O diário da Inês

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Batata doce com ovos e alheira

Sou grande fã de batata doce, adoro alheira e amo ovos, por isso não é de admirar que quando vi esta receita da Marta do blogue Intrusa na Cozinha, fiquei logo de olho nela. Mas, como tantas outras receitas lá foi ficando para depois e depois. Só vos posso dizer que me arrependo de não a ter feito logo, pois este prato é bom, mas bom! Experimentem e digam-me de vossa justiça. 

Ingredientes:
  • 2 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 2 batatas doces médias/pequenas
  • 80 g de espinafres frescos
  • 1 alheira
  • 2 ovos
  • azeite, sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Coloque a alheira numa travessa e leve-a ao forno, a 150º, cerca de 15 minutos.
Descasque e corte as batatas doces em cubos e leve a cozer em água com sal.
Numa frigideira deite um fio de azeite e aloure a cebola e alhos picados. Adicione os espinafres e deixe cozinhar até eles reduzirem o volume.
Adicione as batatas e o miolo da alheira.
Por fim adicione os ovos por cima e deixe cozinhar. Eu optei por colocar a frigideira no forno para cozinhar os ovos. Tempere com pimenta e sirva.





66 comentários:

  1. Tem tudo o que gosto, mas a alheira é uma perdição para mim...gosto tanto, que belo prato.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Não sei como está o tempo por aí mas por aqui está péssimos e bastante frio, só apetece comida de conforto e esta encaixa-se na perfeição! Tem assim um ar bem apetitoso de comer e chorar por mais! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui temos agora, finalmente, uns dias de sol e mais quentinhos, mas diz que para a semana volta o frio e a chuva, pelo menos aqui no Porto! É verdade este prato é mesmo de conforto. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  3. Bom dia. Sendo eu um bom garfo, como se ousa dizer, este prato deixou-me de água na boca.
    .
    * Água que purifica teu corpo ... em efemérides de sentido *
    .
    Deixo abraço de amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gil, a mim também foi um prato que muito me agradou! :)

      Eliminar
  4. Que delicia deu água na boca, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada Cidália, espero que goste tanto quanto eu gostei. :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá! Adorei a receita, parece simplesmente delicioso! :)

    pimentamaisdoce.blogspot.pt <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptima, tens que experimentar. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  7. Hum já podia ser um pouco disso, parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post ( Conjunto De Um Look ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Inês!mais uma a fazer, simples e rápida, obrigada pela partilha beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Odete. É bem simples de fazer e uma delicia de comer. :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Deve ser uma delícia, com tantos ingredientes bons! E simples de fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma delicia mesmo, eu adorei! :) Beijinhos e obrigada Inês.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Espero que goste Gracinha, eu adorei, é mesmo para repetir. :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Olá, minha querida Inês!
    Bom tê-la de volta com suas receitas deliciosas!
    Eu também adoro batata doce e dessa maneira que você fez fica
    ainda mais gulosa, belo prato!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) É bom estar de volta. Beijinhos

      Eliminar
  12. Querida Inês: acreditas que fiz hoje para o meu marido alheira à brás? No entanto, sendo uma grande fã de batata doce, acho esta tua versão bem mais apelativa.Da próxima, faço assim, pois parece um prato muito bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, olha que alheira à brás também é algo que me agrada e parece muito bem. Mas tenho a certeza que vais adorar este prato, eu simplesmente adorei. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  13. Querida Inês, regressou com excelente receita,esta agrada-me muito, sendo eu da terra das alheiras é mais uma forma variar.:-) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Amélia! :) É realmente uma bela forma de se comer alheiras, e eu adoro alheiras. :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Até para mim, que detesto ovos, aprece apetitosa!
    hummmmmmmmm

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É super bom! Também dá para fazer sem ovos, mas eu que adoro ovos, gostei muito assim. :) Beijinhos

      Eliminar
  15. É bem o meu tipo de comida, excelente sugestão.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  16. É óptimo, tens que experimentar Carla! :) Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  17. Esse prato tem muito bom aspecto, eu adoro fazer esse género de pratos, feitos assim na frigideira, dos meus preferidos é fazer um géneros de ervilhas e chouriço com ovos escalfados, tenho que postar a receita! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ervilhas com chouriço e ovos escalfados, adoro e por acaso já há algum tempo que não faço! :)

      Eliminar
  18. Hummm levo comigo. Ia me saber mesmo bem que fosse o meu almoço.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/receita-caixa-misterio-1.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já voltava a comer já que adorei este prato! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  19. Também guardei esta receita! Fiquei aqui a babar com estas tuas fotos!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! :) Esta receita é mesmo daquelas para guardar e fazer várias vezes. Beijinhos

      Eliminar
  20. Que combinação deliciosa, ovos, batata doce, espinafres e alheira. Só pode ter ficado uma delícia! :)
    Um beijo
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma combinação vencedora! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  21. Olá querida Inês,

    QUe bom que fizeste e que gostaste!! Deixas-me de coração cheio....que bom querida.
    Foi uma receita que me deu muito prazer fazer e que me enche muito as medidas. É mesmo o meu tipo de prato. Perfeito. Os teus ovos ficaram perfeitos! Os meus cozeram um nadinha demais.. mas não sobrou nada à mesma :))))
    Obrigado minha querida
    Beijoca enorme
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Marta, eu é que tenho que agradecer por esta delicia de receita, leva tudo o que eu adoro e fica simplesmente perfeita. :) Ainda por cima é tão simples de fazer. Beijinhos

      Eliminar
  22. Que grande guloseima!
    Passei para deixar um abraço.
    Vou continuar ausente, o que lamento...
    Beijinho
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo querida Majo! :) Que pena que vai estar ausente, espero que esteja tudo bem consigo. Beijinhos

      Eliminar
  23. A isto é que eu chamo um excelente regresso ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  24. que sugestão deliciosa, bem ao meu gosto. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Esta sugestão é a minha cara, adoro. Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Que delícia! Vou ter de experimentar pois leva tudo o que eu adoro ☺️
    Um beijinho
    Cláudia
    Www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  27. Que aspeto maravilhoso! Não me importava que fosse o meu almoço ahah
    Fiquei com vontade de experimentar, quem sabe se não será uma refeição dos próximos dias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que não te vais arrepender, é muito bom mesmo! :)

      Eliminar
  28. Respostas
    1. Acho que vai gostar, aqui em casa somos fãs! :) Beijinhos

      Eliminar
  29. A favorite! Love this. I love doing this with sweet potatoes for breakfast or brunch. Awesome recipe!

    ResponderEliminar