O diário da Inês

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Frango panado e batata "frita", ambos no forno - Comidas da mamã

Adoro frango panado e batatas fritas, mas e se pudermos fazer o mesmo, mas de forma muito mais saudável? Podemos e esta receita, da minha mãe, que vos trago hoje é a prova disso. É um delicioso frango panado com batatas "fritas", mas tudo feito no forno, usando apenas um fio de azeite.

Ingredientes para o frango:
  • 1 frango cortado em pedaços
  • 1 limão
  • 8 dentes de alho esmagados
  • 1 colher de chá de pimentão de cor
  • 1 folha de louro partida em pedaços
  • sal e pimenta q.b.
  • farinha de trigo
  • ovo
  • pão ralado
  • azeite

Modo de preparação:
Tempere o frango com o sumo de limão, os alhos, o pimentão de cor, folha de louro, sal e pimenta e deixe a marinar durante um mínimo de duas horas.
Escorra bem o frango da marinada, passe por farinha, de seguida por ovo batido e por último por pão ralado. Coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, regue com um fio de azeite e coza, a 200º, durante 1h, ou até que se apresente dourado e cozinhado.

Ingredientes para as batatas:
  • batatas brancas
  • água
  • sal
  • farinha de trigo
  • azeite

Modo de preparação:
Descasque as batatas e corte em quartos pequenos. Coloque de molho em água com sal durante uns 30 minutos. Escorra a água e seque bem as batatas. Envolva as batatas em farinha, sacuda e coloque num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Regue com um fio de azeite e leve ao forno, a 200º, durante 1h. 
Podem cozinhar o frango e as batatas no mesmo tabuleiro e durante o mesmo tempo.






68 comentários:

  1. Oh que tem um bom aspecto
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro sugestões one pot ou one pan, são muito práticas, deliciosas e ficamos com um mínimo de loiça para lavar. Então se for como esta tua sugestão, em tabuleiro forrado com papel vegetal, tudo se torna ainda mais prático.
    Pois isto, também faço muitas vezes panados no forno e adoro. E essas batatinhas aí a piscar-me o olho? Também costumo passar por farinha, tal e qual como a receita da tua mãe. E.... adoramos!
    Este bem que podia ser o meu jantar Inês, que até fiquei com fome e ainda estamos a meio da tarde ehehehe
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Cláudia
    www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro pratos que não sujem muita loiça! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  3. Já apontei esta receita, porque não podendo comer frito, esta é uma óptima alternativa!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que fica quase tão bom como quando frito! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Ótima maneira de preparar o frango querida Inês.
    Gosto de receitas empanadas, amei o menu, perfeito!🍴

    Beijinhos e ótimo final de semana amada♥♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, eu também adoro tudo o que seja panado e assim feito no forno fica bem mais saudável! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Levei a receita :))

    Edição especial:- :- Metáforas de amor (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  6. Que aspeto maravilhoso! Vou querer experimentar. Gosto imenso de frango panado e essas batatas também me parecem deliciosas e muito mais saudáveis que as fritas! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais gostar, fica muito bom e é bem mais saudável! :)

      Eliminar
  7. Querida Inês: esta receita veio em boa hora. Vou hoje mesmo experimentar. Pelo aspeto já dá para ver que deve ser deliciosa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, espero que tenham gostado, eu adorei! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  8. Querida Amiga.
    Deve estar delicioso.
    Parabéns à mamã. 🌹
    Beijinhos para ambas.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  9. Hum adoro, já fiquei com agua na boca, por acaso já não faço há muito tempo o meu frango panado, é um género de "nuggets" caseiro e delicioso. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  10. Que prato delicioso. Amei.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderEliminar
  11. Eu nunca tentei fazer batata frita no forno. Para ser mais saudável eu uso a air fryer mas vou tentar fazer de forno, espero conseguir já que meus dotes culinários são bem limitados. Sua comida parece ter ficado deliciosa. :D

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão simples que tenho a certeza que te vai sair bem! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  12. Inês que delícia fiquei babando aqui, sua mama é maravilhosa na cozinha bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Lucimar, tem mãos de fada! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  13. Que vontade de comer ♡
    Http://www.blogmarianaleal.site

    ResponderEliminar
  14. Fiquei com água na boca, Inês. Eu amo batata e frango, assados assim ficam ótimos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  15. Amei a postagem.
    Ótima semana! Beijos

    (Estou de volta)
    www.byglamour.com

    ResponderEliminar
  16. Eu também adoro frango e adoro batata frita, que comida deliciosa :P
    Deu vontade de almoçar.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Vou tentar mesmo esta semana fazer as batatas "fritas" no forno. Logo direi-te como ficaram, mas de certeza que com as tuas instruçoes ficarao muito muito deliciosas! Obrigada novamente odaines pelas tuas receitas tao boas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patricia, depois diz como correu! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Eu preciso fazer esse frango em casa, acho que consigo encontrar todas as coisas aqui no Brasil e depois te conto como ficou Inês!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a aguardar para saber o que achaste! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  19. Querida Inês que saudades da comida da mamã... Obrigada pela deliciosa receita. Gostei
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Amélia, é uma rubrica muito apreciada por mim e por vós! :) Beijinhos

      Eliminar
  20. Quanta gostosura!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  21. Que bonito que ficou :)
    Uma comida que sabe sempre bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana, é sem dúvida algo que sabe sempre bem! :) Beijinhos

      Eliminar
  22. Querida Inês,
    Que ótima sugestão, é mesmo comer sem culpa. Cá em casa também se come muito frango (de forma saudável) a idade... já manda ;) Adorei.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa, obrigada! :) Assim fica bom e sempre se come de consciência mais tranquila. :) Beijinhos

      Eliminar
  23. Chicken is perhaps one of the most versatile meats available to the cook. This number one chicken recipe is one of my families top favorites.
    https://www.lelandwest.com/policy-features/index.cfm

    ResponderEliminar
  24. OI Inês já quero fazer essa receita nessa semana mesmo. Gostei da dica de colocar as batatas na água com sal antes de levá-las ao forno.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa forma de as temperar de forma uniforme! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  25. Que bom aspecto. Adorei!

    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderEliminar