O diário da Inês

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Risotto de cogumelos e ananás desidratado - Parece que ele também cozinha

Aqui por casa somos fãs assumidos de risotto e verdade seja dita ele é bem mais amigo de fazer risottos do que eu. Como os faz muito bem, é quase sempre ele que os acaba por fazer, como foi o caso deste que vos trago hoje.
Se gostam de sabores agridoces vão adorar este risotto, fica fantástica a combinação de sabores dos cogumelos com o ananás. É refrescante cada vez que numa garfada vem um pedaço de ananás.

O ananás veio da JusteBio, a loja francesa de produtos biológicos a granel que fica em Lisboa.
Para saberem mais podem ir aqui onde vos falei mais da loja ou ao site da loja.

Ingredientes:
  • 100 g de ananás desidratado JusteBio
  • 1 cebola média
  • 20 g de azeite
  • 250 g de cogumelos frescos laminados
  • 350 g de arroz para risotto
  • 100 g de vinho branco
  • 900 g de água
  • 1 caldo de legumes
  • sal q.b.
  • 20 g de manteiga
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparação:
1. Coloque o ananás numa taça e cubra com água. Deixe durante uns 30 minutos retire e esprema bem.
2. Coloque o azeite e a cebola no copo da bimby e pique 5 seg/vel 5. 
3. De seguida adicione os cogumelos e o ananás e refogue 5 min/varoma/vel 1/ colher inversa.
4. Junte o arroz e o vinho e programe 3 min/ 100º/ vel 1/colher inversa.
5. Adicione a água, o caldo, tempere de sal e programe 15 min/ 100º/ vel 1/colher inversa.
6. Solte o arroz com a espátula, junte a manteiga e o parmesão, envolva com a espátula e sirva. 





62 comentários:

  1. Ficou com um aspeto maravilhoso 🤤

    http://dreamsprincess20160.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. ficou com mega bom aspecto, mas desculpa, risotto na bimby nao é risotto, é arroz de cogumelos xD para mim risotto tem de ter passar por todo aquele processo de adicioanr o liquido devagarinho e ir mexendo e mexendo :P mas aposto que estava DIVINAL!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz alguns pelo método tradicional e o resultado final não fica muito diferente dos da bimby, com a diferença deste último não dar trabalho nenhum quando comparado com o outro! :)

      Eliminar
  3. Bom dia, Excelente sugestão, adoro saborear cozinhados com cogumelos e cenoura.
    AG

    ResponderEliminar
  4. Humm a esta hora já fiquei com fome :))

    Hoje:-Nos trilhos do anoitecer...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está realmente de abrir o apetite! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  5. nossa que delícia! AMO risotto e de cogumelos é dos meus favoritos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Anda daí que a gente mete um prato na mesa para ti! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Fiquei com água na boca com essa receita Inês, deve ficar muito bom!

    https://www.kailagarcia.com/

    ResponderEliminar
  8. Hum, que parece ser bem bom
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Fica sim! :) Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Ter um cozinheiro em casa é muito bom! Eles também arrasam, mesmo nas coisas simples!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Ai Meu Deus.... que coisa linda de se ver... e que coisa linda de se comer!!!
    Maravilha de prato!!

    ResponderEliminar
  12. Oh Inez, you are good at cooking too.
    I'm hungry now.

    Thank you Ines

    ResponderEliminar
  13. Parece-me ser uma combinação improvável, mas acho que me vai agradar! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode espantar, mas depois resulta muito bem! :)

      Eliminar
  14. Adorooo a combinação!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  15. Querida Inês: uma mistura muito interessante de sabores. De certeza, ficou delicioso!Uma comida de conforto, mas com o toque da fruta a condizer com a estação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo querida Márcia, ficou perfeito! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  16. Também gosto, comeria com muito prazer.
    Abraço grande, querida Amiga.
    Beijinho
    ~~~~

    ResponderEliminar
  17. Esse risoto parece muito bom.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  18. Ficou cá com um aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  19. Agrada-me muito! Adoro sabores agridoce ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Respostas
    1. Um dia tem que experimentar! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  21. Ta com uma aparência excelente, mas detesto cogumelhos :/

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
  22. EU sou fã assumida de risotto!
    Mas, não sei fazer e só como na rua...
    quer dizer num restaurante que descobri ter e gosto...
    mas, é só de 2 em 2 meses

    Sorte ter quem faça para si...

    Vou ficar com a receita e quem sabe...tentar experimentar!
    Obrigada pela partilha.

    outra semana começou e eu tenho estado um pouco preguiçosa
    canso-me com muita facilidade
    e se vou dar uma saidinha num dia,
    no outro fico deitada
    descansando...

    HOJE disse:
    tenho que ganhar energia e visitar os meus amigos
    e seus blogues e, aqui estou, anunciando que tenho
    2 posts novos, aqui:

    http://tempolivremundo.blogspot.com/

    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou fã de risotto e até há algum tempo também não fazia em casa, mas depois de se começar a fazer não queremos outra coisa. :) Obrigada.

      Eliminar
  23. Quando me falaste em ananás no risote fiquei com as minhas dúvida, mas não vou criticar sem experimentar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas de ananás na pizza também gostas no risotto, agora se não gostas também não irás gostar aqui! :) Beijinhos

      Eliminar
  24. Olá, querida Inês!
    Que risoto bonito e apetitoso!
    Ele arrasa e você também!
    Ter alguém que gosta de cozinhar é muito bom amiga, na minha casa nem o meu filho e nem o meu marido não cozinham nada, só comem, rsrs.

    Beijinhos no ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, sem dúvida que é um sonho ter alguém que goste de cozinhar e assim divida esta tarefa connosco! :) Eu gosto de cozinhar, mas ainda prefiro comer! :) He he he Beijinhos

      Eliminar
  25. Parece ser delicioso mas os cogumelos não entram na minha dieta buáá!!! nem o ananás buáá outra vez!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que pena, eu adoro ambos os ingredientes! :) Beijinhos

      Eliminar
  26. Que rico.!!!

    http://cocina-trini.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Que rico risotto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar