O diário da Inês

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Doce de tomate

Gosto muito de doce de tomate, mas nunca me atrevi a fazer, primeiro porque sempre tive quem me o desse já feito (melhor impossível, não?), segundo porque achava muito trabalhoso de fazer. O ter que mexer constantemente e os imensos salpicos desmotivavam sempre! Há dias deram-me imensos tomates e foi aí que me pensei: e se eu fizer doce de tomate na Bimby? Se depressa o pensei, mais rápido o fiz. Ficou perfeito e sem dar trabalho nenhum!
Por isso já sabem se tiverem muitos tomates e Bimby é aproveitar e fazer doce de tomate. Se não tiverem Bimby sempre dá para fazer no fogão, mas com as condicionantes que referi acima! 

Ingredientes:
  • 800 g de tomate sem peles, nem sementes e bem escorrido
  • 350 g de açúcar amarelo
  • 2 paus de canela

Modo de preparação:
1. Coloque no copo da Bimby o tomate e o açúcar. Programe 5 seg / vel 6.
2. Junte os 2 paus de canela e programe 20 min / 100º / vel 2 / colher inversa.
3. Retire o copo de medida, coloque o cesto por cima da tampa para evitar salpicos e programe 15 min / varoma / vel 2 / colher inversa.
4. Se for necessário para atingir a consistência desejada, no meu caso foi, volte a programar 10 min / varoma / vel 2 / colher inversa, mas mantendo alguma vigilância.

Nota: Os tomates que estão na foto, foram colocados ali apenas para a foto, não são de todo os mais indicados para fazer doce.
Coloquei o doce em frascos esterilizados. Para esterilizar basta ferver os frascos e tampas, deixar secar, colocar o doce quente dentro, fechar bem e deixar arrefecer virado de cabeça para baixo!




63 comentários:

  1. Fiquei curioso por experimentá-lo.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom que acabo por comer doce com pão e não pão com doce! :)

      Eliminar
  2. Oh que sim deve ser bastante bom mesmo, mas nunca provei nada assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dos meus doces preferidos para meter no pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Nossa me deixou curiosa, parece está uma delicia!!
    beijoss
    segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus preferidos!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  5. Amiga! Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse doce .
    Já quero muito fazer essa receita...
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito e por isso coloco uma bela camada no pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Hummmm, amei essa receita. Amo tomates, preciso testar esse doce!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então acho que vais gostar de comer este doce no pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. E eu que tenho tanto tomate!! :)
    *
    Ainda em modo de férias, passo numa breve visita a fim de desejar um excelente fim de semana.
    Dias diferentes que nos encher a alma. 2º Dia.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é aproveitar e fazer doce para comer com o pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Eu é mesmo dos meus favoritos! :) Continuação de boa semana.

      Eliminar
  9. Querida Inês: adoro doce de tomate. É mesmo o meu preferido e junto sempre uma maçã aos cubinhos.O teu ficou com uma cor lindíssima. Fiquei com vontade de fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia! :) Gostei da sugestão da maçã, na próxima vez irei juntar. Beijinhos

      Eliminar
  10. Nunca experimentei, mas fiquei com muita vontade.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderEliminar
  11. Nunca comi. Não faço ideia se gosto!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Nossa que curioso, nunca tinha visto!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderEliminar
  13. Olá, querida Inês!
    Textura maravilhosa, deu vontade de provar, hummmmm...!
    Aqui não temos muito costume de fazer doces com tomates, porém já provei e amei!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente acho que será uma coisa mais típica de cá e é realmente muito bom! :) Beijinhos e obrigada querida Andréa.

      Eliminar
  14. Olá!
    Vou aproveitar os pés de tomate do quintal e testar essa receita, ontem fizemos molho de tomate para deixar congelado, é tão bom aproveitar essa época do ano e usar as frutas e legumes da época.
    Beijocas.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando o tomate abunda a melhor forma de gastar é mesmo em molho de tomate e doce de tomate! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Adoro, ainda me lembro de fazer com a minha avó!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  16. Fica tipo uma geleia?
    açúcar amarelo é o nosso demerara no Brasil?
    Abraços meus...estou a te seguir ...amo culinária!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas com pedaços! :) Penso que o demerara equivale ao nosso mascavado, não sei qual é o vosso equivalente para o açúcar amarelo. Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  17. Fiquei curiosa para experimentar o doce
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom que quase dá vontade de comer à colherada! :)

      Eliminar
  18. Que receita maravilhosa! Já mostrei para a minha mãe e nós vamos fazer por aqui!
    Beijos
    debatomvermelhoo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Por aqui amamos tomate, ficamos curiosas para experimentar esse doce, receita maravilhosa.

    Beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderEliminar
  20. Eu também fiz ficou delicioso mas eu logo no início ponho 45 minutos velocidade varoma e coloco o cesto em cima, para além disso num coloquei erva doce, noutro anis estrelado e noutro cardomo ficam muito bons

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esses aromas devem ficar com um toque diferente. Acho que também há quem coloque raspas de limão! :)

      Eliminar
  21. Que óptima dica, fiquei com curiosidade em fazer :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma coisa diferente para colocar no pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  22. OI Inês, essa receita chegou em ótima hora. O meu marido comprou tomates demais e eu estava pensando o que fazer com tanto tomate antes que estraguem. Vou experimentar o doce de tomate que nunca fiz.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa forma de gastar tomates e assim ficamos com uma coisa diferente para comer no pão! :) Beijinhos

      Eliminar
  23. Inês confesso que não sabia que existisse doce de tomate, agora fiquei bastante curiosa pra experimentar, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como o tomate é um fruto também dá para fazer um doce bom, tal como morango, maçã, pêra, pêssego... :) Beijinhos

      Eliminar
  24. Olá, querida Inês!
    Por aqui não costumamos fazer compotas de tomate, porém eu fiz uma vez e gostei muito!
    Obrigada pela receita, as fotos estão apetitosas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, por cá é tão comum, aliás na minha casa durante muitos anos era o único doce que se fazia! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  25. Acredita que é a primeira vez que vejo esse doce de tomate? Imagino que deva ficar bem bommm! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em Portugal é muito comum, mas já percebi que no Brasil não é assim muito comum! :)

      Eliminar
  26. Acho que eu nunca comi doce de tomate, acredita? Imagino que seja uma delícia. Já fiz um confit de tomates que era mais para o lado do doce, mas brincava um pouco com o ácido também. Maravilhoso!

    Não Me Mande Flores ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro doce de tomate, é dos meus doces favoritos. Tens que experimentar, quem sabe não ficas também fã! :)

      Eliminar
  27. Será que estas receitas só são para fazer na bimby ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este doce de tomate também dá para fazer no tacho. Apenas terá que levar a levantar fervura e depois é ir mexendo até estar cozido e com a consistência desejada. No final, após retirar o pau de canela, pode passar a varinha mágica. :)

      Eliminar