O diário da Inês

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Scones de alfarroba

Podem não ser os scones mais visualmente apelativos, que não são, mas vão por mim quando vos digo que são bem saborosos. E vieram mesmo a calhar porque eu tinha ali uma farinha de alfarroba que queria gastar.
É só a mim que acontece ou vocês também ficam com tudo a cheirar a farinha de alfarroba? Por mais que a feche o cheiro é tão forte que tudo o que a circunda fica também a cheirar a alfarroba!
A receita tirei do blogue Reservatório de Sensações.

Ingredientes:

  • 250 g de farinha de trigo sem fermento
  • 50 g de farinha de alfarroba
  • 30 g de margarina à temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 100 ml de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparação:
Numa taça coloque a farinha de trigo, a farinha de alfarroba, a margarina, o açúcar, o ovo, o leite e o fermento. Misture até obter uma massa homogénea, mas sem amassar demasiado. 
Num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, dispor pequenas bolinhas de massa, deixando algum espaço entre elas. Levar ao forno, a 170º, durante cerca de 15 a 20 minutos. 
Aqui por casa comemos com manteiga e doce de laranja.





48 comentários:

  1. O aspeto é delicioso
    .
    Feliz fim-de-semana … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Humm que maravilha. Adoro tudo o que for de alfarroba! Obrigada pela receita :)
    -
    Fantasiando numa bolha de melancolia ...

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Aí que parece estar bastante bom, já se provava
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Não há problema, eu não tenho olfacto, mas não é covid, não tenho mesmo olfacto! Mas olha que parecem uma delícia!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És a segunda pessoa que conheço sem olfacto. Uma amiga minha só sentia cheiros mesmo muito fortes! Obrigada. :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Gente que delícia, amei conhecer a receita, já quero
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
  6. Uma ótima ideia para consumir a alfarroba...
    Gostei da sugestão.
    Tudo bom, querida amiga.
    Bom fim de semana. Beijinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  7. look delicious....
    thank you for sharing your recipe...

    ResponderEliminar
  8. O mais importante é o sabor!!

    Bom fim de semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá, Inês!

    Não tenho farinha de nenhuma espécie em casa, portanto, também não tenho de alfarroba, mas gosto do pão de alfarroba.
    Os scones de alfarroba parecem-me bons e há sempre algo que lhe podemos acrescentar ou comer com eles.
    Não digo que vou levar a receita, porque eu só sei cozinhar o básico, mesmo o básico.

    Beijos e bom domingo. Bom Ano, também.

    ResponderEliminar
  10. Amei real a receitinha ♡
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Excelente sugestão!
    Feliz Ano Novo 2022!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  12. Inês que delicia, a receita é bem simples, gostei da receita bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  13. I follow your blog and leave a comment on the post. Follow back and leave comment on last post. Thank you! 
    Great post!
    https://sarapokorni.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Hmmmm, isso deve ficar bom demais Inês, fiquei com água na boca! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  15. Adorei seu artigo, salvei em meus favoritos em meu navegador para depois ver outros conteúdos.
    Blog: Rio cap

    ResponderEliminar
  16. Muito bonitos e, decerto, deliciosos. Nunca fiz receitas com farinha de alfarroba. Mas, gosto. Havia um pão de alfarroba muito bom, não sei se era do PD... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alfarroba dá um gosto muito bom às coisa! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  17. Gostei da receita, eu super tenho vontade de experimentar.
    Já tinha escutado falar em alfarroba mas, ainda não encontrei por aqui.
    beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui não era comum encontrar, mas agora é muito comum e usado! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Hummm, gostei desta receita!!! Grata pela partilha querida!!! :)

    ResponderEliminar
  19. Aprecio muito alfarroba , pelo que presumo, iria gostar destes scones...


    Bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
  20. Parece ser ótimo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar