O diário da Inês

terça-feira, 26 de julho de 2022

Hambúrguer de feijão preto

De vez em quando gosto de fazer receitas sem carne, nem peixe e estes hambúrgueres de feijão preto são uma simples e deliciosa opção. Podem fazer em versão vegan ou não vegan como explico abaixo. 
A receita vi no Instagram No Ponto, da Beatriz Filipe, que infelizmente ultimamente tem estado meio paradita e não nos tem brindado com novas receitas. 
Comi estes hambúrgueres com o pão de iogurte feito na frigideira, cuja receita já aqui partilhei, com queijo cheddar e batata doce "frita" no forno. Podem também colocar alface e tomate, mas infelizmente não tinha nenhum dos dois em casa. 

Ingredientes:

  • 260 g de feijão preto
  • 60 g de aveia
  • 60 g de sementes de girassol
  • 3 colheres de sopa de linhaça + 8 colheres de sopa de água (ou 1 ovo se não pretenderem que seja uma receita vegana)
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • sal, pimenta, paprika e alho em pó q.b.


Modo de preparação:
Para preparar os "ovos" de linhaça misture a linhaça com a água e deixe repousar 10 minutos.
Num processador de alimentos (usei a Bimby) coloque a aveia e triture até ficar em farinha. Reserve. 
No mesmo processador de alimentos coloque os restantes ingredientes com a excepção da aveia e do "ovo" de linhaça. Numa taça envolva esta mistura com a aveia e o "ovo" de linhaça. Divida a mistura em 4 partes e forme os hambúrgueres. 
Podem cozinhar os hambúrgueres numa frigideira ou no forno (190º), mas eu usei a airfryer durante cerca de 15 minutos. 






39 comentários:

  1. Uai, a primeira vez que vejo, parece que dá para comer, ficou com a aparência atrativa.

    Beijo
    https://www.blogdathaiara.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom, vale a pena experimentar! :) Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. It's been a while since I have seen these kind of burgers. Lovely recipe! & you used your airfryer too. I love my airfryer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The airfryer is a really nice kitchen gadget! :) Thanks.

      Eliminar
  3. Hum, que vou acabar por levar a sugestão
    Que aspecto bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Que hambúrguer diferente! Eu gostei muito!
    https://www.blogdamari.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Gostei da sugestão, tenho de experimentar.

    Bom dia.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  6. Parece ser bem diferente e delicioso. Gostei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  7. Inês gostei muito do aspecto, que delicia deu água na boca agora, bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderEliminar
  8. Devem ficar bem bons.
    Também aprecio os hambúrgueres vegetarianos.

    Agradeço os votos de boas férias que me desejou no início de julho e convido-a a colaborar na minha celebração da Amizade.
    Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Majo! :) Fui tarde, mas já fui retribuir a visita. Beijinhos

      Eliminar
  9. Gracias por la receta, te mando un beso.

    ResponderEliminar
  10. Bacana, muito bom e nutritivo, só pode ser bem gostoso, todos os ingredientes são ótimos e do meu gosto. Beijos ;)
    https://costuraerasga.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Tem tao bom aspeto! Uma boa ideia para uma das minhas marmitas!

    ResponderEliminar
  12. Legal essa receita.
    Por aqui também evitamos carne em alguns dias.
    Iniciativa do meu esposo.

    Abraço.
    filhadejose.blogspot.com
    Ana Virgínia

    ResponderEliminar
  13. Oi Inês eu já fiz hambúrguer e bolo de feijão, peguei a receita com uma nutricionista. Na época eu fiz por fazer mas depois que comi eu amei.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar