinha de arroz
  • 100 g de açúcar amarelo
  • 90 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparação: 
Com uma batedeira misturar o açúcar com a manteiga até obter uma mistura cremosa. Adicionar o ovo e a essência de baunilha e bater mais um pouco. Juntar a farinha peneirada junto com o fermento e misturar até obter uma massa compacta (podem fazê-lo com as mãos). 
Guardar a massa no frigorífico durante 30 minutos.
Numa bancada enfarinhada estender a massa com um rolo (eu não usei o rolo, estiquei a massa com as mãos, pois a massa pegava um pouco ao rolo) e cortar os biscoitos com a ajuda de um cortador.
Colocar os biscoitos num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, a 180º, durante 10 minutos.





quinta-feira, 24 de maio de 2018

Caves do vinho do Porto Cálem

Lembro-me de há já muitos anos ter vindo ao Porto com os meus pais e irmos visitar uma cave do vinho do Porto, mas não me recordo de qual visitei. Recentemente e aproveitando que tínhamos visitas voltei a visitar umas caves. As eleitas desta vez foram as do vinho Cálem. A visita dura cerca de 1h, 30 minutos para visitar o Museu por nossa conta e os restantes 30 minutos para fazer a visita guiada. No fim, conforme o bilhete que tenham comprado têm direito a fazer a prova de 2 ou 3 vinhos. Gostei da visita, a cave é pequena, mas a nossa guia, muito simpática, contou coisas interessantes e algumas com a sua graça.
Gostei e recomendo que façam também uma visita pelas caves do vinho do Porto.

Morada: Avenida Diogo Leite, 344, Vila Nova de Gaia














quarta-feira, 23 de maio de 2018

Parece que ele também cozinha- Almofadinhas de queijo de cabra e aros de courgette (Actifry)

Quem me segue no Instagram poderá ter visto nas minhas stories que temos cá em casa um novo brinquedo. Refiro-me à Actifry 2 em 1. Desta vez quem estreou o brinquedo novo foi ele e foi com este belo petisco que vos trago hoje. Se também têm este aparelho de cozinha experimentem esta receita e vejam o boa que é.

Ingredientes para a cuba:
  • 3 courgettes cortadas finamente
  • 100 ml de caldo de legumes
  • 1 colher (a colher medidora que vem com a actifry) de azeite
Ingredientes para o tabuleiro:
  • 2 folhas de massa filo
  • 120 g de queijo de cabra cortado às fatias
  • nozes cortadas aos pedaços
  • salsa

Modo de preparação:
Corte cada uma das folhas de massa filo em 2. Use o queijo, a salsa e a noz para rechear (usar quantidades a gosto) e feche como se de uma chamuça se tratasse (há várias imagens e vídeos na internet a ensinar como se faz).

Cozedura:
1. Coloque as courgettes na cuba. Adicione o azeite e o caldo de legumes. Feche a tampa.
2. Seleccione o tempo total de cozedura 20 minutos.
3. Prima 2 vezes na tecla 2 in 1. O pictograma frango aparece. Programe o tempo de cozedura 4 minutos. Prima a tecla ligar/desligar para iniciar a cozedura.
4. Quando o temporizador emite um  sinal sonoro, junte o tabuleiro com as almofadinhas de queijo de cabra. Deixe cozinhar durante os restantes 4 minutos.




Fonte: Adaptado do livro que acompanha a máquina.

terça-feira, 22 de maio de 2018

daTerra restaurante vegetariano - pequeno almoço buffet

Desde o fim de semana passado que entre as 8:30 e as 11:30 podem diariamente usufruir de um pequeno-almoço buffet, 100% vegetariano e saudável no daTerra da baixa. Inclui opções para todos os gostos, desde iogurtes, açaí, panquecas, pães, croissants, fruta, cereais e muito mais. O mais incrível de tudo é custar apenas 5.90€, sim leram bem, 5.90€! Por este preço têm acesso ao buffet, chá, café e bebida vegetal, fantástico, não?!
Todas as opções apresentadas no pequeno-almoço, só não lhe chamo brunch por terminar às 11:30, mas pela quantidade e tipo de produtos apresentados é mais um brunch! Mas, dizia eu, todas as opções apresentadas são caseiras, feitas no restaurante, tirando o pão, que embora não seja feito por eles é feito de propósito para eles. É um pão sem OGM, sem aditivos de origem animal, é 100% vegetal. 
Vários dos produtos já são sem gluten e sem lactose, mas irão ser incluídos ainda mais produtos para pessoas que sofrem de intolerâncias alimentares. 
A manteiga é também ela 100% vegetal e biológica. Algumas opções também são livres de açúcares adicionados como é o caso do bolo de frutas. E outros não têm gluten como é o caso dos quadrados de chocolate com arroz tufado, do brownie e do bolo de frutas. 
Por agora ainda só irá funcionar experimentalmente no restaurante da baixa, se for um sucesso será alargado às outras localizações, por isso vamos fazer deste óptimo pequeno-almoço buffet um sucesso!
É tudo tão bom que me fica difícil eleger favoritos, mas adorei os pastéis de nata, um dos salgadinhos (o que tinha soja, se não estou em erro), o pão de sementes, a panqueca com queijo, o croissant, os quadrados de chocolate com arroz tufado, os sumos! Enfim, tudo muito bom e agora tenho que voltar para experimentar as coisas que já não tive barriga para provar desta vez, como é o caso do pão de deus que eu tanto gosto.
Peço desculpa pela avalanche de fotos que vão ver a seguir, mas era tudo tão bom e apetitoso que vos quero mostrar tudo em pormenor! 

Morada: Rua de Mouzinho da Silveira, 249, Porto