O diário da Inês

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Comidas da mamã - Tarte de Figos

Esta receita que vos trago hoje foi feita pela minha mãe para a nossa mesa de Natal. Mas é tão boa que resolvi trazer-vos a receita ainda a tempo de a puderem preparar para as vossas festividades de passagem de ano/ ano novo. É uma tarte que se enquadra mesmo bem neste tipo de festividades. É feita com rum, mas se não tiverem rum podem sempre usar outra bebida forte que tenham em casa. 

Ingredientes:
  • 250 g de figos secos
  • 2 ovos
  • 100 g de açúcar amarelo
  • 4 colheres de sopa de água quente
  • 4 colheres de sopa de rum
  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 50 g de margarina derretida
  • mel

Modo de preparação:
Retire os pés aos figos, corte-os em pedaços e coloque numa tigela, junte-lhes o rum e a água e deixe-os estar assim 2 horas. 
Bata os ovos com o açúcar até ficarem bem misturados. Juntar a mistura de figos com o rum e misturar. De seguida adicione a farinha e o fermento e, por fim, a margarina derretida. Levar ao forno, numa forma redonda previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, a 180º cerca de 25 minutos.
Após desenformar a tarte, com a ajuda de uma colher, colocar mel em fio por toda a superfície do bolo. 




Adaptado de: Teleculinária e doçaria nº 257 (08/03/1982)

Aproveito para vos desejar um excelente fim de ano e um inicio de novo ano ainda melhor. Que 2017 vos traga tudo o que mais desejarem. Aqui nos encontraremos em 2017!


27 comentários:

  1. Como adoro figos secos...vou experimentar!!!
    Um 2017 delicioso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vai gostar, na minha casa deixou fãs! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Querida Inês: gosto imenso de figos e , às vezes, faço o bolo de figos. Em tarte não conhecia,mas pelo aspeto, dá para ver que deve ser muito saborosa.
    Amiga: desejo-te umas boas entradas em 2017 e que o novo ano venha carregadinho de boas energias.
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro figos secos, por isso para mim cada dentada que apanha um bocadinho de figo é uma tentação! :) Querida Márcia, que 2017 te traga tudo o que mais desejares. Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  3. Hello, minha querida Inês!
    Receita de mãe é tudo de bom, que maravilha de tarte!
    Eu adoro figos, deu água na boca, hummmmmm...!
    Ótima receita!

    Feliz 2017 junto a sua família!
    Bjoos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! Eu também sou grande fã de figos secos e por isso adorei esta tarte, pena já ter acabado... :) Beijinhos e feliz 2017! :)

      Eliminar
  4. que bom aspecto! feliz 2017, beijinhos
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Beijinhos e um feliz 2017 para ti e para os teus.

      Eliminar
  5. Ai que bom aspeto...nunca comi bolo com figos...quero experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de figos secos vais adorar esta receita tanto como eu! :)

      Eliminar
  6. Tem um ar tão guloso!!
    Beijinho e bom 2017!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E era mesmo gulosa e eu também que a devorei em 3 tempos! :D Beijinhos e bom 2017.

      Eliminar
  7. Olá lindona,
    sabe que nunca comi figos.
    Gostei da receita, vou comprar para ver se gosto e se gostar vou fazer a sua receita aqui em casa.
    Beijocas..

    meumundosecreto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro figos secos, mas nem toda a gente gosta. Depois diz-me se gostas ou não! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Great recipe! Yummy,yummy for my tummy!! :D
    Have a nice day and HAPPY NEW YEAR! <3
    Carol and Vero

    ResponderEliminar
  9. Vivo no Algarve e fiquei encantada com a receita.
    Não pode levar manteiga em vez de margarina?
    Visite-me.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Isabel, um excelente 2017 para ti também! :)

    ResponderEliminar
  11. Feliz ano de 2017 com a concretização de todos os sonhos,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, o mesmo desejo para si e para os seus! Feliz 2017!

      Eliminar
  12. Hummm... Deve ter ficado uma delícia. =]
    Feliz ano novo!!! Que 2017 venha cheio de coisas boas. ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou mesmo de se comer e chorar por mais! ;)
      Que 2017 traga tudo o que mais desejares. :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Ficou com um aspeto maravilhoso! O meu Natal por acaso teve muitos figos secos - mas não em tarte, antes com chocolate e vinho do porto (eu nem sou muito de figos secos, mas estes eram tão bons!) :) Agora tenho de experimentar a tarte :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro figos secos e agora deixaste-me a pensar em figos secos com chocolate e vinho do Porto! :D

      Eliminar