O diário da Inês

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Comidas da mamã - Migas à Alentejana

Quando era pequena nem podia ouvir falar de migas, era um prato que não gostava nadinha, mas à medida que fui crescendo os meus gostos foram mudando e passei a gostar de algumas coisas que antes não gostava. As migas foram um desses casos, agora gosto bastante de umas boas migas com carne.

Ingredientes:
  • pão alentejano duro cortado às fatias
  • alhos
  • água
  • azeite
  • carne de porco
  • vinho branco
  • sal, pimenta e colorau q.b.
  • banha
  • linguiça
  • laranja às rodelas

Modo de preparação:
Colocar o pão de molho em água durante cerca de 3h. Depois escorrer a água e esmagar o pão muito bem esmagado. Numa frigideira colocar azeite e alhos, quando os alhos estiverem dourados juntar o pão. Ir mexendo continuamente até o pão estar seco e formar uma massa consistente, de forma a moldar num formato arredondado.
À parte fritar carne de porco, previamente temperada com alhos, sal, pimenta, colorau e vinho branco, em banha. Fritar rodelas de linguiça.
No prato servir as migas com a carne e a linguiça fritos e as rodelas de laranja. Podem também usar alhos fritos. 



14 comentários:

  1. Está tão apetitoso! A gastronomia portuguesa é do melhor que há! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um verdadeiro e típico prato alentejano. Tentarei nos próximos tempos publicar mais alguns pratos típicos alentejanos, pelo menos típicos aqui na minha zona. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estão com um aspecto formidável. Humm... delicia!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia. :)
      Também há umas versões para a bimby mas não fica bem igual.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acreditas que nunca comi. Quando fui ao alentejo à uns anos atrás comi umas migas de bacalhau que até hoje não encontrei uma receita igual e agora ao olhar para estas fiquei com imensa vontade de provar :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens que experimentar e depois partilhar a experiência! :)

      Eliminar
  4. Esta comida é óptima, principalmente por ser feita pela tua mãe.
    Excelente cozinheira.
    Fiquei fã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora tens que experimentar a fazer, pode ser que não fique muito diferente e ainda fazes um brilharete com essa receita! :)

      Eliminar
  5. Nunca tendo provado, tenho de experimentar essa versão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, que sou suspeita, esta é a melhor versão de todas! :D

      Eliminar