O diário da Inês

sexta-feira, 23 de julho de 2021

One pot lasanha - Parece que ele também cozinha

Eu não sei quanto a vocês, mas eu adoro lasanha e se for caseira então ai não dá mesmo para resistir. Também adoro as refeições que se fazem todas num só tacho, poupando assim trabalho a lavar a loiça. Por isso, foi com curiosidade que encarei esta receita de lasanha num só tacho, e confesso, também com alguma descrença. Mas a verdade é que o resultado surpreende e fica uma lasanha deliciosa.

Se tal como eu também ficaram curiosos experimentem e contem-me se não fica realmente muito bom.

Aqui optámos por lasanha de atum, que é das minhas preferidas, mas vocês podem fazer com o recheio que preferirem. Deixo então a receita para a lasanha de atum feita num tacho só. 


Ingredientes:

  • 2 latas de atum
  • 2 pacotes de polpa de tomate
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • salsa q.b.
  • 500 ml de béchamel (eu usei de compra, se quiserem também podem fazer, mas ai devem fazer previamente no tacho que irão usar e depois reservar até à altura de montar a lasanha)
  • 100 g de queijo mozzarella ralado
  • 1 embalagem de placas de lasanha fresca

Modo de preparação:
Num tacho grande coloque um fio de azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixe cozinhar, com a tampa do tacho, até que a cebola esteja translúcida.
Junte a polpa de tomate, folha de louro partida ao meio e a salsa picada e deixe cozinhar durante uns 5 minutos.
Junte o atum, misture bem e deixe cozinhar mais uns 5 minutos.
Agora têm a opção tudo ao molho e fê em Deus, que é partir as folhas de massa em quadrados juntar à mistura de atum e tomate, juntar também o béchamel e deixar cozer até a massa estar com a consistência desejada, ou a opção lasanha montada em camadas que foi o que se fez por aqui. 
Para tal, retire a mistura de tomate e atum do tacho e reserve. Comece por colocar béchamel no fundo do tacho (não lave o tacho, não há necessidade, é por isso que se diz só se ter um tacho para lavar, em vez de vários), depois massa, mistura de tomate com atum, e assim sucessivamente até terminar com uma camada de béchamel. 
Cobrir com o queijo ralado tapar e levar a lume brando cerca de 20 minutos, ou até que vejam que está cozinhado ao vosso gosto.





46 comentários:

  1. Lasanha (de queijo) vai ser o meu almoço de hoje. Adoro qualquer lasanha e de atum não é exceção- Aspeto delicioso.
    .
    Poéticos cumprimentos
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou fã de qualquer lasanha! :) Obrigada, continuação de boa semana.

      Eliminar
  2. Confesso que é uma das coisas que nunca me deu para fazer cá em casa, mas parece ter ficado bastante bom mesmo, já provava
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar, é mesmo muito bom e assim num tacho só é até bem simples de se fazer! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  3. Agrada-me bastante esta sugestão!!

    Bom fim de semana, bjs.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho de fazer esta receita!;)
    --
    Passando para desejar um óptimo fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Gracias por la receta adoro la lasaña . Te mando un beso

    ResponderEliminar
  6. Mais uma prato que parece delicioso que eu vou ter que experimentar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  7. Hummm, parece me uma excelente sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/07/esparguete-com-salsichas-frescas.html

    ResponderEliminar
  8. Inês eu amo uma lasanha, fiquei babando aqui, amei a receita bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  9. Querida Inês: babei! Adoro lasanha e esta versão "one pot" agrada-me e de que maneira!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, tens que experimentar! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  10. Inês e suas receitas deliciosas ♡
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. ADORO lasanha de espinafres e requeijão. É de comer e chorar por mais!
    Mas agrada-me esta ideia de sujar só um tacho 😅.
    Vou levar a receita, e vou começar pela opção de "tudo ao molho e fé em Deus". Parece-me que dá menos trabalho...

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é a opção menos trabalhosa e acredito que fique igualmente bom, acho que vai gostar! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  12. Falou lasanha é comigo mesmo!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  13. This looks delicious 😍😋
    Nice post! Have a great day :)

    Rampdiary
    Fineartandyou

    ResponderEliminar
  14. Nice recipe! I'm your follower #504. May you follow me back?
    Have a nice day!

    ResponderEliminar