O diário da Inês

sábado, 31 de outubro de 2015

Comidas da mamã - Tarte de chila com amêndoas

Quando era criança não gostava de chila e sempre que comia bolos de canudo lá ficava o meio para alguém comer, mas com a idade comecei a gostar de chila quando misturada em sobremesas. Esta tarte é um óptimo exemplo onde a chila é usada na perfeição e eu adorei!
Para quem se ficou a perguntar o que são bolos de canudo (ou bolos folhados do Alentejo), são um bolo alentejano e que infelizmente nunca encontrei noutras zonas do país (http://www.docesregionais.com/bolos-folhados-alentejo/).
Mas vamos ao que aqui nos trouxe hoje que foi a tarte de chila com amêndoas.

Ingredientes:
Para a massa:
- 200 gr de farinha de trigo
- 150 gr de margarina
- 50 gr de açúcar

Para o recheio:
- 250 gr de miolo de amêndoas
- 250 gr de açúcar
- 1 dl de água
- 6 ovos
- 150 gr de doce de chila

Modo de preparação:
Amasse a farinha com a margarina e o açúcar, faça uma bola com a massa e deixe-a repousar. Sacuda o pó do miolo de amêndoas e passe-as pela máquina de picar. Num tacho, misture o açúcar com a água, tape e leve ao lume. Quando começar a ferver, retire a tampa, deixe ferver um minuto, junte-lhe a amêndoa ralada, mexa bem até fervilhar e retire do lume. Junte-lhe o doce de chila, mexa bem e deixe arrefecer um pouco. Junte-lhe depois 3 ovos inteiros batidos com 3 gemas e mexa. 
Estenda a massa e forre a forma. Deite-lhe dentro o preparado e leve a cozer em forno bastante quente, que reduz um pouco logo que comece a alourar. Coze cerca de 30 minutos. Depois retire, deixe arrefecer e desenforme.

Notas: É necessário uma forma de tartes, de preferência de fundo móvel, com cerca de 22 cm de diâmetro ou pouco mais e untada com margarina.
Dos 6 ovos sobram 3 claras, para qualquer outra preparação.





Fonte: Teleculinária e doçaria nº 284 (18/10/82)

2 comentários: