O diário da Inês

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Pães de leite

Pães de leite, algo que sempre adorei e me lembro de comer, umas vezes com queijo, outras misto, outras até com manteiga. Depois de vir viver para o Porto parei de comer já que por aqui, aparentemente, não havia pães de leite, pelo menos dos que eu conhecia como sendo pães de leite. Nos supermercados claro que via dos embalados, mas não era desses que eu queria ou estava habituada a comer. Depois descobri que os bicos de pato, que embora possam não ser iguais (não sei os ingredientes) eram na verdade muito semelhantes aos pães de leite. Mas deixem que vos diga, os bicos de pato são muito pequenos, para uma pessoa ficar satisfeita tem que comer pelo menos 2.

Assim, foi com alegria que vi esta receita tão simples de pães de leite no blogue da querida Márcia, o Prata da Casa. Quando ela publicou a receita, era Verão e eu por causa do calor não experimentei logo, depois ficou esquecida por algum tempo. Foi quando fui vasculhar as receitas de pão que tinha para experimentar que voltei a ver estes pães de leite. Fui logo testar e a partir de agora nunca mais vou precisar de ter saudades dos meus adorados pães de leite.


Ingredientes:

  • 270 g de leite
  • 80 g de manteiga sem sal
  • 50 g de açúcar
  • 11 g de fermento seco (1 carteira de fermento)
  • 550 g de farinha tipo 65
  • 1 colher de chá de sal
  • algumas gotas de essência de baunilha
  • 1 gema + 2 colheres de leite (para pincelar)

Modo de preparação:
1. Coloque no copo da bimby o leite, a manteiga e o açúcar e programe 3 min / 37º/ vel 3.
2. Junte o fermento e programe 1 min / 37º/ vel 3.
3. Acrescente a farinha, o sal e a essência de baunilha e programe 5 min / vel espiga.
4. Com as mãos faça 12 bolinhas, amasse-as bem para ficarem lisinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas.
5. Deixe levedar até dobrarem de volume (no meu caso levou 1h, mas vai depender muito da temperatura que têm em casa).
6. Pincele cada bolinha com a mistura da gema e leite e leve ao forno a 180º (não é preciso pré-aquecer) durante cerca de 20 minutos ou até que aparentem estar cozinhadas, já que o tempo pode variar de forno para forno. 




46 comentários:

  1. Querida Inês: fiquei tão feliz por teres gostado e experimentado.Ainda bem que te fizeram matar as saudades dos pães de leite. Muito obrigada pela referência ao meu blogue. És uma querida.
    Bjn
    Marcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por esta excelente partilha que agora me permite matar saudades dos meus adorados pães de leite sem ter muito trabalho! :) Beijinhos querida Márcia.

      Eliminar
  2. Posso te dizer que nunca fiz, mas sim parece ser bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Adoro pães de leite. Deixou-me com água na boca.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou uma grande fã! :) Continuação de boa semana.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Com chá ou com café vai que é uma beleza! :) Obrigada.

      Eliminar
  5. Acho que vou levar a receita!! :))
    -
    A vida tem sonhos que vão partir ...
    -
    Beijos, e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. ficaram com um aspeto muito bom Inês :D
    beijinhos e bom fim de semana*

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Se quiseres este pão pela manhã, podes fazer a receita e colocar no frio, já no tabuleiro, e tapar. No dia seguinte de manhã é só ir ao forno 😁

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Eu também gosto muito! :) Continuação de boa semana.

      Eliminar
  9. Amo pão! Fiquei louca para provar ♡
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Estão lindos!!

    Bom domingo.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  11. Oi INês, a Márcia tem ótimas dicas de receitas. Já estou querendo experimentar essa pãozinho de leite. Huummm... acho que cheguei até a sentir um cheirinho de pão por aqui.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tem, as receitas dela são sempre muito boas! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  12. Também gostava muito, antigamente, agora a massa está falsificada, ainda bem que descobriste essa receita!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois desses de pastelaria há muito tempo que não como. Beijinhos :)

      Eliminar
  13. Olá Inês, saudades de passar por cá.
    Quando era pequeno adorava esses pães de leite.
    Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus.
    Bj e saúde.
    😉
    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo bem, espero que contigo e a tua família também. Beijinhos e obrigada! :)

      Eliminar
  14. Oi.
    Hoje mesmo eu estava procurando receitas novas de pães para fazer em casa, gostei dessa e vou arriscar fazer.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois conta o que achaste! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Inês pães de leite que delicia fiquei babando aqui, é uma ótima sugestão para o café da manhã e lanche, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  16. I would love to try one from those buns :-)

    ResponderEliminar