O diário da Inês

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Bolo marmoriado

Bolo mármore, aquele bolo que nos acompanha a quase todos desde a infância, ou pelo menos a mim acompanha-me desde a infância, é daqueles bolos básicos e bons. Como tal existem muitas variantes desta saborosa receita. Esta que eu resolvi experimentar leva chocolate de culinária e até pouca manteiga em relação a outras que tinha em cadernos lá em casa. 

Ingredientes:
  • 250 g de farinha
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 120 g de chocolate de culinária
  • 80 g de manteiga
  • 5 ovos
  • 1 colher de chá de fermento
  • raspa da casca de 1 limão



Modo de preparação:
Numa tigela misture a manteiga, o açúcar e a raspa de limão e bata bem. Junte os ovos, um a um, e bata muito bem. Por fim adicione a farinha e o fermento e misture bem.
Divida a massa em duas porções iguais. Derreta o chocolate em banho-maria e adicione o chocolate a uma das parte de massa, misturando bem.
Junte as duas massas e misture apenas ligeiramente. Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno, a 180º, durante 40 minutos.

Notas: Eu usei chocolate de culinária com 70% de cacau e a parte de chocolate ficou um pouco dura, por isso aconselho a que usem um chocolate com uma menor percentagem de cacau.
Decorei o bolo com açúcar em pó.



Fonte: Receita da autoria do Chef Luís Machado (revista do Lidl)

57 comentários:

  1. Gosto tanto de um bolinho assim!
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Tem mesmo bom aspecto! És uma excelente cozinheira ;D

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  3. Uma fatia e um Chá, hummmmm :))

    Hoje:- És o fogo que arde no meu corpo desnudado

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira.

    ResponderEliminar
  4. Sempre tive "medo" de fazer esse bolo! ahah Tenho que experimentar! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também nunca tinha feito, comia sempre feito pela minha mãe! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Inês! Tem um aspeto delicioso. Gostaria de experimentar.
    Invítote a passar pelo meu blog. Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro esse bolo, fica uma delícia! Amei sua receita, Inês!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  7. Oh que parece ser mesmo bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Olá Inês
    Quem não conhece esse bolo, eu lembro-me em criança fazer esse bolo. Com um chazinho marchava já uma fatia.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles bolos que nos acompanham desde sempre! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Nunca comi aromatizado com limão,
    mas sempre com baunilha...
    A experimentar...
    Beijinho, querida Inês.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  10. Deve ter ficado uma delícia! :)

    Rendilhada de flores ...
    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Que delícia, está com um aspecto ótimo. Amo bolos pára o lanche da tarde
    Charme-se

    ResponderEliminar
  12. Olá, Inês! Espero que esteja tudo bem contigo! :)

    Por acaso só comi bolo mármore uma única vez na vida e a receita era bastante diferente desta que tens aqui. Esse que fizeste está com bom aspeto!

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! :) Tens que voltar a experimentar. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  13. Adoro, bolos caseiros são a minha perdição!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  14. ah que delícia! minha vó fazia mt esse tipo de bolo e eu sempre gostei mt

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  15. Querida Inês: é mesmo o bolinho que nos acompanha desde a infância. Ficou bem bonito o teu.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, faz parte da infância de quase todos nós! :) Beijinhos e obrigada querida Majo.

      Eliminar
  16. Há tanto tempo que o não faço e gosto!!! Bj e levo a receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já havia algum tempo que não comia! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Que bom aspecto
    Ja se comia uma fatia
    Bjs
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Pitas de 12 anos quando querem ser adultas

    ResponderEliminar
  18. Adoro bolo mármore! Tão bom com um café com leite a acompanhar
    R:Ahaha e para mim também foi impossível, mas vá se eu tivesse começado às 8h e terminado às 24h acho que conseguia xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito a acompanhar café com leite! :)
      Eu em 24h talvez conseguisse! :)

      Eliminar
  19. Há anos que não como esse bolo, fiquei com vontade de fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens que fazer para matar saudades e relembrar! :)

      Eliminar
  20. esses bolos com chocolate são uma delícia :)
    talvez se possa juntar un pouco de iogurte ao chocolate para evitar colocar mais manteiga e que fique na mesma macio »?!

    ResponderEliminar
  21. Aww wow, that looks so delicious, carina! Will try this with my girl!

    Marie
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  22. Leva uma fatia! ;) Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar