O diário da Inês

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Comidas da mamã - Bolo de leite

Bolo de iogurte é um bolo simples que agrada a toda a gente, então continuando na onda dos bolos simples porque não um bolo de leite? Também deve agradar a todos, não? Aqui em casa pelo menos agradou, pois ficou um bolo bem fofo e delicioso, com aquela parte superior crocante que eu tanto adoro! Podem aproveitar e experimentar já neste fim de semana. :) 

Ingredientes:
  • 4 ovos pequenos ou 3 grandes
  • 1.5 chávenas de açúcar amarelo
  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 2.5 dl de leite
  • raspas de 1 limão
  • chocolate granulado em quantidade a gosto

Modo de preparação:
Bata muito bem as gemas com o açúcar. Junte a manteiga amolecida e a pouco e pouco o leite. Adicione as raspas de limão, a farinha e o fermento, ambos peneirados. Adicionar as claras batidas em castelo. Por fim, incorporar o chocolate granulado na massa do bolo. 
Levar ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, a 180º cerca de 40 minutos.






Para fechar a semana, Na mesa de Natal não pode faltar... Roscón de Chocolate, da Diana e David do blogue Bolboretas no Bandullo, aqui do nosso país vizinho, a Espanha.




Para terminar passem pelo blogue da Chic'Ana para lerem uma história engraçada que aconteceu comigo e que hoje lá conto. Aproveitem e continuem a ler pois é um blogue cheio de engraçados relatos! :) 

47 comentários:

  1. Tem muito bom aspeto, sim! E o Roscón de chocolate tem igualmente uma boa aparência! =)
    Sim, já lá estás e que bem que estás =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma fatia desse bolo (que já se foi há uns tempos) e do roscón! :D Beijinhos e foi um prazer estar presente no teu cantinho! :)

      Eliminar
  2. Schlurp e miam miam...

    Bom e feliz fim de semana~_``

    ResponderEliminar
  3. Um bolo para ser bom não precisa muitos ingredientes nem ingredientes complicados! Este está mesmo a pedir para ser comido! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim quanto mais simples melhor! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  4. Este link não vai dar a nenhum blog ou página
    pois houve uma colagem ao meu blog
    e a foto seja minha...Peço desculpa

    http://anjodaesquina.blogs.sapo.pt/

    Bom e feliz fim de semana, beijinhos de aqui da Serra

    ResponderEliminar
  5. Que bolo fantástico,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Inês,
    Li a sua aventura no blog da Chic'Ana e ri-me muito :)
    Este bolo tem um aspeto delicioso e vai ficar na minha lista de próximos bolos a fazer ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por teres vindo até aqui ao meu cantinho, que sejas muito bem-vinda e que voltes muitas vezes. :) Obrigada! :D Beijinhos

      Eliminar
  7. Inês uma receita simples como gosto!!!
    o aspeto é delicioso!

    Por aqui há pimentos recheados:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/12/pimentos-recheados.html

    bj

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Um sei que estava muito bom, o outro imagino que também seja perfeito! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Um bolinho bem simples, mesmo como nós gostamos lá por casa!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim quanto mais simples melhor, confesso que não tenho muita paciência para receitas muito complexas! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Parece delicioso esse bolo :)
    Super fácil de fazer e imagino que seja uma verdadeira delícia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples e muito bom, daqueles bolos que vale mesmo a pena experimentar! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Que delícia! Tô achando que vou passar natal na sua casa, haha.

    Tá rolando sorteio lá no blog =)
    Blog Diamante Turquesa
    Instagram

    ResponderEliminar
  12. ahahahahahhahahah
    Estou-me a rir da tua histórinha lá no blog da Chic'Ana! Muito bom!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura foi um momento de pânico, mas agora já acho muita piada e riu muito quando me lembro! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Hello, minha linda Inês!
    Um bolo simples que agrada a muitos paladares, com uma caneca de
    café é perfeito. Bela receita, levo comigo!

    Beijinhos, abençoado fds ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, com uma caneca de café fica um sonho, muito bom mesmo! :) Beijinhos e obrigada. Bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Olá.
    Amei a receita. Vou fazer esse com certeza.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderEliminar
  15. nossa parece delicioso! hummm!!! bjos!
    http://thaydreams.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Doçuras de assim ser
    é mesmo viver...~_````

    Xoxo de aqui dos Calhaus da Serra frios.

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso de bolinhos assim, simples mas que nos deixam consoladas. Como já te disse, fui ler a história e achei hilariante mesmo. O roscon também tem muito bom aspeto.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu querida Márcia, são sempre dos melhores! :) Fico feliz que tenhas gostado da minha história o objectivo era mesmo causar sorrisos! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Agora comia uma fatia desse bolo :)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Tem tão bom aspecto, deve ser mesmo uma delícia :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) É uma delícia que ainda por cima é simples de fazer. :) Beijinhos

      Eliminar
  20. Os bolos simples são os melhores este é fácil de fazer e parece muito fofinho.Beijinhos Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente! Obrigada! :) Boas festas também para ti.

      Eliminar
  21. Ficou com aspeto bem fofinho e ao meu gosto. Adoro estes bolinhos caseiros. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também são destes que eu gosto mais! :) Beijinhos

      Eliminar
  22. O bolinho ficou mesmo apetitoso, tão fofo :D

    ResponderEliminar