O diário da Inês

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Comidas da mamã com... Os petiscos da Gracinha

Sei que tinha dito que iria estar ausente por aqui durante uns tempos, mas faço uma pausa para fazer uma partilha hoje e outra amanhã.
Hoje venho partilhar convosco o Comidas da mamã com... Os petiscos da Gracinha. No blogue da Gracinha podem encontrar receitas simples, diferentes e excelentes ideias para as vossas refeições do dia-a-dia. Para além deste blogue de receitas a Gracinha tem mais 3 blogues, Os olhares da Gracinha, Os pensamentos da Gracinha!? e Das mãos da Gracinha.  Visitem todos eles e vejam as excelentes partilhas que a Gracinha faz connosco.
Sem vos prender mais deixo-vos com o testemunho e receita da Gracinha.

"Inês ... a minha mãe era uma mulher muito ativa e o trabalho no campo era o que mais a atraía!
As suas refeições primavam por sabores da terra ... e na simplicidade dos temperos!
Recordo o aroma do ... seu café feito na cafeteira ... que exige uma técnica ancestral para ficar perfeito!
A sua chanfana ficava sempre "soberba" bem como o leite creme ... tudo sem peso nem medida!
O "cozer" a broa em forno de lenha ... era uma arte que dominava!
As sua sopas de feijão ... eram um sucesso em família e não só ... bem como o seu arroz doce!
Com ela aprendi a cozinhar com simplicidade ... no salutar e sobretudo no poupar!

Por isso ... pensei em partilhar uma receita que fazia pela Páscoa:


A chanfana
... protegida pela gordura ...
conserva-se durante
algum tempo!

SOPAS de CASAMENTO
(prato típico em dias de festa)

Um dia ... meu pai manifestou vontade
de as comer ... (minha mãe já tinha falecido)
e foi ele que me orientou:


Cozem-se couves com esparguete!
Desfaz-se pão escuro ... e eu juntei broa!


Retira-se molho do caçoilo da chanfana:


Deixa-se apurar esta mistura
...
e eu acrescentei um pouco
 da carne desfiada
e um pouco do molho das couves 
com a esparguete!



Já tinha provado estas sopas!
Além de ser uma refeição "poderosa"
é muito saborosa!!!"


Obrigada Gracinha por esta partilha tão caseira, tão cheia de sabor e reconfortante. É uma verdadeira novidade para mim pois não conhecia, mas é um prato em que se olha e penso logo em comida de mãe/avó! E ao falar do café de cafeteira trouxe-me tão boas lembranças com esse café que eu tanto gosto! É assim mais uma excelente partilha aprovada pelo Comidas da mamã...





38 comentários:

  1. Típico da região da chanfana.
    Não tenho ingredientes...
    Talvez fique boa com outra carne assada.
    Lembro que a sopa de carne do grupo central dos Açores, também leva pão... com hortelã.
    Ótima semana.
    Beijo
    ~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este prato nunca provei mas esse dos Açores que a Majo refere já provei e gostei! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Obrigada Inês pela partilha!
    O seu blog é espetacular e eu gosto muito de o visitar!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Gracinha por ter aceite o convite e pela excepcional partilha. Adorei conhecer esta receita que tem um aspecto muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. É comida do antigamente, que infelizmente muitas vezes só fica na memória pois as gerações mais novas não se atrevem a fazer. Os antigos eram peritos em fazer render o pouco que tinham e conseguiam refeições muito consistentes e saborosas. Admiro isso! Gostava de e provar essa sopa! Parece que agora estamos a ter por aqui o inverno que não tivemos, ou melhor, tivemos um inverno frio e seco, mas agora estamos a ter o inverno típico Açoriano com nevoeiro e humidade. Só uma sopinha dessas conforta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aqui parece que já tínhamos o Verão em força, mas hoje lá arrefeceu um pouco.
      O que dizes é bem verdade há muitas e boas receitas que se vão perdendo por as pessoas já não terem interesse nelas, o que é uma pena. :( Beijinhos

      Eliminar
  4. Vou visitar os cantinho,...que post maravilhoso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem Mary, vais gostar! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  5. Tem mesmo ar de comida de conforto e tradicional. Muito interessante este prato. Gosto muito das receitas da Gracinha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Gracinha faz sempre umas belas partilhas e esta rica receita é mais um exemplo disso! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Fico sempre cheia de vontade de comer, quando passo por aqui! Belas sugestões :-)

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cidália! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  7. quem não gosta das receitas da nossa mãe? E as da mae da Gracinha, que é um encanto, são sempre boas ideias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As receitas das mães são sempre as melhores de todas! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Comidinhas de conforto muito saborosas. Eu gosto muito, mas não faço muitas vezes.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de comidas deixam-nos bem saciados mas infelizmente também não as faço assim muitas vezes. Beijinhos

      Eliminar
  9. Receitas da mãe são sempre uma delícia!
    Não conhecia estas sopas! Parece um prato forte mas delicioso e cheio de sabores.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia. Parece um prato bem saboroso e que nos deixa com força para enfrentar um dia de trabalho! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Isso tem um bom aspecto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. É verdade, são as melhores de todas! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Comida da mãe é sempre uma delícia
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  13. Acredito que seja bom, mas este tenho que passar :)

    Um beijinho com carinho

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He he he, é um prato forte em sabores! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Poderá resultar também com outra carne! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Hello, minha linda Inês!

    Receitas de família são bem vindas sempre, gostei
    da partilha da Gracinha!

    Um grande beijo e uma maravilhosa semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, e é com estas partilhas que fazemos com que as receitas não sejam esquecidas e continuem a ser faladas e feitas. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  16. Que prato interessante! Não conhecia. Mas gostei bastante, comida de conforto ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prato bem interessante, tradicional e que deve ser muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Nunca experimentei esse prato, mas é algo que eu gostaria de provar. Eu tenho uma tia que faz um prato parecido com esse, porém nunca tive oportunidade de o provar por ela morar longe. A família que provou, também aprovou, então aguardo o dia em que eu própria possa provar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe um dia também o consegues provar. Para mim esta receita foi uma novidade e que também não me importava nada de provar! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Que delícia Inês, nunca provei nada parecido! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não, mas adorei conhecer este prato! :) Beijinhos

      Eliminar